Página 1 de 2

Servidores Linux

Enviado: 06 Mar 2015 10:35
por Itamar M. Lins Jr.
94% del top 500 de supercomputadoras del mundo corre con Linux.
http://paraisolinux.com/top-500-superco ... ras-linux/

E tem gente que acredita que Windows é a melhor resposta.
Nunca rodou o Harbour no LINUX, não sabe o que é SSH, Puty...milhares de opções gratuitas, muitas vezes melhores que as opções pagas.
Servidor de Bancos de Dados e HTML, Apache com Postgres estão resolvendo com louvor muitos problemas e isso exige apenas estudo de quem quer fazer...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 06 Mar 2015 16:03
por Maligno
Por outro lado, a esmagadora maioria dos computadores dos usuários finais rodam Windows. Linux nunca foi ameaça pra MS nesse segmento, que é imensamente mais lucrativo. A parada do Linux sempre foi servidores. Não há novidade nisso.

Aliás, muitos desenvolvedores (eu no meio) nem pensam em desenvolver algo para Linux. Seria perda de tempo e dinheiro.

Servidores Linux

Enviado: 06 Mar 2015 16:50
por Itamar M. Lins Jr.
Android ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 06 Mar 2015 17:24
por Itamar M. Lins Jr.
Apenas p/ constar, nós todos em um futuro bem próximo, usaremos tablets e smartphones no balcão da loja.
Hoje meu cenário é computadores desktop no atendimento, mas eu já estou mudando tudo p/ tablets e smartphones.
https://www.youtube.com/watch?v=wIh-qoCt8pI
Lembrando que podemos acoplar teclados e leitores de códigos nos tablets e alguns smartphones fazem leitura dos códigos de barras.

Ai no sul, os terminais estão sendo substituídos por smartphones e ou tablets.
Na digitação das outras coisas por exemplo itens do estoque, hoje importamos a NFe (XML) com pequenos aperfeiçoamentos estamos diminuindo a quantidade de informações a serem digitadas.

E grandes lojas de vendas(eletrônicos) Lojas Maia/Ricardo Eletro... já usam LINUX massivamente no Desktop, isso ainda é muito pouco e ainda podemos observar que a M$ domina esta área. Mas no meu ponto de vista será tudo questão de tempo, toda vez que ela cobra que começa a fiscalização do SO dela no desktop aumenta a migração p/ linux.

http://www.extremetech.com/mobile/19981 ... en-arrives

Quem pode competir com o Software Livre ?

A M$ já não está abrindo seus códigos ? Procurando se ajustar p/ essa nova realidade ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 12 Mar 2015 15:33
por Maligno
Android ?
Me referia especificamente a desktops/notebooks. :)
Ai no sul, os terminais estão sendo substituídos por smartphones e ou tablets.
Não generalize. Nunca nem ouvi falar dessa tendência. Se pudesse visitar os bancos daqui você não veria ninguém usando tablets/smartphones. Mas veja: há sim uma tendência entre consumidores finais em não adquirir desktop/notebook e sim smartphone, pois ele torna mais prático para o pouquíssimo que usam.
Mas na indústria e comércio o papo é diferente. Só mesmo em algumas tarefas muito específicas dá pra usar algo que não tenha mouse/teclado físico.
E grandes lojas de vendas(eletrônicos) Lojas Maia/Ricardo Eletro... já usam LINUX massivamente no Desktop, isso ainda é muito pouco e ainda podemos observar que a M$ domina esta área. Mas no meu ponto de vista será tudo questão de tempo
O Linux já tem uns 20 anos e sempre ouvimos isso. Esse futuro está difícil de chegar. Esse é justamente o maior entrave para que as grandes empresas desenvolvam para Linux aquilo que já existe pra Windows há muito tempo. O Linux é ótimo. O problema está na parte GNU (o shell), que nem se compara ao Windows. Há quem diga que o problema é justamente por ser código aberto. Compreensível.

O único SO unix-Like que realmente vale a pena e compete em pé de igualdade com o Windows é o MacOS X, que nada tem a ver com Linux, e é proprietário. Mas a Apple fez com software o mesmo que sempre fez com hardware: se fechou. Com o abandono do PowerPC em favor da tecnologia Intel, houve uma expectativa de que a Apple, enfim, entrasse no mundo dos PCs Intel, mas isso não aconteceu e talvez nunca aconteça.

Servidores Linux

Enviado: 12 Mar 2015 18:16
por Itamar M. Lins Jr.
Não generalize. Nunca nem ouvi falar dessa tendência.
Olhe estes dois vídeos por exemplo!



https://www.youtube.com/watch?v=4ZTyKSnZREQ

Adeus desktop!!! Restaurantes já era, veja a nova tendência.

É android ? não necessariamente, mas é um mercado que o Android domina.


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 12 Mar 2015 18:52
por Itamar M. Lins Jr.
Venda móvel!
Tem outros vídeos do governo, que o próprio smartphone tem a leitora de Cartão de crédito, e dispara o scanner p/ ler o código de barras do produto.
Veja o aparelho a partir de 2:13 minutos de vídeo.



Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 13 Mar 2015 19:42
por Maligno
Adeus desktop!!! Restaurantes já era, veja a nova tendência.
Desculpe, mas acho que você me entendeu mal. Você estava (ainda parece estar) generalizando ao afirmar essa tendência para tudo.

Essa aplicação mostrada no primeiro vídeo (nem vi o segundo) atende um segmento de mercado em que essa redução de hardware, além de não ser novidade nenhuma (já existe há 10 anos ou +), faz o que deve ser feito de forma simples, rápida e econômica. Não discordo. Discordo apenas do seu exagero. Há segmentos que não podem prescindir do teclado/mouse/monitor. Isso é fato.

Aliás, uma curiosidade: ninguém desenvolve software para smartphone usando smartphone ou mesmo tablet. Usam o que???? :-)

E SO é outro papo, mas não há nenhum forte indício de que a MS deixe de dominar tão cedo o segmento de desktops/notebooks. Outro fato. Android é ótimo. Mas para smartphones (e congêneres). Por enquanto. Qualquer coisa que se afirme em contrário é mera especulação ou "chute".

No resumo e pra finalizar: cada segmento aproveita o que de melhor a tecnologia atual pode oferecer, a fim de reduzir custos e maximizar o conforto.

Servidores Linux

Enviado: 14 Mar 2015 14:57
por Itamar M. Lins Jr.
Você estava (ainda parece estar) generalizando ao afirmar essa tendência para tudo.
Eu não disse que o desktop irá acabar.
Eu estou mostrando que as aplicações para dispositivos móveis serão bem maiores se já não é, do que aplicações p/ desktop.
E neste caso o LINUX está mais em evidencia.
No caso do restaurantes será um CPU(desktop) para vários dispositivos móveis, SmartPhones ou Tablets que os garçons usam, nesta proporção o LINUX já é mais utilizado.
Então podemos observar que a tendência que se iniciou segundo suas informações há mais de 10 anos, continua... Motivo pelo qual o LINUX já é mais executado(usado) do que o WINDOWS, nestes segmentos.
Aliás, uma curiosidade: ninguém desenvolve software para smartphone usando smartphone ou mesmo tablet. Usam o que???? :-)
Sim. Não apenas windows, neste caso tem Linux/MacOS X/Windows... Isso depende, eu uso Windows apenas como SO mas não uso a linguagem da M$.

E as outras áreas estão sofrendo adaptações todas elas(vendas/coletas/etc) p/ descartar os computadores(desktop) pois estão ficando obsoletos.
O que chamamos de NUVEM por exemplo, a tendência é usarmos mais as aplicações e linguagens (ANDROID)GLP/LGPL, do que pagar a M$ por isso. Onde ficará os dados sim, podemos alugar o HOST, mas não necessariamente os serviços da M$. Veja as linguagens utilizadas a C# não é TOP. E a M$ já abre seus códigos...
Há segmentos que não podem prescindir do teclado/mouse/monitor. Isso é fato.
Mas não necessariamente usar exclusivamente as coisas da M$ p/ tudo, é mais o sistema operacional que usamos pois a M$ já perdeu no principal que é dispositivos móveis e linguagens.
Ela ainda domina apenas nesta área e irá continuar assim por algum tempo, pois o desktop(Office...) não é o alvo principal do LINUX, pois já existem soluções prontas, desde muito tempo, e ninguém quer ficar reinventado a roda, agora para as novas tecnologias é o que estamos observando é a disputa acirrada das grandes marcas e ninguém está querendo bancar o outro, no caso em questão usar apenas aquele SO ou aquela linguagem, todos estão procurando usar ferramentas neutras.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 14 Mar 2015 16:11
por Itamar M. Lins Jr.
...nem pensam em desenvolver algo para Linux.
Esse, é um conceito que eu não tenho.
Eu não penso em desenvolver nada apenas p/ Linux nem p/ Windows(neste contexto) Eu procuro desenvolver p/ meu sustento o que for mais viável tanto faz ser Linux ou Windows. E acredito que as novas mentes pensem dessa forma também, hoje procuramos desenvolver coisas de forma mais universal. Por exemplo temos a linguagem JAVA, Harbour, Perl, PHP, etc... que roda em diversos OS´s, estamos usando padrões universais, HTML5, SQL ANSI, xBase... Nada que seja domínio de uma só empresa.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 14 Mar 2015 16:25
por Itamar M. Lins Jr.
já perdeu no principal que é dispositivos móveis

Aqui uma outra observação, antigamente não tínhamos celulares/tablets, só PC.(Personal Computer)
Principal, aqui me refiro a quantidade, e não de importância p/ quem usa.
Se ainda o PC/NoteBook arrecada mais dinheiro, venda do Windows+Office, do quê os dispositivos móveis eu não tenho essa informação.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 14 Mar 2015 20:20
por JoséQuintas
Sinceramente, o que estranhei foi justamente os 6% usando Windows.

Os supercomputadores não usaram sempre Linux?

Servidores Linux

Enviado: 15 Mar 2015 00:02
por Itamar M. Lins Jr.
El dato claro es que 469 de las mas poderosas y rapidas computadoras del mundo estan corriendo con Linux. Y solo 3 con Windows y ninguna dentro del top 100.
Como sempre não lê...tststststs
Onde está na matéria que os outros 6% usam apenas windows ?
Os supercomputadores não usaram sempre Linux?
Onde está essa informação ? Se o Linux é mais novo do que windows ?
A tecnologia Windows(NT) destronou a SCO, Novell... em servidores e perdeu p/ o Linux quando esse surgiu. Pelo menos foi assim que pude ver de lá pra cá.

E agora achamos o windows em apenas 3 servidores ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Servidores Linux

Enviado: 15 Mar 2015 03:58
por JoséQuintas
Como sempre não lê...tststststs
Onde está na matéria que os outros 6% usam apenas windows ?
O que interessa não é isso, tanto faz, pode ser até meio porcento. O principal é sobre o Windows entrar nessa pesquisa.
Antes era somente Unix original, depois entrou o Unix-like chamado Linux, por ser grátis.

Onde está essa informação ? Se o Linux é mais novo do que windows ?
Linux, Xenix, Unix, tanto faz. Dá no mesmo. É tudo considerado Unix like.

Retirado do site Unix & Linux Exchange:
Unix & Linux Stack Exchange is a question and answer site for users of Linux, FreeBSD and other Un*x-like operating systems..
Onde está essa informação ? Se o Linux é mais novo do que windows ?
A tecnologia Windows(NT) destronou a SCO, Novell... em servidores e perdeu p/ o Linux quando esse surgiu. Pelo menos foi assim que pude ver de lá pra cá.
E agora achamos o windows em apenas 3 servidores ?
Agora viajou de vez.
O texto fala de supercomputadores. Isso não tem nada a ver com servidores de arquivo ou rede Novell.
E quando a Novell foi destronada, nem existia o Windows NT, mas isso também não tem nada a ver com o assunto de supercomputadores.

Aliás... errou logo no primeiro post, ao chamá-lo de servidores Linux, quando se trata de supercomputadores.
top 500 de supercomputadoras del mundo
A propósito, a top possui 560.640 cores, isso mesmo, mais de 560 mil cores.
Estranhamente, a segunda possui 1.572.864, mais de um milhão de cores.
A última da lista, coitadinha, tem só 13.560 cores.

Os supercomputadores existem muito antes de existir o Windows, e o Windows não começou como servidor.
Como eu disse, estranho existir Windows na lista de SOs utilizados.

Servidores Linux

Enviado: 15 Mar 2015 12:32
por Itamar M. Lins Jr.
Quanta tolice! Até parece briguinha de colégio. Meu caro eu uso qualquer um p/ mim tanto faz. Mas esconder a verdade ?

Quer dizer que o windows está ganhado terreno? já é usado em 3 computadores e pelo que vc está informando não era usado em nenhum.

É o Linux que se cuide então, porque é velho ? Um OS que surgiu em 1990 ? velho ?
In October 1991, Windows NT received its first public demonstration at COMDEX;
Artigo sobre Novell 1996.
http://www.clubedohardware.com.br/artig ... etware/187
Pouco tempo depois a M$ abocanhou o mercado da Netware(Novell). (era mais barato, tinha mais técnicos...)

E que a M$ não perdeu terreno em servidores de internet e banco de dados p/ o Linux, hoje na NET tudo roda ISS com Windows 8, e MSSQL.

Ninguém usa APACHE, nem Postgress...nem usa Linux...
Servidores Windows
Os servidores baseados em Windows garantem uma boa interação com aplicações desenvolvidas em linguagens e tecnologias específicas da Microsoft® tais como: ASP, ASP.Net, Access, Visual Basic Scripts etc.
Servidores Linux
Os servidores baseados em Linux são os mais utilizados devido a robustez, estabilidade e grande capacidade para gerir e processar grandes quantidades de tráfego simultâneo sem falhas, o que na prática representa um tempo maior de “Uptime”, ou seja, mais tempo com o site “no ar”; o que se traduz em mais satisfação com o serviço prestados, e maiores possibilidades de negócios para as empresas.
A confiabilidade, a robustez e o alto desempenho são razões mais do que suficientes para colocar os servidores baseados em Linux na dianteira da preferência dos clientes de hospedagem no Brasil e no mundo. Hoje eles representam mais de 75% dos servidores do mundo.
Informação importante para o Programador
Se sua linguagem preferencial de programação é PHP, PHYTON, RUBY ON RAILLS com banco de dados MySQL o ideal é contratar um plano de hospedagem de sites Linux que trabalha de forma mais eficiente com estas linguagens.
Se pretende instalar sistemas baseados em ASP você deve contratar um plano de hospedagem de sites Windows.
Fonte:
http://www.grupomeb.com.br/windows_linux.html

Ai fica difícil.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.