Seja bem vindo ao fórum !
Não entendí direito a sua pergunta. Você refere-se a utilizar o Clipper/ferramenta em unidade de rede ? Se for isso, você precisará configurar o seu ambiente com os caminhos (paths) e variáveis de ambiente, orientandos para a unidade onde se encontra a pasta Clipper5 (por exemplo). Uma forma convencional é fazer uma arquivo batch que irá utilizar sem declarar a unidade. Por exemplo:
Em lugar disto:
Código: Selecionar todos
PATH=C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\CLIPPER5\BIN;C:\CLIPPER5\PLL
SET INCLUDE=C:\CLIPPER5\INCLUDE
SET LIB=C:\CLIPPER5\LIB
SET OBJ=C:\CLIPPER5\OBJ
SET PLL=C:\CLIPPER5\PLL
Faça isto:
Código: Selecionar todos
PATH=C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;\CLIPPER5\BIN;\CLIPPER5\PLL
SET INCLUDE=\CLIPPER5\INCLUDE
SET LIB=\CLIPPER5\LIB
SET OBJ=\CLIPPER5\OBJ
SET PLL=\CLIPPER5\PLL
Perceba que a letra "
C:" da unidade foi removida.
Então não importará qual será a letra da unidade de rede. Pois dependendo de cada configuração que se faça em cada estação, a unidade pode não estar padronizada e fixa. Isto é, definir uma letra FIXA de unidade de rede para TODAS as estações, ai você poderá colocar a unidade que foi designada.
Agora se a sua questão referíasse a "aplicações" feitas em Clipper. Você deverá levar em conta que os arquivos de dados devem ser tratados de forma diferenciada ao mono-usuário, isto é, deixar de utilizar abertura de EXCLUSIVE e passar a usar SHARED. Também será necessário, travar todos os registros que esteja sendo editados, como também precisará fazer umas funções de persistência na tentativa de utilizar o APPEND BLANK e travar o arquivo por alguma necessidade atípica. Em outras palavras, você precisa utilizar algumas funções de tratamento em rede, como estas que estão disponíveis na seção de downloads:
Clique aqui para baixar um exemplo