Virus Criptografou o dbf

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por marcos.gurupi »

Caros, em um determinada manha no cliente o banco dele amanheceu criptografado, acredito ser um virus. A instrucoes eh para que envio uma msg para um determinado email para pegar a senha. Alguem já passou por isso ?

NOTA: O bendito backup nao estah atualizado. Segue abaixo um dos arquivos.
Anexos
COBRADOR.DBF(!! to get password email id 1741392814 to brhelpinfo@gmail.com !!).zip
A extensao original do arquivo eh EXE
(211.97 KiB) Baixado 90 vezes
Marcos Roberto
NetService Software
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por sygecom »

Um cliente meu passou por isso hoje, froid... não sei como fazer para ajudar o cliente, pior que ele não tem backup...afffffff
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por ANDRIL »

Só faltava essa! Este poderá ser um grande problema se não tivermos uma solução rápida, já que pelo visto o foco são os DBFs.

Uma possível solução é descobrir qual origem do arquivo compactado, pelo que vi no arquivo em anexo, seja WinRar.

Tentar baixar programas para tentar quebrar a senha.

Procurando encontrei essas dicas sobre o Advanced Zip Password Recovery que promete a tal quebra.
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tuto ... o-rar.html

Pode ser que a senha seja utilizada em todos os Dbfs.

Boa sorte.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por JoséQuintas »

O problema é que esse arquivo é um EXE.
Ao clicar no link, ele é executado.
Se for contagioso ferrou.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por Nascimento »

pela minha experiencia pelo menos com o antigo eu fazia via comando .bat que achei na net nao sei se vai funcionar
mais analizando o antigo que tem o mesmo aspecto do que vc ta me passando testa ai e posta os resultados

o virus faz o seguinte ele pega os arquivos originais e coloca atributos de oculto e mais algumas coisas que vc nao consegue retorna-los facilmente
entao eu procurando muito achei essa soluçao entre na pasta onde estao os arquivos abra o cmd e de esse comando

attrib -h -r -s /s /d F:\*.* lembre-se de trocar o F:\*.* pela sua unidade ok
bom pelo menos comigo funcionou blzinha uns colocam como .lnk ja outros como .exe nos 2 me saiu bem esse comando
peguei nesse site http://www.tecmundo.com.br/virus/6544-c ... talhos.htm
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por JoséQuintas »

Só aproveitando...
No meu aplicativo tenho a rotina de backup que é feito automaticamente na primeira execução.

Algo como

Código: Selecionar todos

IF .NOT. File( "backup-" + Dtos( Date() ) + ".zip" )
   FazBackup()
ENDIF
Isto ajuda a ter um backup de todo início do dia.

Nesse backup eu impeço a entrada ao sistema até o término, mas....
Usando as rotinas do Harbour pra zipar, dá pra fazer isso mesmo com os DBFs em uso.

Fica aí como dica de precaução.
E convém fazer o backup para outra pasta e/ou máquina, para o caso de problemas na pasta.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Virus Criptografou o dbf

Mensagem por marcos.gurupi »

Ok, amanha vou no cliente tentar a dica do amigo. Caro jose quinta, isso funciona parcialmente pq pelo q percebi ele grava o arq localmente, sendo assim o hd indo pra o paj o arq tb iria.
Sobre o arq ser um winrar eu acredito q ele n eh. Ele me parece ser um arq criptografado.
Marcos Roberto
NetService Software
Responder