Falta de memória... esses uns dos graves problemas do compilador do Summer. Meu conselho é mudar já para Clipper 5 e depois passar para Harbour, pois você precisa passar a conhecer os recursos das "Function" (funções-de-usuário, conhecidas como UDF's), podendo passar parâmetros e receber dados de volta. Utilizar "Array" conceitos de vetores e matrizes multidimensionais. Novos tipos de variáveis de memórias, novos operadores, acesso ao pré-processador do compilador (podendo incluir novas diretivas), permite a utilização de linkeditores como RTLINK e BLINKER (este ultimo mais dinâmico e avançado), permite também a inteiração com bibliotecas em C.
O Clipper 5 deixou de ser apenas compilador do DBASE e começa um novo caminho com recursos sofisticados baseado na estrutura de programação da linguagem C e uma leve tendência a programação orientada a objetos. E uma grande vantagem: mantém a compatibilidade com DBASE. Mesmo se migrar para Harbour, também manterá compatibilidade com Clipper 5 e grande parte do DBASE.
O Clipper 5.2e, que é a versão do Clipper mais estável, você pode conseguir no site do colega Maligno. Baixe este pacote:
http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... talled.zip que é um arquivo compactado já instalado, é dizer, descompactando-o irá criar a mesma estrutura de pastas como se fosse utilizado o programa de instalação. Depois você precisará configurar seu ambiente de trabalho, que variará a forma de fazer de acordo com a sua versão do Windows. Se for Win98, você precisará alterar o autoexec.bat e o config.sys já para as versões posteriores (NT based) precisa alterar o config.nt e alterar as variáveis de ambiente do Windows. Neste tópico você encontrará instrução de como configurar a instalação:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... =43&t=8057
Utilize um editor de textos como o QEdit que permite utilizar o NG.EXE do Norton Guide, pois esse recurso durante a edição de PRGs irá permitir que você visualize a sintaxe e exemplo-de-uso, apenas posicionando em cada comandos/funções e pressionando as hotkeys "Shift F1" (mas esta hotkey é configurável). O QEdit você pode baixá-lo aqui mesmo em:
https://pctoledo.org/download/cop ... =qedit.txt
O NG.EXE ja vem numa pasta propria no pacote do Clipper que passei. Para chamar o QEdit.EXE junto com o NG.EXE, faça assim na linha de comando:
C:\CLIPPER5\NG\NG QE3 PROGRAMA.PRG
Acostume-se a utiliza o debugger CLD.EXE do proprio Clipper. Isso ajudará identificar erros de programação. Para poder invocá-lo:
1. Compile seu prg com a opção
/B.
Exemplo: CLIPPER PROGRAMA /B
RTLINK FI PROGRAMA
2. Chame da seguinte forma: CLD PROGRAMA
Irá abrir o debugger que é SUPER útil, para visualizar variáveis, vetores, acompanhar passo a passo, visualizar campos do dbfs, indices...
Basicamente você não terá muita mudança a fazer. Faça uma cópia do seu sistema e trabalhe nele, compile na nova versão e se aparecerem erros, reporte-nos que iremos ajudá-lo, mas pricisaremos do codigo fontes ou parte dele como também maiores detalhes.
Não desanime diante dos erros, progrida ! Não fique acomodado ou amarrado a uma versão falida. Se eu dizer que após você dominar functions, vetores e outros recursos da versão 5, você terá melhores condições de migrar para Harbour. Conseguido isso, você pode focar em Harbour/MiniGui (HMG/HMGS) que irá transformar seus programas de 16bits para 32 bits com apenas compilá-los em modo console. E mais você poderá entrar numa nova modalidade de programar em modo gráfico, ja pensou ?? E entrar novo fantástico mundo GUI ! Boa sorte !