Página 1 de 1

Erro de aproximação de valores

Enviado: 27 Jun 2011 14:52
por braz
POR FAVOR, PRECISO DA AJUDA DE VOCES.

É o seguinte: No arquivo para importação do novo sistema do PIS/COFINS, existe uma rotina em que voce informa os dados de uma nota fiscal e depois, na proxima linha as mercadorias que constam nessa nota fiscal. So que quando eu calculo o vr do pis do valor da nota fiscal, ele nao bate com o valor calculado de cada mercadoria.

Por exemplo, vr da nf 60,00 valor do PIS 0,99 (1,65%).

Mercadorias......item 1....30,oo valor do PIS 0,50 (1,65%)
....................item 2....30,00 valor do PIS 0,50 (1,65%)

Somando as duas mercadorias da 1,00 sendo que calculando total da 0,99.

Como posso fazer para que o valor do PIS das mercadorias, sejam igual ao valor total da NF ??

Obrigado

ERRO DE APROXIMAÇÃO DE VALORES

Enviado: 27 Jun 2011 15:15
por Maligno
Os eternos problemas do ponto flutuante.

Não sei que importação é essa da qual está falando, mas se for necessário um valor final, único, escolha: ou calcula o PIS sobre o valor total da nota ou pela soma do PIS dos ítens individualmente. Se for usar os dois, levando-se em conta a fração decimal envolvida no percentual, é quase certo que sempre haverá diferença nos resultados.

Agora, se for necessário informar o PIS de cada ítem e também o final, sobre o total dos ítens, uma dica: faça bater na marra. A diferença é mínima. O fisco está defecando e andando para diferenças ínfimas de um ou dois centavinhos. Pode crer. Se tiver receio, "arredonde" o valor pra cima.

Erro de aproximação de valores

Enviado: 28 Jun 2011 14:45
por braz
Obrigado por responder Maligno.

É exatamente isso que eu estava pensado em fazer, mas achei q tinha uma outra saida.

Valeu mesmo, abraços

Erro de aproximação de valores

Enviado: 28 Jun 2011 16:47
por Maligno
Infelizmente é difícil "ajustar" esse tipo de coisa. Mas até sabendo que arredondamentos podem resultar em pequenas diferenças, o fisco fica mais flexível. O que não pode, por exemplo, é deixar que a soma dos ítens chegue a, por exemplo, R$100,01 e no valor total da nota aparecer R$100,00. Eu tenho NF com situações assim todos os dias. Aí não tem jeito; a solução é "forçar" a natureza. E se for pra cima, aí que o fisco nunca vai chiar. :)