Página 1 de 1
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 21 Jul 2011 19:09
por reinaldo
Olá Pessoal
Alguem já está fazendo a NFSe (ABRASF) ?
Estou apanhando e preciso ajuda.
Reinaldo
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 22 Jul 2011 09:42
por Maligno
Em que cidades isso já está sendo (ou será) obrigatório? Tem alguma Lei a respeito?
Muitos colegas, para notas fiscais de produtos, vêm usando com sucesso o ACBrNFeMonitor, que facilita demais o trabalho. Mas no caso de serviços, a coisa fica um pouco mais complicada. Eu não sei dizer se já existe alguma iniciativa para esse tipo de NF, muito embora os procedimentos sejam muito parecidos. Eu faço NFS em Londrina. É eletrônica, mas não autenticada. Por isso me interessei e já baixei todo o material da ABRASF. Se tiver novidade, informo aqui.
Em resposta à sua pergunta, relacionada à Clipper propriamente: você precisa especificar exatamente qual é a sua dificuldade, senão ninguém poderá ajudá-lo. Aliás, esse tópico só poderá permanecer nessa seção se a dúvida realmente envolver o Clipper.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 22 Jul 2011 23:28
por reinaldo
Aqui em Santos/SP já começou a implantação.
O problema é o seguinte:
Tenho um programa em clipper que, dentre outras coisas, grava arquivo TXT que é importado pelo programa da SEFAZ/SP para emitir A
Nota Fiscal eletronica do Estado (NFe). Fazer isso foi moleza. Assim atende plenamente.
Esse programa tambem imprime a Nota fiscal de Serviços que brevemente será substituida pela Nota Fiscal de Serviços eletronica (NFSe).
Pretendo usar o mesmo esquema da NFe: importação de arquivo pelo site da Prefeitura. Acontece que não aceita arquivo TXT. Tem que ser arquivo XML gravado no formato XSD, e eu não faço a minima idéia de como fazer. Alem disso, aqui na Prefeitura ninguem entende nada, e o suporte técnico
da empresa que desenvolveu o sistema usado pela Prefeitura, limita-se a mandar ler manuais, que são muito fracos. Não consegui nem achar
no manual o tal layout desse arquivo de importação.
Só estou interessado em atender meu cliente, mas quem dominar isso tem um bom mercado pois o mesmo sistema é usado em muitas cidades.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 23 Jul 2011 04:34
por Maligno
O problema então é gerar o XML? Esse tipo de arquivo é apenas texto, mas que tem uma estrutura rígida, que será confrontada com seu "schema" (XSD). É exatamente o mesmo que é feito com a NFe de produtos. No manual de integração da ABRASF você pode ver que constam as descrições detalhadas de todos os campos necessários para essa nota fiscal. Felizmente, como se trata de serviços, há menos campos e menos obrigações para observar quando formar o XML. Se for esse o manual a seguir, me parece que está bem completo, pelo pouco que li. Acho que se você estudar a estrutura do XML e seguir os procedimentos, conseguirá montar o XML da NFSe. É sim um pouco sofrido na primeira vez, mas é praticamente uma receita de bolo: você faz a primeira vez e depois, para as próximas notas, é só copiar.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 23 Jul 2011 11:23
por reinaldo
Gravar um XML eu sei (alias, aprendi com vc neste forum, obrigado) ,agora, esse negócio de SCHEMA, XSD, é grego prá mim.
Outro ponto é que não consegui idenficar no manual o layout correto, e não tem que ajude (nem na Prefeitura nem na empresa responsavel pelo site).
Na NFe Estadual, vc prepara uma NF no proprio site, salva em TXT e pronto já tem seu arquivo. Neste não deram essa possibilidade.
Outra suspeita minha, é que pelo que vi, talvez tenha que fazer o tal HASH (ai meu amigo é pior que grego)
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 23 Jul 2011 11:32
por reinaldo
Complementando , a ultima resposta que tive do suporte técnico foi essa:
"Tanto o schema em xsd quanto o manual de integração V2 são disponibilizados para configuração do arquivo para fazer a importação pelo site. "
e anexaram o Manual de Integração ABRASF Versão 1.0 de 10/07/2008
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 23 Jul 2011 12:55
por Maligno
Façamos como Jack e vamos dividir a coisa em partes:
1) XML: você sabe como é; algo simples que tem uma estrutura simples até pra NF de produtos. Pra serviços tem que ser mais simples ainda. É só obedecer a estrutura e incluir os campos necessários. Ainda não li o manual todo, mas você terá de descobrir quais são esses campos. E não devem ser muitos.
2) SCHEMA: precisa? A priori não. Esse tipo de arquivo (XSD) é um gabarito utilizado para confrontar o XML a ser transmitido, a fim de descobrir inconsistências, erros. E não precisa ser apenas o XML da NFSe, mas também de serviços diversos. Se você confiar no seu XML e mandar sem essa conferência, vale o ditado: "do chão não passa". Se a instituição (Receita Federal?) recepcionar seu XML e verificar algum erro, eles simplesmente devolverão informando quais erros foram descobertos. Mas ainda assim, há softwares que conferem o XML (seja de qual operação for) com seu SCHEMA correspondente. Mesma coisa: tem que estudar. Acho que isso é coisa do MSXML. Tem que pesquisar.
3) HASH: é o nome genérico para um algoritmo que "varre" um conjunto de dados e devolve no final um número, que pode-se chamar de "impressão digital" desses dados. O nome do hash depende do algoritmo. Na NFe usa-se SHA1, que é um algoritmo bem conhecido. Na NFSe deve ser o mesmo. Esse hash é utilizado da seguinte forma: para evitar que a autenticação (assinatura eletrônica) seja gerada sobre todo o conjunto de dados, gera-se o hash desses dados e autentica-se o hash obtido. Fica mais fácil e rápido.
Os passos para a emissão da NFSe devem ser os mesmo da NFe:
1) Confecção do XML;
2) Cálculo do hash;
3) Assinatura eletrônica do XML (chaves assimétricas - PGP);
4) Transmissão do XML;
5) Recepção e análise do retorno.
6) Se erro, volte ao 1, senão, impressão da NFSe.
Grosso modo, é esse o esquema. Provavelmente esqueci de alguma coisa (nunca fiz isso). Aliás, note que pulei a parte do SCHEMA, justamente porque (dentro do meu limitado conhecimento) acredito que esse é um passo que pode ser pulado. Usa-se o XSD a fim de evitar que erros passem para a etapa de transmissão. É um "gabarito" de checagem.
Voltando a comentar a respeito do que disse antes: que seja do meu conhecimento, não existe qualquer iniciativa do tipo do ACBrNFeMonitor, que faz tudo por você. E acredito que também não exista nenhuma iniciativa, mesmo que paga, que disponibilize uma DLL ou algo do tipo. Então, apesar da NFSe ser de uma natureza mais simples que a NF de produtos, sem uma boa ferramenta, certamente vai dar mais trabalho até fechar o ciclo que mencionei acima. Mas há software que ajuda um pouco, como por exemplo, o OpenSSL que faz o trabalho de autenticação, gerando a assinatura eletrônica, o MSXML que faz o trabalho de checagem do XSD, etc. Mas em vista da necessidade de conexão com a Internet (webServices), não dá pra usar apenas Clipper. Vai precisar do Windows pra fazer o ciclo fechar.
Em suma: se não realmente não existir alguma ferramenta "faz-tudo", quem tiver que fazer essa NFSe provavelmente vai ter que arregaçar as mangas mesmo. Aliás, eu próprio estou na lista. :[
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 23 Jul 2011 13:06
por Maligno
OBS: Movi o tópico para a seção "Bate-Papo" porque o assunto não se enquadra em nenhuma outra seção. Caso venha a ter alguma dúvida relacionada ao Clipper, por favor, abra outro tópico naquela seção.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 23 Jul 2011 13:40
por Jairo Maia
Olá Pessoal,
Maligno escreveu:Em que cidades isso já está sendo (ou será) obrigatório?
Não sei quais cidades já é obritório, mas em Campinas, esta obrigatoriedade existe desde o ano passado. Foi estabelecido um cronograma de obrigação de adesão, que iniciou em 01/03/2010 e terminou em 01/07/2010. Não trabalho com integração para NFS-e, cheguei a pensar a uns quase 3 anos, mas confesso que não tive como levar a frente.
Se preciso emitir uma nota, acesso o portal da NFS-e Campinas, e emito. Em casos de empresas que emitem muitas notas, ou impossibilidade de acesso ao portal, usa-se o utilitário ISS Digital, fornecido pela própria prefeitura, gera os RPS contingência, e deve ser enviado imediatamente assim que o serviço for restabelido, ou no mesmo dia para empresas com grandes emissões.
Apenas acrescentando algumas informações a que o colega Maligno já fez, e com base neste mesmo manual de 10/07/2008, veja:
Um Schema XML define o conteúdo de uma mensagem XML, descrevendo os seus atributos, elementos e a sua organização, além de estabelecer regras de preenchimento de conteúdo e de obrigatoriedade de cada elemento ou grupo de informação.
Isto vc já sabe fazer. É um passo muito importante, claro.
Agora, Veja o que diz no item 3.3.2:
3.3.2 Schemas XML (arquivos XSD)
O Schema XML (arquivo XSD) correspondente a cada uma das mensagens XML de pedido e de retorno utilizadas pelo Web Service pode ser obtido na internet acessando o Portal do Sistema de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas das Secretarias Municipais de Fazenda.
Vc tentou também obter exemplos através de seu contador, ou através do contador de seu cliente? Por experiência, eles têm muito mais facilidade que nós para isso.
3.3.3 Versão dos Schemas XML
Toda mudança de layout das mensagens XML do Web Service implica na atualização do seu respectivo Schema XML. A identificação da versão dos Schemas XML será realizada com o acréscimo do número da versão com dois dígitos no nome do arquivo XSD precedida da literal ‘_v’, como segue:
<Nome do Arquivo>_v<Número da Versão>.xsd
Exemplo:
EnvioLoteRps_v01.xsd
Já foi dito pelo colega, mas veja: XSD =
XML Schema Definition, ou seja: Informar a versão da
Definição de Esquemas XML. Esta linha sempre é a primeira linha do arquivo XML, que identifica o Schema usado no XML.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 25 Jul 2011 11:01
por jeancp
Bom dia. Também precisei emitir NFS-e para Blumenau/SC.
Para evitar os problemas de ter que gerar um XML e assinar o RPs com certificado digital, usamos o sistema da G2KA (
www.g2ka.com.br).
É um layout parecido com o do software gratuíto de NFe, e é somente texto, ficou bem mais fácil.
Complementando, tem um mapa com todas as cidades atendidas:
http://www.g2ka.com.br/solucoes/nota-fi ... eletronica
No site diz que são mais de 230. :-Y
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 26 Jul 2011 10:29
por reinaldo
Bom dia
A melhor opção é o envio de arquivo XML importado no site da Prefeitura. A qtde é pequena e não dependemos de ninguém sempre que forem feitas alterações.
Nossos sistemas em Clipper imprimiriam a RPS, gravariam o Arquivo XML e o Cliente
importa pelo site da Prefeitura, e faz o resto.
A minha maior dificuldade é descobrir nos manuais o layout correto desse arquivo a ser importado. Os manuais são mais voltados para soluções via WEBSERVICE, tipo o da GSKA sugerido pelo colega.
Já entendi que XSD não é um tipo de arquivo, mas sim, uma linha de identificação no arquivo XML;
O algoritmo HASH usado é o SHAI mas está me parecendo que isso só é necessário no envio via WEBSERVICE. Arquivos XML a serem importados não precisariam, mas isso não está no manual. Consegui um arquivo XML de envio de Lote de RPS da Prefeitura de Curitiba que não tem isso nem citação XSD. É um layout muito simples e moleza. Mas, não sei se é esse.
Tanto a Prefeitura quanto os contadores não podem ajudar nesse tipo de dúvida
Reinaldo
recorreio@hotmail.com
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 26 Jul 2011 12:34
por Jairo Maia
Olá Reinaldo,
Não entendi direito a sua interpretação, e não sei como a prefeitura de Santos irá trabalhar. Como já disse, não levei a frente essa integração, mas veja se ajuda sua compreensão:
Código: Selecionar todos
<?xml version="1.0"?>
<LoteRps xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance " xsi:noNamespaceSchemaLocation="./LoteRps.xsd">
Veja: XSD é um arquivo, mas vc não o cria. No exemplo acima, no elemento raiz
LoteRps, é especificado que o arquivo
LoteRps.xsd a ser usado para a validação deste XML, está na mesma pasta do arquivo
LoteRps.xml. Ou seja, vc está indicando qual o Schema usado no seu arquivo XML.
Também, quando gera um RPS, a rigor, RPS-S (Recibo Provisório de Serviço - Simplificado), só será transformado em nota quando enviado via Web Service.
Por curiosidade, veja no browser um arquivo XSD:
NFS-e.XSD
Baixe aqui também outros documentos e arquivos para vc analisar:
Versão 2.0 do Modelo da NFS-e
Finalizando, veja o item 3.1.4 do Modelo Conceitual que vc pode baixar no link acima:
3.1.4 AMBIENTE DE TESTE
As Administrações Tributárias Municipais deverão manter um ambiente específico para realização de testes e integração das aplicações do contribuinte durante a fase de implementação e adequação do sistema de emissão de NFS-e, utilizando a solução Web Service.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 29 Jul 2011 10:22
por reinaldo
Aqui em Santos, como em muitas outras cidades, inclusive Santo Andre, está sendo usado o sistema da EICON CONTROLES INTELIGENTES, chamado GINFES ou GISSONLINE.
Esse sistema possibilita 3 maneiras de enviar uma NFEs:
1- Digitando todos os dados no site da Prefeitura;
2- Gravando um arquivo XML com os dados da NFSe, no sistema do contribuinte, e importando no site da Prefeitura
3- Gravando um arquivo XML e transmitindo via WEBSERVICE
Parecido com NFe Estadual, com a diferença que na opção 2 só permite arquivo XML e na NFe Estadual permite tb arquivo TXT.
Eu quero usar o opção 2 e estou precisando do layout desse arquivo XML e talvez até alguma ajuda de como gravá-lo.
Se for o caso, estou disposto até a pagar por essa consultoria
Obrigado
Reinaldo
recorreio@hotmail.com
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Enviado: 29 Jul 2011 13:03
por Jairo Maia
Olá Reinaldo,
reinaldo escreveu:Se for o caso, estou disposto até a pagar por essa consultoria
O melhor caminho na minha opinião é esse.
Quando citei que o contador pode ajudar, a rigor quis dizer que eles têm maior receptividade nas secretarias de fazenda, e vc poderia solicitar a ele, o contato de algun profissional que está trabalhando na implantação, que esteja disposto a dar acessoria fora do horário de expediente. Não há nada ilegal nisso, pois todas informações que eles detêm são públicas, porém técnicas, e podem sem problemas prestarem acessoria.
Tente também verificar as datas de palestras ao contribuinte (infelizmente eles não fazem palestras voltadas a desenvovedores), e tentar
laçar alguém que possa lhe passar algum contato. A agenda de palestras vc pode ter através do site ou pelo telefone 156 (o telefone de contato com o público, acho que é igual em toda cidade, mas vc sabe o de Santos).
Acho que vc já conhece este site:
http://santos.ginfes.com.br/, tem nele a seção manuais, mas nada de leyout de exemplo.
Boa sorte colega. Tomara que vc avance, pois como vc mesmo já disse, tem um campo aberto pela frente.