Página 1 de 1

Saiba o que vem a ser codigo GTIN

Enviado: 15 Fev 2013 01:04
por rochinha
Amiguinhos,

Esta informação é antiga mas será agregada para efeito de base de conhecimento:

§ 6º A partir de 1º de julho de 2011, fica obrigatório o preenchimento dos campos cEAN e cEANTrib da NF-e, quando o produto comercializado possuir código de barras com GTIN (Numeração Global de Item Comercial)

O GTIN (Global Trade Item Number) é um identificador para itens comerciais, anteriormente era chamado de código EAN. Tal código pode ser atribuído para qualquer item e é utilizado para recuperar informações pré-definidas e abrange desde matérias primas até produtos acabados.

Desta forma, se o produto comercializado possuir código de barras com GTIN este número identificador, em princípio, deve ser inserido no documento eletrônico, seja este gerado pelo fabricante, distribuidor, revenda, varejo, etc.

O assunto é razoavelmente técnico e tem gerado muitas dúvidas, nesse sentido a empresa responsável pelas atribuições do GTIN no Brasil, a GS1 Brasil (Antiga EAN Brasil), disponibiliza um arquivo contendo algumas perguntas e respostas, para acessá-lo clique aqui.

GTIN, acrônimo para Global Trade Item Number (Número Global de Item Comercial) é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC.

Os GTINs, anteriormente chamados códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço) que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias-primas até produtos acabados.

GTIN é um termo “guarda-chuva” para descrever toda a família de identificação das estruturas de dados GS1 para itens comerciais (produtos e serviços). Os GTINs podem ter o tamanho de 8, 12, 13 ou 14 dígitos e podem ser construídos utilizando qualquer uma das quatro estruturas de numeração dependendo da aplicação.

O GTIN-8 é codificado no código de barras EAN-8. O GTIN-12 é mais comumente utilizado no código de barras UPC-A;. o GTIN-13 é codificado no EAN-13 e o GTIN-14 no ITF-14.

Topicos relacionados

Saiba o que vem a ser codigo GTIN

Enviado: 15 Fev 2013 21:22
por JoséQuintas
ou simplificando....
Existem CPF e CNPJ para pessoas, enquanto existe o GTIN para produtos.
A diferença é que existem produtos iguais, portanto tem o mesmo GTIN, já pessoas... não.
O GTIN geralmente é representado por um código de barras, mas isso não significa que qualquer código de barras seja um GTIN.
Muita gente ainda confunde isso.

GTIN Tributável: usando um exemplo prático, uma lata de óleo de determinada marca vai ter um GTIN.
Já uma caixa dessas latas de óleo vai ter outro GTIN.
Como pode ser comercializado em caixa ou por unidade, a venda da caixa poderia ter o GTIN comercial da caixa, enquanto o GTIN tributável seria o de cada lata.

Acho que isso complementa o assunto.