Problema de execução pelo ícone.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mario Mesquita »

Boa tarde.

Um programa meu que roda em Windows XP simplesmente parou de executar ao se chamar pelo ícone. Mas roda pelo DOS e pelo Windows Explorer.

O cliente disse que essa noite baixou uma atualização do XP. Depois disso, não roda nada que tenho em 16 bits.

Alguém já se deparou com esse problema? Alguma solução?

Desde já agradeço a ajuda.

Saudações,
Mario.
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Se o problema ocorreu após a atualização do Windows XP, algum arquivo/comando foi executado e esta ocasionando o problema.Verifique
no atalho do programa -> PROPRIEDADES -> MEMORIA verifica se a XMS e DPMI estão ativadas.

Verifique o CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT se não tiveram alterações que possam desativar o ambiente necessário para os 16Bits.
Até+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Olá, Andril.

Os .NT eu verifiquei e estão normais, com as variáveis FILES, BUFFERS e SET CLIPPER normais.

As outras configurações, confesso que não conheço. Na verdade, não me lembro de ter me deparado com um evento como esse. Imaginei que fosse algum programa anti vírus ou anti phishing que tivesse reconhecido o programa como tal.

Essas atualizações são uma praga pois modificam o setup do windows às vezes e prejudicando algo.

Como dou suporte remoto, posso verificar esses ítens amanhã na máquina do cliente.

Obrigado pela ajuda.

Saudações,
Mario.
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá Pessoal,

Também penso que seja em função da atualização, e nesse caso é manter a atualização automática ativada e aguardar a correção na próxima.

Nota: Precisa ter certeza também que o seu cliente não imterrompeu a atualização. Quando isso acontece as vezes surgem problemas também, mas igualmente nas próximas tudo volta ao normal.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Um programa meu que roda em Windows XP simplesmente parou de executar ao se chamar pelo ícone. Mas roda pelo DOS e pelo Windows Explorer.
O cliente disse que essa noite baixou uma atualização do XP. Depois disso, não roda nada que tenho em 16 bits.
Confesso que não entendi:

1. o programa “parou de executar ao se chamar pelo ícone”. Então, quer dizer que, pelo ícone, não roda.

2. “mas roda pelo DOS e pelo Explorer”. Opa, então roda. Só não roda pelo ícone, certo?

3. “depois disso {update do Windows], não roda nada de 16 bits”. Uai, se roda pelo DOS e pelo Explorer, como é que não roda nada de 16 bits?

Eu tenho o XP, com todas as atualizações instaladas, inclusive com o "macete" do WEPOS e POSReady 2009 (que dá sobrevida nos updates do Windows), e não tive/tenho nenhum problema. Continua rodando 16 bits normalmente, seja no DOS, no Explorer ou via atalho.
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Duda 'Sgluber' »

Mario,

pensei em algo bem banal, mas "vai que...": já tentou criar um novo atalho a partir do executável? Ou então criar um novo atalho via botão direito do mouse na área de trabalho (Novo -> Atalho)?
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada! :-)
paiva_dbdc
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por paiva_dbdc »

delete e crie outro

comigo ja aconteceu VARIAS vezes do atalho chamar um exe ANTIGO

o WIN deve criar um outro lugar ou alguma imagem (rs)

se outro atalho NAo funcionar

renomeie o EXE e crie uma atalho para ele.

Paiva
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Depois disso, não roda nada que tenho em 16 bits.
Duda e Paiva, também pensei nisso, mas não mencionei porque o Mário diz que "não roda nada que tenho em 16 bits".

Isso quer dizer o que?

É só um EXE cujo ícone não funciona ou esse "nada que tenho em 16 bits" se refere a mais coisa, outros programas?
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Bom dia a todos!

Vamos por partes:

Andril: As configurações de memória estão normais, comparando com a de outra máquina.
Mas não roda. Ao clicar no ícone não acontece nada. Só executa pelo prompt ou pelo Windows Explorer.

Jairo: Segundo o cliente, houve sim uma interrupção da atualização.
Então seria o caso de aguardar a próxima? Enquanto isso ele vai chamando pelo Explorer mesmo?
Notei que ele busca o CONFIG.NT e o AUTOEXEC.NT, então não haverá perda de performance?

Eolo: É isso, a gente clica no ícone e nada ocorre. Só roda pelo prompt ou pelo Explorer.
Talvez o Jairo tenha razão, uma atualização mal concluída prejudicou algo na execução do programa.

Duda e Paiva: Fiz isso tudo: Copiei a pasta toda e fiz ícone. Nada. Troquei o nome do EXE, refiz o ícone...nada.
Pra mim, deu algo errado na atualização do Windows.
A dica do Jairo talvez seja a melhor, pro cliente não ter que derrubar e reistalar tudo.

Se alguém tiver algo a mais, agradeço, essa me pegou mesmo...

Obrigado a todos e desde já agradeço algo mais que alguém puder propor.

Saudações,
Mario.
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Eolo,

Eu tenho uns programas de apoio, DBU, essas coisas. Tudo na mesma pasta onde fica o sistema em questão.

Sds
Mario.
Duda 'Sgluber'
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Duda 'Sgluber' »

Mario Mesquita escreveu:...
Se alguém tiver algo a mais, agradeço, essa me pegou mesmo...

Obrigado a todos e desde já agradeço algo mais que alguém puder propor.
...
Hummm... ao invés de um atalho diretamente para o EXE, que tal um BAT para o EXE? E depois um atalho para o BAT, claro!
Comecei pra valer nos tempos do MSX e nunca mais parei... grande caminhada! :-)
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Jairo: Segundo o cliente, houve sim uma interrupção da atualização.
Então seria o caso de aguardar a próxima? Enquanto isso ele vai chamando pelo Explorer mesmo?
Se a "proteção do sistema" estiver ativa, quem sabe resolve se restaurar o sistema pra um ponto antes do update abortado?
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Faz um ZIP com o Atalho do seu programa, o CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT (estes estão dentro da pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32) e anexa no post. Se tiver mais de uma partição que tenha o Windows instado, crie um zip para cada uma.

Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Boa tarde!

Duda, tentei isso do .BAT também, sem sucesso.

Andril, estou chamando o cliente para me dar acesso e buscar os arquivos. Pegando, coloco aqui.

Agradeço ao apoio, galera!

Sds,
Mario.
EduardoSPno
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por EduardoSPno »

Caro amigo, tive o mesmo problema em vários clientes e resolvi da seguinte forma:

1. Crie na pasta onde esta o seu sistema um arquivo .BAT por exemplo SISTEMA.BAT
2. Dentro dele apenas chame o executavel por exemplo SISTEMA.EXE

Código: Selecionar todos

sistema.exe
3. Apague o icone anterior
4. Crie o icone do arquivo .BAT no exemplo SISTEMA.BAT e não apenas substitua o .exe pelo .bat, pois o PIF do icone continuará ativo. Portanto exclua o icone e crie outro puxando direto o SISTEMA.BAT

prontinho, tudo rodando ..

Com certeza houve problemas na atualização do WINXP, pois tive em pelo menos 10 clientes o msm problema ..

Abraço ..
Responder