HMG 4 - Alguém sabe?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

momente
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por momente »

Amigos,

Alguém esta acompanhando a HMG (MiniGUI Oficial) versão 4, aonde promete a integração com a QT? Comentem aqui suas impressões sobre a mesma.

Valeu!

Rogério Momenté
LookSystem Informática
Rogerio L. Momenté
Nada é tão perfeito que não possamos melhorar.
Nunca se explique. Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar.
www.looksystem.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por sygecom »

Eu tenho acompanhado o SVN e vejo que todo dia eles vem colocando a mão nisso, é um trabalho que leva tempo e que precisa de usuarios usando para fim de testes para que possam ir reportando problemas, bug e melhorias, mas não vejo ninguém do Brasil colaborando nessa etapa que é uma pena....Eu como não uso Minigui não usarei essa evolução, mas pretendo reunir forçar com alguns colega de Hwgui para criarmos algo assim para QT-Hwgui, nem que seja remunerado para um programador em especifico...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por Toledo »

sygecom escreveu:mas não vejo ninguém do Brasil colaborando nessa etapa que é uma pena....
Pelo SVN temos sim colaboradores do Brasil, é o caso do Mauricio Ventura Faria (Piracicaba-SP)... e eu também já andei dando minha ajuda!

Quem quiser colaborar também... entre no fórum HMG.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por sygecom »

Eu não acompanho esse forum, tenho acompanhado o forum do yahoo e não vejo ninguém por lá falando de QT, mas então me retrato, e fico feliz em saber que tem brasileiro engajado no processo, me parece o futuro da Minigui.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
carlos_dornelas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HMG 4 morreu?

Mensagem por carlos_dornelas »

Pessoal, alguem sabeo que aconteceu com a HMG4? Faz muito tempo que nao tem novidades no SVN... Serah que foi migrada para outro servidor?

Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: As mensagens a seguir pertenciam a um tópico com conteúdo similar a este e foram unidos para manter centralizado o assunto.
Editado pela última vez por Pablo César em 02 Mai 2012 17:44, em um total de 1 vez.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 morreu?

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Estive no blog do desenvolvedor e parece que ela está para sair, parece que houve tantas mudanças que até ele se surpreendeu com a difereças entre as versões e os usuários ainda estão reticentes.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
carlos_dornelas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

HMG 4 morreu?

Mensagem por carlos_dornelas »

Rochinha, pode postar qual é o blog dele? (é do Roberto Lopez?)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 morreu?

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Foi Aqui que soube sobre o assunto.

Pensei que Crocciari fosse o "Boss" da HMG, mas quando falou Roberto Lopez a luzes se acenderam.

Mas leia bem o post que voce vai saber o resultados dos capitulos vindouros.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

HMG 4 morreu?

Mensagem por Pablo César »

A informação correta é que o HMG 4 não morreu, os contribuidores apenas pararam com os novos releases mas eram para aprimorar a compatibilidade com versões HMG 3. Isto é, facilitar a retro-compabilidade entre versão 3 à versão 4, porque este era totalmente OOP graças a sua nova tecnologia QT, e que até o seu ultimo release 23/11/2011 HMG 4 esta versão aceitava a maioria dos recursos da HMG 3, tornando-se semi-OOP também.

Veja o que um dos grandes contribuidores para a retrocompatibilidade escreveu no site oficial:
Ricci escreveu:Yes the work on HMG4 has stopped. This has some reasons:

- There wasn´t enough response from the community for all the work that was done by the developers.

- The code got more and more complex only to garantee HMG3 compatibility.

- At the end: the current code is "production ready" but it seems that I´m the only one who use a HMG4 program to work with (It´s 100% stable !).

Ricci
O que houve, como expressou Ricci, que não houve muito entusiasmo expressado. Isto é, a participação dos usuários, é fundamental principalmente para um grupo de pessoas que trabalham de forma altruísta para melhor um produto e se não se apresentam para testar, usar e até mesmo criticar, fica mesmo desestimulante. É chato mas faltou mesmo apoio dos próprio usuários em mostrar algum interesse. É como jogar pérolas aos porcos (na minha opinião). Eu manifestei que era uma pena que se haja chegando tão longe e não encontrado satisfação profissional no uso. E também acrescentei que eu não estava muito acostumado com programação OOP assim como muitos de nós que vimos de uma programação como Clipper. Mas HMG 4 em si, está pronta e é 100% estável, tá aí para uso de todos.

O Daniel Crocciari é um usuário brasileiro de HMG e MiniGui que é autor no HMGLights um excelente blog que ajudou-me muito no meu começo com HMG. Mas Rochinha esse artigo que você indicou é de setembro de 2010 e desde então o HMG 4 teve bastante contribuições.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,
Mas Rochinha esse artigo que você indicou é de setembro de 2010 e desde então o HMG 4 teve bastante contribuições.
.

Realmente foi o unico que encontrei mesmo. Inclusive porque estava atrás de informações sobre a HMGLights e hbNetIO e mais porque precisaria dos binários prontos e atualizados destes e não de source. Pois em alguns testes que efetuei, não tive sorte e a compilação de sources, muitas vezes pelos mesmos, às vezes estarem em xHarbour me dificulta obter o objeto, pois uso a dobradinha Harbour/Borland.

Nunca usei a HMG ou seu IDE, nem mesmo tive a chance de ver os novos IDEs do Harbour ou QT, tenho até pavor do hbMake. Apesar de adorar ver a evolução destas ferramentas prefiro ver o código e o porque acontecem os comandos.

Mas se o pessoal usa e não dá um feedback, realmente, voce fica sem saber se: estão usando ou não. Isto acontece inclusive com nossos sistemas quando colocamos para download.

Como foi colocado, "...pérolas aos porcos...", estes podem até comê-lo, mas o uso deveria ser outro.

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

HMG 4 - Alguém sabe?

Apesar de adorar ver a evolução destas ferramentas prefiro ver o código e o porque acontecem os comandos.
Mas a utilização de IDE, você pode visualizar os códigos fontes e até mesmo debugar com o CLD.

O HMG/QT, isto é, HMG 4 ainda não possui IDE.
porque estava atrás de informações sobre a HMGLights e hbNetIO e mais porque precisaria dos binários prontos e atualizados destes e não de source. Pois em alguns testes que efetuei, não tive sorte e a compilação de sources, muitas vezes pelos mesmos, às vezes estarem em xHarbour me dificulta obter o objeto, pois uso a dobradinha Harbour/Borland.
Desculpa Rochinha, não entendi.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

O que eu quis dizer neste trecho, foi que prefiro apenas encontrar os binários, seja do Harbour, ou outr caracteristica pois ficar recompilando, pra mim é um saco.

Eu havia encontrado um .ZIPado com a hbNetIO e parei para testar, como era antiga, resolvi procurar atualização, sem muito sucesso e ai esbarrei na HMGLights e busquei o servidor já compilado para testar.

Eu dificilmente usarei um CVS ou SVN para recompilar as ferramentas portanto espero pelo projeto já pronto. Já tem muita gente focada no trabalho de resolver problemas na ferramenta.

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

HMG 4 - Alguém sabe?

Ahhh entendi. Mas é porque você não baixou a ultima versão do HMG ou do MiniGui, pois é tão fácil compilar os exemplos. Compilar exemplos não leva nem 20 segundos... Nos exemplos, sempre acompanham duas bat seja para compilar na linha de comandos como para chamar o projeto no IDE.
E se quiser não precisa utiliza SVN.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
alxsts
Colaborador
Colaborador

HMG 4 - Alguém sabe?

Mensagem por alxsts »

Olá!
Pablo César escreveu:O HMG/QT, isto é, HMG 4 ainda não possui IDE.
Existir existe. Tem bugs e funcionalidades ainda não implementadas ou que tiveram o comportamento alterado.

A versão IDE.4 Test 2011.11.28 está disponível para download.

Fonte: HMG Forum
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

HMG 4 - Alguém sabe?

A HMG4 começou com muitas boas intenções. Mesmo no início do HBQT naquela época, já prometia um grande desafio e uma poderosa biblioteca sendo ainda multi-plataforma.
A Qt cresceu e as tentativas de manter a retro-compatibilidade de HMG4 com HMG3, comprometeu a sua evolução. Não se pode dizer que HMG4 é um projeto morto, pois sendo OPENSOURCE, qualquer um pode pegar algum dia e dar sequência.

Talvez tenha que ser deixado de lado essa questão de retro-compatibilidade, que na minha opinião (como a de muitos) deixa a HBQT de forma muito limitada e até mesmo mais lenta.

Mesmo os colegas Luigi, Francesco e Ricci fizeram um grande esforço para manter essa retro-compatibilidade, não faltou gente expressando que tinham tudo que precisavam com HMG3, que também não precisava ser compatível com várias plataformas, além da maioria não se interessar por OOP e muito menos tentar entendê-la.
Isto, seguramente provocou a maior motivação que os colegas sofreram e não tiro razão: na minha opinião, uma verdadeira pena. Apesar disso, ele mantém um grande respeito por HMG e pelo seu criado Roberto Lopez, mas
os colegas partiram para um novo projeto chamado: hql e estão numa segunda fase hql-ev que permite-lhe fazer melhor uso da hbQt e OOP. Esta informação foi me concedida a publicar-la, claro ainda não há publicações sobre o produto, mas acreditam que logo será feito em público.

A eles, meu desejo de muito sucesso, guardo muito respeito pelo trabalho deles e pela atenção que sempre tiveram na nossa comunidade e aguardo sempre a participação deles aqui no fórum.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder