Advantage Database Server: opiniões e ajuda de quem usa...

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Dozao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por Dozao »

Boa tarde amigos.
Recentemente tenho feito testes para unificar a base de dados de um sistema feito em clipper em uma plataforma SQL... Tentei fazer testes utilizando o RDD Ultiroute, mas por alguns problemas na implementação e a falta de suporte da Datasafe (empresa responsável pela distribuição do sistema no Brasil), resolvi investir os testes no Advantage Database Server da Sybase...
Baixei os arquivos e helps disponíveis no site, e realmente parece ser um sistema fantástico para se trabalhar com bancos SQL...
Gostaria de saber dos amigos do fórum, se já fizeram essa implementação em algum sistema, digo, abandonar os DBFs e começar a trabalhar com uma plataforma SQL (no caso irei utilizar MySql)... Vocês acham que é a mudança pode ser feita sem modificar muito os fontes??

E uma outra dúvida, aproveitando o bonde andando... Não encontrei no material, um guia me dizendo o que fazer para trabalhar com o mysql, alguém sabe me dizer quais mudanças vou precisar fazer? Digo, para conectar no banco e manipular os dados contidos nas tabelas... Os comandos para manipulação já tenho uma idéia de como funciona, agora não estou sabendo ao certo como fazer a conexão no meu mysql....
Se os amigos puderem me ajudar, ficarei eternamente grato...
Grande abraço...
[]'s
@douglas_muriel
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Ola amigo,

Eu ja tentei usar o ADS algumas vezes, mas tive dificuldade, nao encontrei ninguem que pudesse me dar uma orientação e a nao existe suporte, nem qualquer tipo de ajuda do representante no Brasil.

Quando a gente vai tentar falar com eles, eles pedem o codigo de cliente para saber se a gente tem acesso, sequer me atendeu como cortesia, até porque nao vou comprar um produto sem conhece-lo e entender seu funcionamento, porem a ideia da empresa revenda do ADS no Brasil, parece que é diferente. Vc paga, e se vira.

Como eu estava tendo problemas com indices de .dbf muito grandes, passei tudo de .ntx para .cdx e melhorou muito a performance, mas infelizmente, tudo que me disseram que o ADS poderia fazer, nao consegui, nao pude fazer funcionar para confirmar.

Parece que a revenda ADS no Brasil esta muito voltada para delphi, e linguagens graficas. Mas para quem vai usar delphi, nao precisa do ADS, poderia usar o firebird por exemplo, e mata a maioria dos problemas.

Eu nao entendo a visao deles. Mas fazer o que.. ???
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Na verdade a versão free não tem suporte, mas a paga tem, se você comprar uma licença do ADS terá suporte deles.
Mas sincerramente, se é para comprar uma licença do ADS é melhor comprar uma licença do SQLRDD e usar Postgresql, Mysql, Oracle e MSSQL... se for para ficar no comando xBase pode usar SQLRDD, se for para usar comando SQL pode ser também com SQLRDD ou até mesmo com LIB das contrib do Harbour e xHarbour.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Esta certo meu amigo, a versao free nao tem suporte.

A versão free tambem deve ser limitada.

Mas como voce vai comprar a versao full, sem saber como funciona, se a revenda nao tem a minima boa vontade de lhe oferecer dicas basicas para voce conhecer o produto ? Dicas de como vc poderá usa-lo, sabe o caminho das pedras ou pelo menos o empurrao inicial.

Quando eu fui tentar aprender sobre o ADS, enviei e-mail´s, com perguntas objetivas, pedindo orientação sobre como usar, repeti o e-mail varias vezes, nao recebi nenhuma resposta nunca.

A unica coisa que recebia deles, na vedade a revenda era a RENET, foi propagandas com valores dos pacotes, mas nenhuma referencia ou orientação da utilização do produto.

Ou pelo menos assim: Olha, compra tal livro da editora tal, que la voce aprende como utilizar o ADS, assim como existem livros até hoje do netware novell, linux, cobol, etc, etc.

Em relaçao ao ADS, eu nao encontrei nenhum material nesse sentido, o revendedor do mesmo no Brasil, nao ajuda, e o fabricante tambem nao parece interessado.

Como eu vou poder adquirir um produto, sem ter atençao minima do revendedor, que sequer, se dignou a convencer-me a comprar, ou seja, parece nao haver interesse deles.

Assim sendo, concordo contigo, se é para usar comandos SQL, pode-se partir para outras soluções.
raquelreis
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por raquelreis »

Bom dia,

Não sei se posso ajudar. Não conheço muito bem clipper. Porém já trabalhei com mysql usando Java e PHP (WEB).
Então de acordo com seu problema
Dozao escreveu:agora não estou sabendo ao certo como fazer a conexão no meu mysql
estou enviando um código de conexão com mysql. Espero q ajude.
o códgo está em PHP.

Código: Selecionar todos

$host="localhost"; //nome do seu servidor, no meu caso era configurado como localhost.
$usuario="admin; //usuario do banco
$senha="123987"; // senha de acesso ao banco
$db=mysql_connect($host,$usuario,$senha) or die("Não foi possivel fazer a conexão com o servidor de banco "); //conecta ao Mysql.
mysql_select_db("meu_banco_de_dados",$db) or die("Não foi possivel fazer a conexão com o banco de dados");// seleciona o Banco específio. Pois no Mysql vc pode ter vários bancos ex: Loja1, Loja3, etc...
//O comando "die" é caso não consiga realizar a conexão.
JAVA

public class AcessoMysql {
    Connection con;
    public Connection Conectar() throws ClassNotFoundException{
        try {
        Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); //driver do banco de dados- padrão.
        con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/bancodedados?user=root&password=12345678");
        } catch (ClassNotFoundException ex){
            ex.printStackTrace();
            System.out.println("Não foi possivel encontrar o Driver!");
        } catch (SQLException ex) {
           ex.printStackTrace();
           System.out.println("Não foi possivel conectar ao banco!");
        }
        return con;
    }

public void desconectar(){
        try{
            con.close();
        } catch (SQLException ex){
            ex.printStackTrace();
        }
    }

}
Ah antes que me esqueça na sua aplicação seja ela web ou desktop é necessário ter a biblioteca de conexão (Connectors). Dê uma olhadinha no site http://dev.mysql.com/downloads/connector/
Sempre usei a ODBC.
Basicamente é isso em Java e PHP.
Keel
[]'s

_____________________________________________________________________________________
PROGRAMADOR é aquele que te resolve um problema que você não sabia que tinha, de uma maneira que você não compreende.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Eros,
É lamentavel mesmo, mas por outro lado o pessoal usa versão pirata, e isso desanima o pessoal de vendas e suporte, vejo isso muito no Fivewin, o Gilmer é representante no Brasil mas sobre mais que suvaco de perneta por causa do pessoal que usa pirata, por que além de usarem versão pirata querem suporte e etc...é lamentavel tudo isso.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

É verdade, em relação a situçao do pirata. Mas se o revendedor coloca preços módicos e atende direitinho quem quer trabalhar legalizado, vai dificultar a pirataria. Porque mesmo pirata, se vc nao tiver um rumo para conhecer o produto, vai ser dificil usar. Eu mesmo tentei usar, na forma de demonstração que a Renet me disponibilizou, mas eles nao disponibilizaram manual, rotina, explicação, apenas me disponibilizou demos limitados. Eu nao consegui fazer funcionar, nao recebi ajuda e acabei nao comprando, pois nao tive condições de conhecer o produto e suas vantagens em sua plenitude.

Tambem nao procurei pirata, nao encontrei na net, ninguem que soubesse me orientar sobre o ADS, nem mesmo eu pagando pelas orientações. De forma que o produto pode ser muito bom, mas nao tem ninguem interessado em dissemina-lo no mercado, já que amarram todas as informações do mesmo aos programadores e possiveis usuários.
Dozao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por Dozao »

Levando em consideração o que o amigo sygecom disse...

Essa biblioteca que você citou, a SQLRDD, funciona em clipper? Ou seria necessário a migração do sistema para [x]Harbour?
@douglas_muriel
Dozao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por Dozao »

raquelreis...

Fico grato pela ajuda, mas não era exatamente isso o que eu estava procurando.. =D
Conectar SQL em Java, PHP ou .Net eu já tenho conhecimento, minha dúvida era em relação a configuração do Advantage Database da Sybase, para que ele conectasse no banco e me permitisse a manipulação dos dados...

Mas de qualquer forma fico agradecido pelo prestativismo...
@douglas_muriel
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

A lib SQLRDD não funciona no clipper, apenas em xharbour. Mas sinceramente... a migração de clipper para xharbour é tão simples, mas tão simples... e os benefícios advindos são tão grandes, que eu não pensaria nem duas vezes. Quando vc migra de clipper para xharbour, o mundo se abre pra vc. Quase tudo é possível! Vc terá acesso a qualquer tipo de impressora, banco de dados, lib gráfica, dll, etc, etc. Mesmo que vc continue com dbf/cdx, a velocidade é infinitamente maior...

Quando eu migrei, como eu pretendia continuar em console mesmo... em menos de 02 dias fiz as adaptações necessárias em um sistema relativamente grande.
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Olympio
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Olympio »

Utilizo o ADS desde meados dos anos 90 em várias empresas, com sistemas desenvolvidos em Clipper 5.3, Visual Basic 6.0, Visual FoxPro 8 e 9 e xHarbour.
O ADS é o caminho mais rápido e simples para utilizar um gerenciador de banco de dados, tanto no modo transacional quanto no modo relacional (SQL). Não precisa de manutenção, é facil de instalar e utiliza pouquíssimos recursos do servidor.
Utiliza as tabelas do Clipper (dbfntx), do foxpro (dbfcdx), do Visual FoxPro (inclusive os databases) e as tabelas proprietárias ADT, de melhor desempenho. No help do Advantage Data Architect há o excelente livro Advanced Developer's Guide.
Posso ajudar, se precisarem. Aí vai uma função para conectar o programa desenvolvido em xHarbour ao ADS:

Function ConectarADS()

Local lRetorno := .F.

Request DBFCDX

// ADS remoto
   RDDRegister( "ADS", 1 ) // funcionalidade completa
   RDDSetDefault( "ADS" )
   AdsSetServerType( ADS_REMOTE_SERVER )
   ADSLocking( .T. )
   Set Filetype to CDX // Default
   AdsRightsCheck( .F. )
   Set( _SET_OPTIMIZE, .T. )

If AdsConnect( "\\Synchro:6262" ) // poderia especificar o compartilhamento pela letra
      lRetorno := .T.
   Else
      Alert( "Nao foi possivel conectar com o servidor ADS." )
   EndIf

Return lRetorno
Editado pela última vez por Pablo César em 24 Jan 2013 19:51, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r1
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Seja muito bem-vindo a este fórum Olympio!

Muito obrigado pela iniciativa da contribuição. Tenho certeza que os colegas se lembrarão caso necessitem de ajuda com o produto.

Trabalhei com Clipper + ADS faz alguns anos e realmente é muito bom.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Cheguei a trabalhar numa empresa que usava o ADS.
Eu gerava um mesmo EXE pra rodar nas filiais sem o ADS, e na matriz com ADS.
O total das bases de dados e índices, na matriz, superava 10GB.

A versão free acho que é limitada a 5 terminais.
E a versão full, tem o preço de acordo com a quantidade de terminais.

Quanto ao MySql, usei a RDD do Harbour apenas pra testes simples, e funcionou.
Em geral seria só alterar três linhas no fonte principal, definindo a RDD, servidor, usuário e senha de acesso.
Uso via ADO, mas isso requer muita mudança nos fontes.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Aos colegas que ja trabalharam com o ADS. Voces nao tem um manual ou roteiro tecnico que possam postar ou nos fornecer para ajudar a quem quer conhecer e aprofundar no ADS ?

Eu ja tentei conhecer, implantar e usar o ADS com clipper, mas o suporte é inexistente, nao há material tecnico disponivel. Quando procuramos a Sybase ou Renet, so nos fornecem material de propaganda.

- Ha muitas duvidas, tais: Como instalar e configurar o ADS ? Como fazer a conexao da nossa aplicaçao ao Banco ? Qual ambiente apropriado ? As configurações para o perfeito funcionamento ?

Aos colegas, que pudessem dedicar um pouquinho de seu valioso tempo a nos ajudar, a conhecer, implantar e usar o ADS.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Encontrei o BAT que eu usava na época, e vi que falei errado: eram EXEs diferentes conforme uso.

del st.txt
blinker @st.lnk output stfil.exe >> st.txt
blinker @st.lnk output st.exe file extras\dbfntxax lib extras\axsbcomm.lib lib extras\dbfaxs.lib > st.txt
blinker @st.lnk output stwin.exe file extras\dbfntxax search extras\axipbcom lib extras\dbfaxs >> st.txt
cmd /c start notepad st.txt

O resultado eram 3 EXEs:
- Clipper normal
- ADS pra W98
- ADS pra XP e acima
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Responder