Página 1 de 1

GTIN adiado

Enviado: 31 Ago 2017 19:28
por JoséQuintas
30/08/2017 - Atenção: Alteração dos prazos para início da validação dos códigos GTIN
Informamos que em decorrência de dificuldades operacionais que impediram a integração do Cadastro Centralizado de GTIN com os ambientes de autorizações de NF-e das Secretarias de Fazenda, a Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE), em reunião preparatória da 166º. Reunião Ordinária  do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), ocorrida no dia 30/08/2017, decidiu encaminhar para o referido colegiado, proposta de alteração dos prazos para início da validação dos códigos GTIN, definidos nos Ajustes SINIEF 06/2017 e 07/2017.  Sendo assim, registramos que a aplicação das regras de validação só sera efetivada após a análise da proposta das novas datas sugeridas ao Conselho Nacional de Política Fazendária.


Assinado por: Coordenação Técnica do ENCAT
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/in ... =false#464

GTIN adiado

Enviado: 02 Set 2017 11:08
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
Fui pesquisar na NET... O que é GTIN ?
O que é o GTIN?

O GTIN, sigla de Global Trade Item Number é um identificador para itens comerciais desenvolvido e controlado pela GS1, antiga EAN/UCC.

Os GTINs, anteriormente chamados de códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos.

O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados. GTIN é um termo "guarda-chuva" para descrever toda a família de identificação das estruturas de dados GS1 para itens comerciais (produtos e serviços).

Os GTINs podem ter o tamanho de 8, 12, 13 ou 14 dígitos e podem ser construídos utilizando qualquer uma das quatro estruturas de numeração dependendo da aplicação. O GTIN-8 é codificado no código de barras EAN-8. O GTIN-12 é mais utilizado no código de barras UPC-A, o GTIN-13 é codificado no EAN-13 e o GTIN-14 no ITF-14.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

GTIN adiado

Enviado: 02 Set 2017 12:08
por JoséQuintas
É o código de barras dos produtos, que geralmente ficam nas embalagens.
Nos caixas dos supermercados já é normal fazer uso deles.
Com esse, vai se saber exatamente qual é o produto que está nas notas, nos produtos que contiverem GTIN.

GTIN adiado

Enviado: 06 Set 2017 15:31
por rochinha
Amiguinhos,

Este GTIN seria como um código de produto mundial, podendo o mesmo produto ser vendido internacionalmente obedecendo as regras impostas. Na verdade o EAN já era assim.

A certeza sobre o uso de GTIN é somente uma: controle único. A empresa do Rochinha, criou um produto e vai vendê-lo nacionalmente, então o código definirá tudo sobre o produto no território nacional. Se quiser exportar também poderá pois produtos para exportação precisam deste reconhecimento.

Lógico que isto não é de graça. A anuidade gira em torno dos R$ 600,00(se não estou desatualizado) e dependendo do padrão adotado o GTIN pode comportar no mínimo 999 produtos.

Um cliente meu precisava exportar seus produtos, então lhe falei que deveria se afiliar ao GS1-Brasil e obter a hierarquia de código EAN para seus produtos, 50 na época. Achou caro e viu um camarada que imprimia milheiros por R$ 100,00. O cliente achou mais rentável, mas expliquei que o código hierárquico não teria ligação com a sua empresa e sim com a empresa do camarada ou seja lá o que ele faria para gerar o mesmo.

Disse-lhe que meu sistema gerava EAN, bastando digitar qualquer número sequencial e o resto ele se encarregava, mas a hierarquia definiria informações do cliente e estariam dentro da base do GS1-Brasil. Preferiu não exportar.

Tais regras quanto o controle de GTIN, CEST, CENQ, blábláblá, são boas no que tange tornar nossos sistemas com vinculos mais fortes e específicos. O problema é que num país que adotou a cultura de Gerson(...eu gosto de levar vantagem em tudo...) nossos clientes sempre irão querer uma tecla F7.

GTIN adiado

Enviado: 06 Set 2017 16:18
por JoséQuintas
Bem lembrado: na verdade GTIN é o antigamente era conhecido por EAN.

Sobre a cultura do Gerson....

Se não tiver empresa aberta, nem tem como multar.
Se emitir nota errada, tem muitas opções de levar multa, porque cada vez tem mais exigências.

NFE vai controlar quem? quem emite nota.
Quem não emite, corre o risco de nem ter fiscalização, porque estão considerando que eletronicamente vai fiscalizar tudo.