Página 1 de 1

Transferência de Dados

Enviado: 02 Mar 2013 14:22
por jelias
Amiguinhos,

Estou precisando criar um sistema de força de vendas para ser usado pelos representantes em NetBooks. Haverá uma grande necessidade de envio e recebimento de dados entre a empresa e o usuário.
Quero desenvolver um xharbour 1.2.1 DBFCDX.
No sistema o usuário poderá:
Receber Dados: Atualizar a tabela de preço e itens de venda.
Enviar Dados: Enviar os pedidos vendidos no dia. Após o fechamento semanal irei criar um arquivo para salvar as informações e zerar os arquivos de vendas para a próxima semana.
Estou precisando de sugestões de como montar esta troca de informações entre usuário e empresa?

Saudações,

Júlio.

Transferência de Dados

Enviado: 02 Mar 2013 15:21
por alxsts
Olá!

Creio que, nos dias atuais, a melhor implementação para essa demanda seria usar web services. A troca de dados seria feita via XML.

O tópico Um pouco sobre Web-Services, postado pelo Rochinha, pode dar uma ideia. Utilize a busca do fórum para mais informações.

Transferência de Dados

Enviado: 02 Mar 2013 18:23
por lugab
O meu sistema de vendas é xharbor + dbfcdx e é acessado em tempo real pelos vendedores externos, usando o Terminal service, ou seja, nada de transações em BAT, tipo remessa de arquvos off-line. O que eles digitam da rua, entra no servidor instantaneamente.

Eles podem usar desktop ou netbooks com windows e o desempenho é tão veloz quanto se eles estivesem digitando no próprio servidor.

Para evitar contratempos, programei o agendador de tarefas do servidor para packear e indexar os DBFs sempre as 5hs da manhã e as 12:45 h.

Transferência de Dados

Enviado: 02 Mar 2013 19:13
por jelias
Amiguinhos,

Alexandre, obrigado pela sugestão. Irei estudar sobre web-services. Confesso que hoje não estou muito seguro de como fazê-lo.

Valeu amigo Lugab. Uma solução on-line me preocupa quanto ao consumo do servidor e problemas com interrupção no acesso a internet. Como o representante irá ficar muito dependente do sistema, ele tem que tirar o pedido no ato da visita, pois ele faz visitas em várias cidades. Outro ponto que preciso avaliar é a questão de conectividade, pois não tenho certeza se todas as cidades existem conexão.
Mesmo assim tem muitos pontos positivos, pois como cada representante tem uma carga semanal, fica fácil controlar isso quanto do RCA faz acesso ao sistema.

Sds,

Júlo.

Transferência de Dados

Enviado: 03 Mar 2013 10:48
por Wanderlei
Olá Julio,
Tenho uma sugestão para vc.
Vc pode montar um servidor para receber as conexões via socket e nesta conexão eles podem enviar os pedidos e atualizar as tabelas e é totalmente seguro e rapido.

Vc só precisa montar um Server para receber a solicitação via socket e um client para fazer a solicitação, no proprio xHarbour tem um exemplo de socket, já fiz isso para troca de informação entre lojas.

Mas a ideia do Web Service ao meu ver é a melhor opção ainda.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 12:20
por jelias
Obrigado Wanderlei,
Estou tabulando tudo para avaliar qual é a melhor solução!

Tive uma idéia que a princípio me parece meio confusa mais acho que pode dar certo.
Penso em enviar um arquivo DBF contendo os pedidos gerados pelo representante durante o dia via e-mail. Este e-mail será recebido por uma rotina criada no sistema, e é aqui que preciso aprender melhor sobre como proceder. De início o que pensei foi o seguinte, o usuário abre o e-mail e como tem um arquivo em anexo, eu pego o arquivo em anexo e salvo em uma determinada pasta e gravo o conteúdo dos registros no arquivo de pedidos e itens de pedidos.

Alguém já vez algo assim?

Saudações,

Júlio.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 13:07
por alxsts
Olá!

Pode até funcionar mas, não acha temerário deixar este tipo de ação nas mãos de usuários?

Creio que valha a pena investir um pouco de tempo pesquisando outra solução, incluindo as já propostas, que garanta um processo automático e seguro.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 13:13
por jelias
Realmente Alexandre.

Deixar por conta dos usuários realmente não agrada. Obrigado mais uma vez.

Saudações,

Júlio.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 13:17
por Wanderlei
Oi Júlio,
Também concordo com o Alexandre, este tipo de procedimento manual não funciona, faça então como lhe falei com a conexão socket é a mais simples conexão e ai vc manda processar os pedido e retorna a atualização.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 20:28
por rochinha
Amiguinhos,

Se analisarem o tópico Usando tabelas dBase com PHP poderão visualizar uma solução simples e rápida para implementar o seu projeto EDI.

Usando url gets em pontos chave de sua aplicação ou em finalizadores de processo tudo ficará automatizado.

Incluiu um cliente, confirmou registro, roda a rotina que atualiza base na web.
Fechou pedido, mudou status do mesmo, cancelou, emitiu DANFe, etc.

Com algum trabalho é possivel disponibilizar o conteudo do XML dentro de um memo na tabela na web sem frescura de FTP, username, host, blablablá.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 21:40
por jelias
Mestre Rochinha,

Obrigado pela sua valiosa contribuição. Entretanto, preciso da sua valiosa didática "já conhecida por todos" para entender melhor a solução proposta.
Entendi que posso fazer um sistema de força de vendas que irá rodar local. Após finalizar as vendas, faço uma rotina que irá salvar os dados em um banco de dados no serivdor web.
Esta rotina será feita em PHP? Isso não ficou claro pra mim.
Sendo assim, posso fazer uma opção para verificar os registros que estão salvos no servidor web e salvar no servidor da empresa.
Bom de início foi isso que imaginei seguindo a trilha.

Neste exato momento pensei em uma outra opção diante da situação proposta pelo Mestre, usando o RDDLETO. Rapaz, como é bom poder discorrer sobre nossas idéias e receber ótimos feebacks.

Saudações,

Júlio.

Transferência de Dados

Enviado: 04 Mar 2013 23:01
por rochinha
Amiguinhos,

Poderiamos dizer que isto seria uma solução nas nuvens, mas na verdade, o termo "nuvem" pode parecer nova e estar nas bocas assim como quando se falava "a nivel de..." pra tudo quanto é assunto. O uso da idéia é muito antigo.

A colaboração usando maquinas equidistantes usando a internet como meio, só nos apresenta uma figura a mais para a ponte se estreitar. Website da empresa.

Hoje toda empresa possui website e hospedagem. Os usos destes dois poderiam ser infinitos, muitas empresas acham que ter presença na web é só um cartão de visita melhorado e não percebe o potencial que esta ponte apresenta.

Usa hbNetIO ou LetoDB centraliza os dados na empresa e se a comunicação não tiver problemas, por causa de firewall ou ip-dinâmicos, tudo funciona muito bem.

VPNs e TSs ajudam muito também neste quesito de colaboração mas dependem de servidor ativo 24 horas.

Se ao invés de centralizar dados na empresa e usar a web como ponte voce puder centralizar tudo na web, este meio de acesso dará impressão de que a empresa e seus dados serão muito mais palpáveis.

A solução de integrar PHP com DBF parece muito com colocar motor de fusquinha num porche. E é mesmo, voce pode usar MySQL, Access, mas isto requer configuração do lado do host e o mesmo deve suprir isto no contrato com hospedagem.

Usando PHP com DBF, voce fica de mãos livres para manusear os dados, já que PHP é padrão na maioria das boas hospedagens.

Ao usar este recurso voce estaria apenas usando os scripts para entrar dados nas tebelas, as quais poderiam ser baixados facilmente por um download simples.

A proposta usando PHP com DBF seria a de popular rapidamente as tabelas exatamente como fazemos quando damos carga em um PDV.

Então pense: Seu site na web é o PDV.