Página 1 de 1
Cupom fiscal e documento de controle interno.
Enviado: 03 Jan 2011 21:10
por ANDRIL
Gostaria de saber se posso ter um ECF e uma impressora NAO FISCAL operando juntas no estabelecimento, pelo menos aqui em SP.
É que junto do meu cupom nao fiscal, sai informações adicionais conforme o tipo de venda, por exemplo, na forma de pagamento PESSOAL, tenho que imprimir no cupom o SALDO ANTERIOR, O SALDO ATUAL, OS CREDITOS etc do cliente. Nas impressoras MFD só sai uma via a outra fica na memória da IF sendo que o cliente leva a dele, gostaria que o lojista tivesse os cupons nao fiscais para eventuais consultas, tira-dúvidas sobre cada venda.
Pessoal fazer o cupom ser impresso foi fácil o difícil está sendo adaptar minhas rotinas internas ao método de emissão do cupom.
Abraços
Re: Cupom fiscal e documento de controle interno.
Enviado: 03 Jan 2011 22:07
por alaminojunior
Se o estado de São Paulo já tivesse aderido ao PAF-ECF(coisa que eu rezo fortemente para que não aconteça tão cedo) sería mais fácil juntar uma ou mais impressoras não fiscais no PDV.
Mas, enquanto não temos esta obrigação (graças a Deus) fica difícil. Parece contraditório, mas é isso mesmo. Como a fazenda de SP não rege as operações com ECF a luz do PAF-ECF, e se um fiscal chegar e ver o estabelecimento operando com ECF e outro equipamento qualquer (pode ser uma calculadora) vai "entender" que o lojista está sonegando. Digo isso por experiência própria com um cliente.
Reforçando, se estívessemos sob as leis do PAF-ECF, os PDV´s teríam obrigatoriamente que emitir relatórios diários sobre a movimentação no caixa. E como estes relatórios apontam tudo, ter outro equipamento no PDV não faz diferença.
Agora....o que se vê na prática é exatamente isso que você e seu cliente precisam: Geralmente um PDV com ECF e outras impressoras não fiscais para diversos serviços. Era o que meu cliente fazía, até chegar um fiscal e notificá-lo a tirar as demais impressoras não fiscais e para ajudar, implantar o TEF.
Enfim, em se tratando de ECF/TEF existe o que é legal, porém muitas vezes não vindo de encontro com as necessidades operacionais de certos ramos do comércio varejista. Nos levando a um desdobramento para fazer a coisa do jeito mais "elegante" possível.
Em tempo... é possível utilizar funções de relatórios não fiscais nos ECF´s. Não fica 100% pois em tais relatórios sempre tem a menção de "documento não fiscal" a cada 10 linhas, o que de repente atrapalha o layout do relatório desejado. Mas é uma possibilidade que não irá expor você nem seu cliente.
Re: Cupom fiscal e documento de controle interno.
Enviado: 03 Jan 2011 22:29
por ANDRIL
Alaminojunior,
é possível utilizar funções de relatórios não fiscais nos ECF´s
Certo, mais imagina uma central de atendimento, tendo varias ligações simultâneas e todas usando a impressora fiscal (neste caso com auxilio do AcbrEcfMonitor)todas salvando um arquivo ent.txt na pasta do monitor. (Não sei se tem como passar vários arquivos ao monitor tipo, ent01.txt, ent02.txt, ent03.txt etc, creio que não tenha como). Se for sempre passar como SAI.TXT, acho que até acaba sobregravando o anterior que ainda esta sendo lido pelo monitor.
Por uma ECF em cada atendimento Delivery, tá fora de cogitação.
Tô me vendo num beco sem saída... praticamente inviável de qualquer implementar.
Abraços.
Re: Cupom fiscal e documento de controle interno.
Enviado: 05 Jan 2011 10:46
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
O controle é feito pelo seu sistema. First in, first out, também muito conhecido como FIFO.
É só criar um arquivo..
Verificar, aguarde fulano está tirando ECF... etc
Não é para mandar tudo de véz, os digitadores podem até enviar todos simultaneamente, mas o controle é feito pelo seu sistema.
Em exemplo para clarear suas ideias.
Código: Selecionar todos
********************
Function manda_cupom
********************
*
*
n:=0
Do while .t.
if file(dCupom+'espera.prn')
fulano := memoread(dCupom+'espera.prn')
fulano := rtrim(memoline(fulano,50,1))
MsgInfo('Espere, '+fulano+' Encerrar a Venda e Tecle <ENTER>','Atenção')
endif
exit
EndDo
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Re: Cupom fiscal e documento de controle interno.
Enviado: 05 Jan 2011 10:54
por Itamar M. Lins Jr.
Uma observação!
Nestes casos específicos é permitido a quebra da concomitância.
Em pousadas, hoteis também não existe concomitância.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Re: Cupom fiscal e documento de controle interno.
Enviado: 05 Jan 2011 14:09
por ANDRIL
Itamar, obrigado pelo post. Estou aos poucos ajustando as rotinas e as duvidas continuarei postando neste fórum.
Abraços.