Que BD vocês usam ?
Moderador: Moderadores
Que BD vocês usam ?
Olá pessoal,
Atualmente estou usando postgres aqui, mas não estou gostando muito não. Estou tendo vários problemas de corrupção do banco e tendo que reinstalar o postgres. Estou pensando em usar firebird via ODBC, pois o postgres sai esparramando arquivos no HD e o firebird é somente 1 arquivo, mas ainda estou testando o fire. Vejo muitos falando do postgres, e que ele é o melhor banco de dados FREE do mundo. Talvez porque eu não conheça muito de BD eu deva estar deixando de configurar algo para que estas corrupções deixem de acontecer ou se minimizem.
Eu gostaria de saber o que vocês acham do postgres, dicas de configuração e se outro banco seria melhor que o firebird que é o que estou pensando em usar.
Obrigado,
Rossine.
Atualmente estou usando postgres aqui, mas não estou gostando muito não. Estou tendo vários problemas de corrupção do banco e tendo que reinstalar o postgres. Estou pensando em usar firebird via ODBC, pois o postgres sai esparramando arquivos no HD e o firebird é somente 1 arquivo, mas ainda estou testando o fire. Vejo muitos falando do postgres, e que ele é o melhor banco de dados FREE do mundo. Talvez porque eu não conheça muito de BD eu deva estar deixando de configurar algo para que estas corrupções deixem de acontecer ou se minimizem.
Eu gostaria de saber o que vocês acham do postgres, dicas de configuração e se outro banco seria melhor que o firebird que é o que estou pensando em usar.
Obrigado,
Rossine.
Rossine.
Harbour 3.4, MingW / Msvc, QT, Qt5xhb, GtQtc, DbfCdx, MySql/MariaDB.
Harbour 3.4, MingW / Msvc, QT, Qt5xhb, GtQtc, DbfCdx, MySql/MariaDB.
Que BD vocês usam ?
Que coisa estranha...
Eu recomendaria justamente o Postgres, é Free, é Opensource, é robusto... Conheço aplicações que funcionam com mais de 50 usuários simultaneos via web e nunca deu problema. Eu mesmo já trabalhei com o sistema de um provedor de internet, e todos os bancos eram Postgres, e eu nunca tinha dor de cabeça com o banco...
Por preferência pessoal, eu recomendaria Postgres, MySQL ou SqlServer. Não tenho nada pra falar do Firebird, simplesmente não me dei bem com ele....
Mas dá uma olhada no seu Postgres, pois é um banco excelente. Com certeza você esta deixando algo passar batido...
Eu recomendaria justamente o Postgres, é Free, é Opensource, é robusto... Conheço aplicações que funcionam com mais de 50 usuários simultaneos via web e nunca deu problema. Eu mesmo já trabalhei com o sistema de um provedor de internet, e todos os bancos eram Postgres, e eu nunca tinha dor de cabeça com o banco...
Por preferência pessoal, eu recomendaria Postgres, MySQL ou SqlServer. Não tenho nada pra falar do Firebird, simplesmente não me dei bem com ele....
Mas dá uma olhada no seu Postgres, pois é um banco excelente. Com certeza você esta deixando algo passar batido...
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Que BD vocês usam ?
Olá Rossine,
Eu uso Postgresql e até hoje nunca tive problemas, os problemas que já tive foi de usuário que gosta de rodar o sistema e banco de dados em Pen-drive e desconecta o pen-drive com o serviço ainda aberto e conectado, ou reinicia sem o pen-driver e acaca corrompendo sim o banco de dados, mas até hoje não perdi uma linha de registro, só da trabalho de restaurar na mão, mas não perdi nada ainda.
Hoje ainda uso o Postgresql com SQLRDD, mas pretendo em breve sair do SQLRDD e ficar 100% com comando SQL no Harbour. Todo esforço com Postgresql vale a pena.
Nota: Estou usando versão 8.4.4.1 e versão 9.1
Eu uso Postgresql e até hoje nunca tive problemas, os problemas que já tive foi de usuário que gosta de rodar o sistema e banco de dados em Pen-drive e desconecta o pen-drive com o serviço ainda aberto e conectado, ou reinicia sem o pen-driver e acaca corrompendo sim o banco de dados, mas até hoje não perdi uma linha de registro, só da trabalho de restaurar na mão, mas não perdi nada ainda.
Hoje ainda uso o Postgresql com SQLRDD, mas pretendo em breve sair do SQLRDD e ficar 100% com comando SQL no Harbour. Todo esforço com Postgresql vale a pena.
Nota: Estou usando versão 8.4.4.1 e versão 9.1
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Que BD vocês usam ?
Olá Leonardo,
Existe algum tutorial para uso Postgre? por exemplo onde baixar, configurar e usar? aqui no forum?
[]´s
Existe algum tutorial para uso Postgre? por exemplo onde baixar, configurar e usar? aqui no forum?
[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Que BD vocês usam ?
Tem muita coisa na internet, mas tudo que encontrei foi em inglês.
http://www.postgresql.org/
http://www.wikivs.com/wiki/MySQL_vs_PostgreSQL
http://www.postgresql.org/
http://www.wikivs.com/wiki/MySQL_vs_PostgreSQL
Que BD vocês usam ?
Olá Leonardo,
Uma coisa que me não gostei no postgres é que ele sai esparramando um monte de arquivo do HD enquanto o firebird só cria 1 arquivo. Estou estudando aqui para ver se consigo montar uma classe para acessar o firebird via ODBC.
T+
Rossine.
Uma coisa que me não gostei no postgres é que ele sai esparramando um monte de arquivo do HD enquanto o firebird só cria 1 arquivo. Estou estudando aqui para ver se consigo montar uma classe para acessar o firebird via ODBC.
T+
Rossine.
Que BD vocês usam ?
É justamente esse "monte de arquivos esparramados" que faz o Postgres ser um banco de dados tão robusto e eficaz, pq aproveita o hardware do servidor para otimizar as consultas e acesso ao banco...
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Que BD vocês usam ?
Não tem não. Na internet você encontra alguns bons Blog e site de como usar Postgresql, mas quanto a parte de xHarbour eu particularmente uso o SQLRDD, ai nem precisa muito esforço para quem já usa DBF.asimoes escreveu:Existe algum tutorial para uso Postgre? por exemplo onde baixar, configurar e usar? aqui no forum?
Leonardo Machado
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Que BD vocês usam ?
Olá Rossine,rossine escreveu:Uma coisa que me não gostei no postgres é que ele sai esparramando um monte de arquivo do HD enquanto o firebird só cria 1 arquivo. Estou estudando aqui para ver se consigo montar uma classe para acessar o firebird via ODBC.
Quando instalo em meus clientes o Postgresql instalado no local padrão e dentro desse padrão tem uma pasta DATA e somente lá que fica os dados do Postgresql, ou seja não se espalha em todo o HD, agora não sei o que e como você está fazendo, de mais detalhes do que seria esse espalhar pelo HD que acontece com você ?
Outra coisa, procure usar as versão mais recente que o desempenho é muito bom, e se instalar em um servidor Linux ai fica melhor ainda.
Leonardo Machado
Que BD vocês usam ?
A questão do SQLRDD é que ele é pago e é para xharbour, e eu não uso mais o xharbour por motivos óbvios que todo mundo já conhece.
Outra solução seria usar com adodb, alguém teria exemplos de uso?
[]´s
Outra solução seria usar com adodb, alguém teria exemplos de uso?
[]´s
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Que BD vocês usam ?
Realmente é uma solução paga, acho que em breve deve haver uma versão para Harbour, eu já estou tentando pela segunda vez migrar para Harbour, vamos ver o que da.asimoes escreveu:A questão do SQLRDD é que ele é pago e é para xharbour, e eu não uso mais o xharbour por motivos óbvios que todo mundo já conhece.
E o hbpgsql da pasta CONTRIB já testou algo ?Outra solução seria usar com adodb, alguém teria exemplos de uso?
Leonardo Machado
Que BD vocês usam ?
Senhores,
Já consegui gerar a lib para postgre com o mingw, agora vou aos testes.
Já consegui gerar a lib para postgre com o mingw, agora vou aos testes.