Página 1 de 3
xHarbour ou FlagShip, Qual o melhor ? vale a pena ?
Enviado: 23 Mai 2005 23:24
por nam1602
Prezados
Tenho um sistema com uma regra de negocios muito grande e complexa, rodando há mais de 20 anos em vários clientes em toda américa latina.
Tenho essa regra de negocio tanto em Clipper+Dbf (msdos) como em Delphi+Oracle ou Postgrees, só que 90% do meu suporte técnico é de Clipper+DBF (msdos) devido aos malditos índices que acaba com toda integridade do meu sistema que acaba dando pau.
Minha aplicação Delphi+Oracle ou Postgrees funciona perfeitamente sem problema, um verdadeiro sonho, meu suporte técnico só atende “DÚVIDAS”, enquanto o Clipper+Dbf é o dia inteiro com problemas de integridade.
O problema é que 90% dos meus clientes recusam a versão visual muitas vezes por não ter verba para investimento em equipamentos adequados e acabam ficando com a versão texto (Clipper+Dbf).
Já fiz a integração com o ADS e fui questionado pelos meus clientes, “Porque vou comprar banco de dados ADS se existem vários bancos de dados free e melhor ?”.
Alguns meses atrás fui pessoalmente na Inso Informática (representante FLAGSHIP) e o fomos muito bem recebidos e nos apresentaram uma solução muito boa em termos de custos e benefícios.
Tenho visto pela NET, também o xHarbour e segundo o cara da Inso disse que a versão do xHarbour que funciona mesmo é a versão paga. O FlagShip custa em torno de US$800 (oitocentos dólares).
Gostaria de saber se alguém tem conhecimento das 2 ferramentas “FlagShip e xHarbour” e se possível discrimine as diferenças indicando a melhor e porque é melhor ?
Outro problema que me deparei tanto com o xHarbour e FlagShip e a seguinte ;
Tenho uma equipe de 7 programadores e +3 analistas todos com 100% de conhecimento na plataforma Windows e 2% (dois porcento) de conhecimento em linux, e fazendo as contas teremos que fazer um investimento muito alto em treinamentos de outra plataforma nesse caso o “LINUX”, eu acho que já mais devemos colocar a nossa aplicação sem conhecer a plataforma onde pisamos.
Será que vale a pena ir para linux ? EIS A MINHA DÚVIDA !
Enviado: 24 Mai 2005 09:49
por software_facil
bom dia,
não pretendo responder ao seu questionamento, mas gostaria de expor a minha experiência com migração. Tenho vários sistemas em Clipper 5.3b usando a LLIBG (modo gráfico) e o PageScript, com índices CDX e que funcionam muito bem, porém, precisamos sempre diversificar, e consultando opniões e fazendo testes, optei pelo Harbour com a lib gráfica MiniGUI e a lib para impressão Hbprinter, até agora tenho tido resultados muito satisfatórios, e o sistema que estou desenvolvendo está muito bom, claro que ainda usando tabelas DBF e índices CDX. As únicas 4 coisas que vejo ainda imaturas, tanto em Harbour como xHarbour são :
1- falta uma IDE mais consistente ;
2- falta um gerador de relatórios ;
3- falta uma integração melhor com BDs ;
4- falta rodar no modo gráfico do Linux perfeitamente
vc falou que esteve em SP falando com a INSO, pois bem, eu já tinha feito o mesmo em 2002, e naquela época assisti durante toda manhã uma apresentação sobre o produto, gostei do que vi, porém, até hoje (corrija-me se estiver enganado), não existe uma versão "for Windows".
abraços
Enviado: 24 Mai 2005 10:41
por nam1602
Fico grato pela sua resposta amigo "software_facil"
Sua resposta me gerou +1 dúvida ref. ao xHarbour.
Qual a diferença entre Harbour e xHarbour ?
As perguntas que citei aqui são de muita importância pois conforme as respostas eu terei que tomar decisões radicais aqui na empresa ou com meus clientes.
Grato,
Enviado: 24 Mai 2005 11:16
por software_facil
bom dia,
com relação a diferença entre o Harbour e o xHarbour, posso afirmar "grosseiramente" que seria como comparar uma laranja lima com uma tangerina, no final é quase a mesma coisa, mas o xHarbour possui algumas implementações internas diferentes do Harbour, então, dependendo do recurso que vc irá utilizar em Harbour, terá que compilar usando Harbour, caso contrário com xHarbour, resumindo, as diferenças ficam mais na parte interna de construção da linguagem.
visto que vc irá tomar decisões muito importantes, abaixo relaciono algumas atitudes que eu tomaria :
1- recolher toda informação técnica com a INSO sobre Flagship ;
2- recolher toda informação técnica com a empresa que distribui a versão comercial do xHarbour ;
3- comparar as duas linguagens e ver qual delas se adapta melhor ao seu negócio ;
4- tentar usar o Delphi com algum BD Open Source (MySQL, Firebird, PostGre SQL)
espero ter ajudado, e como disse anteriormente, devemos sempre ter um embasamento muito forte do fornecedor do produto para termos firmeza daquilo que faremos, pois a opnião alheia (a minha inclusive), ajuda, mas sempre deve ser ponderada.
abraços
Enviado: 24 Mai 2005 19:04
por nam1602
Mais uma vez fico grato pela sua atenção amigo "software_facil".
Vou entrar em contato com a empresa de distribuição comercial do xHarbour para fazer algumas avaliações. e depois conto o que eu decidi.
Um abraço.
xHarbour, Harbour/MiniGUI, FlagShip
Enviado: 25 Mai 2005 16:21
por gransoft
ARAGUARI-MG, 25 de maio de 2005.
Prezados Srs.,
Existe sim uma versão do FlagShip para Windows:
http://www.fship.com/whatsnew.html
Com relação ao FlagShip, sou usuário registrado da versão full 5.1.4 para GNU/Linux. Aguardei por mais de um ano uma upgrade, para corrigir erros pífios...
Ao sair a 6.1.2, a surpresa: o custo da upgrade é muito alto. Além desse fato, não existe documentação, livros e bons exemplos de algorítmos, principalmente do que eles chamam de "Visual".
Importante ressaltar que deve-se consultar a INSO quanto ao custo para se participar do "Reposítório INSO" a meu ver, única fonte de informação disponível para desenvolvedores FlagShip.
Os Produtos citados, bem como xHarbour.com, fornecem versões demo, que devem ser exaustivamente testadas antes da aquisição definitiva, e observar atentamente o prazo para suporte gratuíto pós-venda.
http://www.xharbour.org/index.asp?page= ... d/binaries
Com relação ao OpenSource Harbour/MiniGUI, a IDE ajuda, apesar de ainda estar em desenvolvimento.
http://geocities.com/harbour_minigui/
Outra sugestão para SQL, também com versão demo, SQLLIB:
http://www.sqllib.com.br/confhbbcc.php
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Enviado: 30 Mai 2005 11:11
por vagucs
Eu tive contato com o Flag fazendo a conversão da grumpfish para um empresa, eles me passaram a ferramenta completa e aproveitei para testa, o Flag não é 100% compatível com o Clipper, o que me assustou foi o tamanho do executável de um programa que ficava com 1 mega e pouco, ficou com 33 megas, fiquei assustado com isto, o preço também é muito alto.
Agora vem outra questão, eu sempre usei e uso a versão opensource do xHarbour, é a mesma base da versão paga e nunca tive problemas, o pessoal da INSO fala que somente a versão paga funciona por que sabem que o xHarbour vai comer a pernas deles, com a SQLLIB do vailton que está melhorando sempre, a versão opensource promete, tenho até uma RDD para postgres com o código fonte aberto aqui, eu já converti grandes sistema de grandes empresa por todo o Brasil e nunca tive problemas, no Linux eu nunca vi tela de corrupção de indices, usando o servidor de aplicação os problemas de indices acabaram, o poder dos DBFs aumentam em 4 vezes, a velocidade é muito melhor, não tem limites de memória nem de extensibilidade, ele pode ir e ser capaz do que pudermos imaginar.
Eu aconselho o uso da versão opensource, pois não me arrependo de usá-la, desenvolvi ótimas ferramentas com ela para conversão de sistemas e graças a Deus fui bem sucedido em 100% dos casos.
Enviado: 11 Jun 2005 19:55
por nam1602
Caro Vagner,
A sua opinião e a de todos colegas aqui que postaram, foi muito importante para minha decisão.
Após meses e meses de muitas e muitas pesquisas aqui no Brasil e também em outros paises aqui da america latina, estou quase chegando na minha decisão.
Só está faltando eu conhecer melhor o xharbour, vou entrar em contato com o pessoal da versão comercial "xharbour" aqui em São Paulo, quando eu tiver o veredito eu notifico a todos.
Pois o nosso software é o melhor da america latina e quero usar as melhores ferramentas para continuarmos sendo o melhor.
Um abraço pra todos.
Enviado: 13 Jun 2005 09:07
por software_facil
Prezado Nam !
Estou com uma curiosidade que não tem nada a ver com a questão postada, e sim com o software que vc administra, qual é ? Pois vc falou ser o melhor da América Latina, então eu fiquei curiioso em saber !
Abraços
Enviado: 13 Jun 2005 23:15
por nam1602
Caro amigo software facil,
Nem sei se posso postar informações sobre nossa empresa aqui, acho que não, preciso rever as regras do site, mas adianto alguma coisa pra você.
Temos sido reconhecido pelo mercado como a melhor empresa de software para hotéis. Nos últimos 6 anos, recebemos consecutivamente prêmios, concedido pelas melhores redes hoteleiras do brasil e melhores cia Aerea do EUA.
Espero que satisfaça a sua curiosidade.
Um abraço.
Enviado: 04 Dez 2007 23:29
por Silvio_Coelho
Olá amigos, algum de vocês tem ou sabe onde posso encontrar um Driver que possibilite a comunicação com o Delphi? estou tendo que desenvolver uma aplicação que se conecte com um banco FlagShip, mas não estou achando como fazer essa comunicação.
Desde já, grato a todos!
Enviado: 04 Dez 2007 23:40
por Maligno
Por comunicação com o Delphi você se refere ao acesso a arquivos DBFs? Se for isso, conheço dois componentes pra isso: Halcyon (é bom) e Apollo (é muito bom). Tenho o Apollo no meu
site. Não sei se é a última versão. Você terá de visitar o site do
fabricante.
Enviado: 04 Dez 2007 23:53
por Silvio_Coelho
Obrigado Maligno!!
Enviado: 05 Dez 2007 19:38
por Luciano Bonfim
Caro NAM
pra resolver seu problema de suporte técnico, de cara basta usar CDX em vez de NTX. assim vc näo precisa nem mudar de compilador ficando no clipper.
pelo menos diminuirá as ligaçöes ao suporte técnico...
depois passa a compilar usando xHarbour (nem perde tempo vendo outras soluçöes)
Enviado: 05 Dez 2007 23:12
por clodoaldomonteiro
É, diminui muito meu trabalho com reclamações quando comecei a usar outro índice, no meu caso o NSX.
E outra dica é compilar com o Blinker.
Resta saber do amigo que gerou esse post se deu tudo certo. hehe.