Página 1 de 1

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 12 Mai 2015 14:12
por h1e1
Estou com dificuldade de achar os objetos que o FiveWin usa.
Tem um lugar que lista todos os componentes dez do Dialog até como criar uma linha na tela?

Abraço.

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 12 Mai 2015 17:18
por Kapiaba
oFont, oBrush, oIco, oDlg, oWnd, oImg, oSay, oGet, etc

Quanta a Linha, não entendi a pergunta.

Seria,

Código: Selecionar todos

LOCAL cSay :=  "Objeto Say do Dalogo"

@LIN, COL SAY oSay VAR cSay  OF oDlg FONT oFont COLOR CLR_HRED, CLR_WHITE TRANSPARENT
Lembrando que você pode fazer a mesma coisa, usando RECURSOS(RESOURCES) com WORKSHOP.EXE ou PELLESC.EXE

abs.

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 12 Mai 2015 17:24
por Kapiaba

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 13 Mai 2015 09:32
por Euclides
Olá h1e1!
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 18 Mai 2015 09:58
por h1e1
Euclides escreveu:Olá h1e1!
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides
Obrigado Euclides, já até ajudou saber quais são os parâmetro de cada objetos também.

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 18 Mai 2015 11:05
por h1e1
Um dúvida nova que não achei :p

Nos campos tem como colocar um placeholder igual do input do HTML?

E como mudar de font? ^^'

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 18 Mai 2015 17:16
por Euclides
Olá!
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10

Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont

Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)

Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 19 Mai 2015 13:36
por h1e1
Euclides escreveu:Olá!
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10

Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont

Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)

Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides
Não funcionou nenhum dos dois jeitos :s

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 19 Mai 2015 14:41
por Euclides
Olá!
Do post anterior: "Verifique a sintaxe exata na documentação"
... mas vamos lá... modificando o programa \FWH\SAMPLES\TESTGET.PRG

Código: Selecionar todos

   DEFINE DIALOG...
   ...
   @ 1,    6 GET oGet VAR cCad OF oDlg SIZE 60, 10 COLOR "W/G" PICTURE "@K"
   oGet:cTooltip:="XXX"			//  E.C
   ...
   ACTIVATE DIALOG
Colocando o cursor em cima de "Testing ", a imagem do diálogo...
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=Hdw0xWPe
(precisa se cadastrar no 4shared - é grátis)
[]'s Euclides

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 19 Mai 2015 16:17
por Kapiaba
Compile com BUILDX TESTE - Salve como TESTE.PRG

Código: Selecionar todos

#Include "FiveWin.ch"

FUNCTION Main()

   LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
   LOCAL lTest := .T.
   LOCAL nTest := 1234567

   DEFINE FONT oFnt  NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00,  14 BOLD
   DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

   DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
          FROM 2, 2 TO 11, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT

   oDlg:lHelpIcon := .F.

   @ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
             UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

   @ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
            PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont      ;
            COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE

   oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )

   @ 2.5, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) DEFAULT

   oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"

   @ 2.5, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL

   oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"

   SET FONT OF oBtn   TO oFont
   SET FONT OF oSaida TO oFont

   ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

   // Close the fonts
   oFont:End()
   oFnt:End()

RETURN NIL

//----------------------------------------------------------------------------//
Abas

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 21 Mai 2015 14:19
por h1e1
Kapiaba escreveu:Compile com BUILDX TESTE - Salve como TESTE.PRG

Código: Selecionar todos

#Include "FiveWin.ch"

FUNCTION Main()

   LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
   LOCAL lTest := .T.
   LOCAL nTest := 1234567

   DEFINE FONT oFnt  NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00,  14 BOLD
   DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

   DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
          FROM 2, 2 TO 11, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT

   oDlg:lHelpIcon := .F.

   @ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
             UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

   @ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
            PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont      ;
            COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE

   oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )

   @ 2.5, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) DEFAULT

   oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"

   @ 2.5, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL

   oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"

   SET FONT OF oBtn   TO oFont
   SET FONT OF oSaida TO oFont

   ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

   // Close the fonts
   oFont:End()
   oFnt:End()

RETURN NIL

//----------------------------------------------------------------------------//
Abas
Está funcionando, mas aparece um balãozinho informando o campo.
No caso tem como criar o campo igual o campo de busca do forum, que já vem escrito "busca" na caixa, depois que clicado, ele some para digitar?

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 21 Mai 2015 15:18
por Kapiaba

Código: Selecionar todos

#Include "FiveWin.ch"

FUNCTION Main()

 LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
 LOCAL lTest := .T.
 LOCAL nTest := 1234567, oBusca, cBusca := "Busca:" + SPACE(44)

 DEFINE FONT oFnt NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, 14 BOLD
 DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

 DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
     FROM 2, 2 TO 14, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT

 oDlg:lHelpIcon := .F.

 @ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
      UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

 @ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
      PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont   ;
      COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE

 oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )

 @ 2.45, 2.60 SAY "Busca:" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
      UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

 @ 3.50, 2 GET oBusca VAR cBusca SIZE 120, 13 OF oDlg PICTURE "@!" UPDATE ;
          FONT oFont COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE                          ;
          VALID( BUSCA_OQUE( cBusca ) )

 oBusca:cToolTip := OemToAnsi( "Digite o Que Queres Procurar" )

 /*
 P.S.:
 Como nao sei se o seu favewin e oficial, nao posso mostrar como fazer.
 Mas posso dar uma dica, em \samples\testget3.prg tem como por a lupa
 o botao, Action, etc. Todas a minhas buscas sao iguais a busca do forum.
 */

 @ 4.0, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
          ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) )

 oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"

 @ 4.0, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
           ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL

 oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"

 SET FONT OF oBtn TO oFont
 SET FONT OF oSaida TO oFont

 ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

 // Close the fonts
 oFont:End()
 oFnt:End()

RETURN NIL

FUNCTION BUSCA_OQUE( cBusca )

  IF GETASYNCKEY( VK_UP ) // seta para cima, retorna ao get anterior.
     RETURN( .T. )
  ENDIF

  IF EMPTY( cBusca )
     ? "Digite alguma coisa..."
     RETURN( .F. )
  ENDIF

  ? "VOCE QUER BUSCAR: ", cBusca

  /*
  SELECT SEUBANCO
  SET ORDER...

  SEEK cBusca

  IF FOUND()
     ? "ACHEI, LEGAL!!"
  ELSE
     ? "QUE PENA, QUE PENA... ELA JA NAO E MAIS A MINHA PEQUENA... KKKK"
     RETURN( .F. )
  ENDIF
  */

RETURN( .T. )

// FIM DO PROGRAMA

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Enviado: 21 Mai 2015 15:27
por Kapiaba
Em tempo: Para limpar o GET, "Caixa" como diz você, basta dizer ao Five: oBusca:Refresh().

abs.