Página 1 de 1

Iniciação ao HMG e Compilação

Enviado: 20 Jul 2015 13:05
por Araújo
Srs,
Finalizei o processo de migração do clipper 5.2e para Harbour, e saindo de NTX para CDX. Estabilizei todas as rotinas... Muito bom o resultado!..
Superado esta etapa, estou iniciando a repaginação do sistema para o modo gráfico e optei pela HMG Unicode. Gostei da IDE, mas estou tendo algumas dificuldades iniciais:
1. Dado a instalação do HMG em diretório separado, como faço para que os diretórios das libs e arquivos ch sejam considerados no arquivo de compilação que estou usando chamando meu arquivo hbp?;
2. Tem algum exemplo de como manter parte do sistema em visual gráfico e parte em modo console?.. por exemplo: pretendo repaginar o sysmenu principal, mas manter as funcionalidades em modo console. Desta forma consigo administrar melhor o processo de migração;
3. Iniciei um novo projeto na IDE do HMG 4, mas não identifiquei como acrescentar os DBFs que tenho ao projeto. A IDE me permite criar, mas não consigo adicionar os arquivos do sistema. Tem como fazer isso?!..

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Araújo

Iniciação ao HMG e Compilação

Enviado: 21 Jul 2015 08:57
por Toledo
Araújo escreveu:1. Dado a instalação do HMG em diretório separado, como faço para que os diretórios das libs e arquivos ch sejam considerados no arquivo de compilação que estou usando chamando meu arquivo hbp?;
Amigo, um detalhe importante é saber como você está compilando o programa? Usa a IDE HMG para compilar? Ou usa o HBMK2?
Araújo escreveu:2. Tem algum exemplo de como manter parte do sistema em visual gráfico e parte em modo console?.. por exemplo: pretendo repaginar o sysmenu principal, mas manter as funcionalidades em modo console. Desta forma consigo administrar melhor o processo de migração;
Para mim a HMG não foi desenvolvida para mesclar modo console com modo gráfico, apesar de já ter visto algo assim, mas o resultado não é dos melhores.
Aqui no fórum tem um Amigo nosso que está nesta batalha em mesclar telas gráficas com modo console utilizando a HMG, então ele pode te ajudar melhor, veja este tópico:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=16153
Araújo escreveu:3. Iniciei um novo projeto na IDE do HMG 4, mas não identifiquei como acrescentar os DBFs que tenho ao projeto. A IDE me permite criar, mas não consigo adicionar os arquivos do sistema. Tem como fazer isso?!..
Amigo, esta versão 4 da HMG foi abandonada, então é aconselhável você instalar uma versão que ainda está ativa, no caso a mais recente é a HMG 3.4.1. Sobre como acrescentar os DBFs, olha eu nunca fiz isto na IDE da HMG e acho que não deve ter opção pra isto não, você tem que fazer via programação mesmo, dentro do seu código (PRG).
[Editado] Entrei agora na IDE da HMG 3.4.1 e vi uma aba chamada Tables, deve ser ai.

Abraços,

Iniciação ao HMG e Compilação

Enviado: 21 Jul 2015 14:25
por Araújo
Toledo escreveu:Amigo, um detalhe importante é saber como você está compilando o programa? Usa a IDE HMG para compilar? Ou usa o HBMK2?
Estou usando o hbmk2!...
Toledo escreveu:Para mim a HMG não foi desenvolvida para mesclar modo console com modo gráfico, apesar de já ter visto algo assim, mas o resultado não é dos melhores.
Aqui no fórum tem um Amigo nosso que está nesta batalha em mesclar telas gráficas com modo console utilizando a HMG, então ele pode te ajudar melhor, veja este tópico:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 45&t=16153
Ok!... vou dar analisada na experiência dele!... caso não tenha jeito, ficará bastante difícil migrar o sistema aos poucos!...
Toledo escreveu:Amigo, esta versão 4 da HMG foi abandonada, então é aconselhável você instalar uma versão que ainda está ativa, no caso a mais recente é a HMG 3.4.1. Sobre como acrescentar os DBFs, olha eu nunca fiz isto na IDE da HMG e acho que não deve ter opção pra isto não, você tem que fazer via programação mesmo, dentro do seu código (PRG).
[Editado] Entrei agora na IDE da HMG 3.4.1 e vi uma aba chamada Tables, deve ser ai.
Onde baixo esta versão?!.. pois a que tenho baixei desta url: http://sourceforge.net/projects/hmg/