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Campo Memo

Enviado: 10 Mai 2015 13:14
por Josmar dos Santos
Bom dia pessoal. Gostaria de saber se existe alguma maneira de incluir dados no campo "memo", e após salvar a última edição, o usuário não poderá mais alterá-lo.
Vou explicar melhor: O usuário abre uma Ordem de Serviço de Mecânica. Ele gosta de anotar todas as ocorrências que ocorrem na manutenção do veículo (Compra de peças, Funilaria, Contatos com o cliente, etc.) Resumindo, ele faz um histórico no campo "memo" sobre os serviços e contatos com o cliente realizados nessa ordem. O que ele quer na verdade é: Ele só poderá fazer apenas novas inclusões no campo memo, os anteriores uma vez gravados não poderão ser mais alterados. Ele quer mais segurança nas informações anotadas no mesmo.

Será que deu para entender? O negócio é meio confuso de se expressar...rs.rs.rs

Josmar

:xau

Campo Memo

Enviado: 10 Mai 2015 21:24
por Pablo César
A cada nova edição, eu abriria uma nova variável e adicionaria ao conteúdo do arquivo existente.

Campo Memo

Enviado: 10 Mai 2015 22:45
por rochinha
Amiguinho,

Aceite também a dica deste velhinho aqui.

Históricos nunca são somente isto. Alguns extras podem aparecer com o tempo como peculiaridades relacionadas a cada histórico.

Já que voce está tratando de armazenar as informações de soluções dadas a um certo problema é melhor que voce crie uma tabela extra e vinculada para armazenar o histórico relacionado.

Quem sabe com o tempo voce queira dar mais definições ou até filtrar os históricos através de alguma palavra-chave.

Ordens de serviço nunca armazenam somente a solução, mas também criam o know-how de soluções e depois de muito tempo e muitos dados armazenados, pode acontecer de ter de pesquisar sobre uma solução a um velho problema que voltou a aparecer.

Campo Memo

Enviado: 11 Mai 2015 09:09
por Eolo
Concordo plenamente com o Rochinha. Guardar peças e serviços dentro de um campo memo é criar uma armadilha em que vc vai cair num futuro bem próximo. Mais sensato é parametrizar tudo o que pode vir a ser objeto de pesquisa.

(usar o Memo assim é como abandonar a agenda de telefones de um iPhone e anotar todos os nomes e telefones dentro do app Notas...)

De qualquer forma, se você quer mesmo usar o MemoEdit, é só setar o parâmetro "iEditMode" conforme desejado:
- com .T., é dado acesso para leitura e escrita (a ser adotado somente quando o usuário for o Administrador).
- com .F., o acesso é limitado a leitura (a ser adotado para outros usuários).

Campo Memo

Enviado: 12 Mai 2015 19:21
por JoséQuintas
E pra completar:
Já que é pra segurança, antes que o cliente peça, já inclua em cada anotação a data, hora, e nome da pessoa que fez a anotação.


E se quiser expandir o uso, coloque também um campo pra indicar a que se refere a anotação (ou arquivo)

ARQUIVO, C, 10
CODIGO, C, 10
ANOTACAO, C, 100
DATA, D, 8
HORA, C, 8
USUARIO, C, 10

O campo adicional, é se quiser usar ocorrências pra OS, financeiro, pedidos, cadastros, estoque, etc., ficando tudo em um único arquivo, e filtrando pelo campo ARQUIVO + CODIGO

Uso assim no meu sistema.
E registro também tudo que for alterado.
Qualquer dúvida, só olhar ocorrências e pronto.

No caso de um módulo de assistência técnica que tenho, o pessoal registra até ligações feitas ao cliente.
É que tem etapas de orçamento, consultar fornecedor, consultar peças, ligar para o cliente pra ver se aprova orçamento, etc. etc.
Parece que não, mas às vezes as anotações vão longe.
Até mesmo ligar para o cliente avisando que tá pronto, mas o cliente não atende...
Depois o cliente reclama que não avisaram, tá tudo anotado.

Também pode ter anotação que estava com tela riscada, pedaço faltando, que alertou sobre outro defeito mas o cliente não se importou, etc. etc.

É bem melhor deixar ilimitado.