Página 1 de 4
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 22 Ago 2018 16:01
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
No sistema que desenvolvo eu pego "primeiro" o campo EAN/GTIN para dar entrada no estoque. Só que agora muitas notas começaram a chegar com a frase "SEM GTIN" no lugar, infelizmente o sistema estava com esse "bug" não criado por mim, mas pelo técnico que obrigou a colar essa frase no lugar do código e infelizmente "SEM GTIN" é código e empty() retorna .F.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 22 Ago 2018 16:14
por Fernando queiroz
"SEM GTIN" é obrigatorio na versao 4.00 quando o produto nao tiver um
teria que modificar para tratar isso
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 22 Ago 2018 17:13
por Itamar M. Lins Jr.
Ola!
Pois é!
Só que para qualquer linguagem "SEM GTIN" é um código... Entendeu ? Quanto ao tratamento blz, Muito melhor deixar da forma que estava sem nada.
Agora quem coloca "SEM GTIN" e o produto tiver código ? fica passível de multa ? tudo agora é culpar o sistema...digitador... etc. É só mais um pano pra manga do governo achar mais uma brecha no sistema do contribuinte. Tem muita gente que não digita GTIN etc... o sistema gera um código o digitador só faz colocar a descrição e preço. Não importa XML... nem sabem o que é isso, nem internet tem...
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 22 Ago 2018 17:22
por Jairo Maia
Itamar, também faço a atualização do estoque com base no XML da nota, e se nela estiver vazio ou SEM GTIN, fica como SEM GTIN. Se alguém tentar me culpar, não tem base legal pra isso. Quem fornece o produto é que é responsável por digitar o GTIN. Que acusem o emissor da nota que forneceu o produto.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 22 Ago 2018 18:32
por JoséQuintas
Existe um cronograma de quem é obrigado a informar GTIN, mas em dezembro/2018 todos precisam informar.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 24 Ago 2018 17:38
por Eros
Acho que vocês estão criando briga por coisa pouca. Desde o inicio, fiz uma normalização entre o código do meu produto e o codigo do produto do fornecedor, ainda ligando o código de barras também. Assim, se hoje no XML tem codigo ou SEM GTIN, eu pego o codigo do produto, que tem em todo xml, o codigo do produto do fornecedor.
Enfim, não se trata de armadilha do governo, se trata de planejamento da análise de software. Não existe facilidade em informática, para que algo seja fácil e funcional, antes disso alguém produziu muito para gerar e garantir essa facilidade.
A normalização do cadastro de produtos foi sendo feita, quando o lançamento de entradas no estoque não tinha importação de XML. E hoje, quando o produto é novo e não tem normalização, eu paro a operação e ofereço ao operador a oportunidade dele pesquisar no cadastro, informar e linkar o código do produto dele ao código do produto do fornecedor e se não tiver o produto cadastrado, cadastra na hora, sem perder a transação da importação do xml.
Fez isso uma vez, na próxima importação, não tem mais "stop and go". E quando se tem muito movimento, como uma loja de varejo com grande movimentação, tem as fases de normalização no inicio, depois vai ficando bem automatizado.
Mesmo que haja um cronograma para que se coloque o código de barras nos cadastros e nos XML, ainda vai haver furos, pois nem todos produtos tem código de barras, e o fisco não pode obrigar uma empresa a ter código de barras de seus produtos. Por exemplo, uma empesa que vende areia, brita ? Qual código de barras da areia lavada media ?? Então, você amarrar sua importação pelo código de barras, os riscos de haver furos, sempre vai existir.
Já usando uma normalização para ligar o código do seu produto ao código do produto de seu fornecedor + código do fornecedor, vai ser bem mais difícil de furar, tendo ou não gtin.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 24 Ago 2018 20:25
por Jairo Maia
Olá Erones,
Eros escreveu:Já usando uma normalização para ligar o código do seu produto ao código do produto de seu fornecedor + código do fornecedor, vai ser bem mais difícil de furar, tendo ou não gtin.
Ao ler o XML para atualizar estoque de produtos, não conheço nenhuma outra forma de fazê-lo a não ser vincular o CNPJ do fornecedor e código próprio dele (fornecedor) ao código próprio do meu sistema. Quando isso não existe então é tratado como novo produto.
A discussão aqui é sobre se o fornecedor não colocar na nota o GTIN quando o produto tiver GTIN e furar o cruzamento de dados que breve se iniciará pelas secretarias estaduais.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 25 Ago 2018 13:23
por Eros
Jairo, tudo bem !
Acho que você interpretou-me muito mal... Se puder, dê uma lida nas informações do link:
http://www.contabeis.com.br/artigos/489 ... tim+Portal
Isso pode deixar mais claro a situação ora discutida x o que eu apresentei como uma das soluções possíveis.
O que eu coloquei, não é a unica solução, mas é tão eficiente quanto, ao caso relatado, que suprimiria problemas com Gtin.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 26 Ago 2018 09:44
por JoséQuintas
Voltando ao assunto do tópico....
Quando se trata de campo só pra números, uso a minha função SoNumeros().
No Caso, SoNumeros( "SEM GTIN" ) vai retornar uma string vazia.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 26 Ago 2018 10:22
por Jairo Maia
Quando se trata de GTIN, uso minha função para verificar se o GTIN informado é válido, ou no caso de entrada de estoque se o GTIN lido é valido. Caso retorne Falso coloco "SEM GTIN". A função é um pouco antiga, acho que dá até pra reescrever com funções nativas mais atuais, mas funciona:
Código: Selecionar todos
Func ValidaGTIN( cCodGtin ) // Verica se o código é um código GTIN válido
Local nPosi := 0
Local nDigito := 0
Local nSomatoria := 0
Local aAlgoritmo := {}
Local lRetorno := .F.
aAlgoritmo := { 3, 1, 3, 1, 3, 1, 3, 1, 3, 1, 3, 1, 3 }
cCodGtin := AllTrim( cCodGtin )
If ( Val( cCodGtin ) <= 0 ) .Or. !( StrZero( Len( cCodGtin ), 2 ) $ [08,12,13,14] )
Return lRetorno
Else
nPosi := ( ( 14 - Len( cCodGtin ) ) + 1 )
EndIf
For x := 1 To ( Len( cCodGtin ) - 1 )
nSomatoria += ( Val( SubStr( cCodGtin, x, 1 ) ) * aAlgoritmo[ nPosi ] )
nPosi++
Next
nDigito := Val( Right( Hb_NToS( nSomatoria ), 1 ) )
If nDigito != 0
nDigito := ( 10 - nDigito )
EndIf
lRetorno := ( Hb_NToS( nDigito ) = Right( cCodGtin, 1 ) )
Return lRetorno
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 27 Ago 2018 11:04
por rubens
Bom dia
Sempre que cadastro um produto novo pelo xml guardo o código do fornecedor (do xml) como código de referência do fornecedor (o que vai por água abaixo se comprar de vários fornecedores o mesmo produto, aí só associando manualmente se não fizer uma tabela paralela para cada código de referência e fornecedor).
Daí eu leio o Código de barras do xml, se for válido, pesquiso na tabela do usuário, senão pesquiso por fornecedor + código de referência, se encontrar associa automaticamente, se não gera um código novo e cadastra automaticamente, visualizando num browse e dando a opção de associar automaticamente.
Daí com essa nova regra do SEM GTIN, tive que alterar zerando o código de barras caso o valor seja SEM GTIN.
Só que estou recebendo em alguns clientes xml com o campo GTIN= , ou seja sem valor... como pode eu não consigo gerar uma nota sem o gtin ou SEM GTIN, tá o tal do erro Atomyc nãos sei das quantas !!!
Outra questão: quem vai fiscalizar? qual parâmetro para fiscalizar? Quem tem que informar se o produto tem código de barras é o Usuário !!! É só criar uma regra se aceita ou não produtos com código de barras zerados (vazios)...
Rubens
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 27 Ago 2018 12:36
por JoséQuintas
Apenas talvez... talvez seja possível obrigar o GTIN conforme o NCM.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 27 Ago 2018 12:42
por JoséQuintas
Aproveitando....
Tempos atrás montei uma coleta de informação de XMLs....
Tinha até esquecido disso.
Zerei porque o CST estava errado, mas como não atualizei o aplicativo em todos os clientes, continua gravando errado kkkk
Foi só pra curiosidade, ainda não sei como poderei usar as informações.
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 27 Ago 2018 13:41
por rubens
Tá aprendendo com a microsoft !!!

)
Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.
Enviado: 27 Ago 2018 15:38
por JoséQuintas
Olhando a captura, não sei se é só coincidência...
GTIN de embalagem está com um dígito a mais, justamente um "1" no início.
Só fiquei imaginando o que poderia ser "kit de parede - preto", que apareceu numa das notas.