Página 1 de 8

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 10 Mai 2020 05:07
por Vlademiro
Durante essa pandemia nada ilustra melhor o que está acontecendo aqui no Brasil (e no mundo) do que a polêmica em torno da Hidroxicloroquina.

Nos últimos dias saiu, em diversos meios de comunicações, uma notícia que uma nova pesquisa comprovou a ineficácia do medicamento. O Jornal Nacional também noticiou o fato.

Um exemplo (dentre vários): Covid-19: hidroxicloroquina não traz benefício no tratamento da doença
Dos 1.376 pacientes, 60% receberam hidroxicloroquina por cinco dias. O chefe do estudo, Neil Schluger, do Departamento de Pneumologia e Alergias de Columbia, afirmou que os pacientes que receberam hidroxicloroquina não apresentaram qualquer vantagem em relação aos pacientes que não tomaram a droga. “Não pensamos que seja razoável dar essa droga aos pacientes. Não há qualquer razão para fazer isso”, disse Schluger.

Fonte : https://saude.ig.com.br/2020-05-08/covi ... oenca.html

Fui buscar o tal artigo para dar uma olhada, não sou profissional de saúde mas, mesmo em artigos científicos, existem conclusões que podem ser entendidas até por leigos como eu. As notícias não informam o link, mas não é muito difícil encontrar.

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2012410

Após ler o resumo e a conclusão observei que :

(1) O artigo pegou apenas pessoas da emergência e em estado grave
(2) O medicamento foi administrado por 6 dias (1200 mg no primeiro dia e 400 mg em uma média de cinco dias) / Se não me engano (desculpem se estiver errado) essa dosagem fez foi matar gente em Manaus.
(3) A permanência do paciente na emergência foi de mais de 20 dias
(4) O artigo finaliza informando que faltam estudos complementares: um estudo clínico randomizado controlado

Segue um trecho:
Os pacientes tratados com hidroxicloroquina estavam mais gravemente doentes no início do que aqueles que não receberam hidroxicloroquina (razão mediana da pressão parcial de oxigênio arterial para a fração de oxigênio inspirado, 223 vs. 360). No geral, 346 pacientes (25,1%) tiveram um evento final primário (180 pacientes foram intubados, dos quais 66 morreram posteriormente e 166 morreram sem intubação). Na análise principal, não houve associação significativa entre uso de hidroxicloroquina e intubação ou morte (taxa de risco, 1,04, intervalo de confiança de 95%, 0,82 a 1,32). Os resultados foram semelhantes em análises de sensibilidade múltipla.

Neste estudo observacional envolvendo pacientes com Covid-19 admitidos no hospital, a administração de hidroxicloroquina não foi associada a um risco muito reduzido ou aumentado do ponto final composto de intubação ou morte. São necessários ensaios clínicos randomizados e controlados de hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19. (Financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde.)
Ou seja: o estudo (incompleto mas já aceito) concluiu que a Hidroxicloroquina é ineficaz em pacientes em estado grave.

Se não me engano, em São Paulo, a Prevent conduziu um estudo e concluiu que o uso da Hidroxicloroquina deve ser ministrado assim que surgirem os primeiros sintomas, já que a doença evolui rapidamente. Esse estudo sofreu críticas, na minha opinião, válidas : como saber se o paciente tinha COVID-19 ou não ? A Prevent não tinha certeza absoluta porque não fez um diagnóstico da doença na época da pesquisa.

Agora, se você leu até aqui, chegou no ponto que eu quero destacar: "Todos os meios de comunicação já condenaram o uso da Hidroxicloroquina, mas não informaram que o estudo revelou a ineficácia APENAS EM PACIENTES EM ESTADO GRAVE". Ou seja: já condenaram o medicamento sem uma conclusão quanto ao uso precoce.

Espero muito estar enganado no que vou afirmar: "desconfio que esse medicamento (hidroxicloroquina) está sendo evitado porque ele é muito barato e existem interesses dos grandes laboratórios em vender algum medicamento bem mais caro". Aqui no Brasil a coisa se agrava mais ainda porque a Hidroxicloroquina foi politizada. Conseguimos transformar um fato científico (que deve ser absoluto) em uma disputa entre direita e esquerda. Eu, sinceramente, estou perdido em meio a essa confusão toda, já não sei mais em quem confiar. Espero que todos nós passemos por essa tempestade sem perdermos nenhum ente querido.

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 10 Mai 2020 12:15
por Jairo Maia
Vlademiro escreveu:desconfio que esse medicamento (hidroxicloroquina) está sendo evitado porque ele é muito barato e existem interesses dos grandes laboratórios em vender algum medicamento bem mais caro
Creio que todos estamos ávidos por ver uma solução para o problema, mas não consigo ver essa polêmica de forma tão simples assim.

O que está por trás da Cloroquina e a Hidroxicloroquina?

Antes de mais nada, quero deixar claro que a ideia não é criticar Donald Trump, mas ele foi o pivô dessa polêmica. Como todos sabem, no início Trump minimizava a pandemia, e tratava com desdém. Depois mudou de ideia, se retratou e passou a agir como um verdadeiro chefe de estado diante dos fatos que são irrefutáveis.

No início, quando Trump debochava da pandemia, comprou a ideia de que a Cloroquina curava a Covid-19, mas fez isso de forma precipitada, sem nenhuma comprovação razoável, e foi o maior "garoto propaganda" da Cloroquina. Vale lembrar que nenhuma comunidade médica de nenhum país comprovou sua eficácia.

Não demorou então para o The New York Times publicar uma matéria acusando-o de fazer da pandemia uma oportunidade de negócio, e trazer à luz que ele é investidor do laboratório francês Sanofi, maior fabricante de Cloroquina e Hidroxicloroquina do mundo. A matéria mostra também, que seu amigo e empresário Ken Fisher, que é grande doador financeiro do Partido Republicano, partido de Donald Trump, é acionista da Sanofi.

Fonte: The New York Times (em inglês): https://www.nytimes.com/2020/04/06/us/p ... -drug.html

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 10 Mai 2020 20:35
por JoséQuintas
Sinceramente.....

Vários já foram salvos.
O que usaram pra salvar esses? porque nada foi divulgado?

Precisa respiradores e leitos... mas isso sabemos que não é tratamento, é apenas pra manter vivo.

No final não tá bem explicado isso tudo.
Qual o real tratamento que está sendo feito ao covid19?
Se não tem tratamento é só avisar, mas se cura sozinho poderiam avisar também.

NENHUM lugar do mundo está dizendo como vários estão sobrevivendo, apenas dizem que vários morrem e só.

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 10 Mai 2020 22:27
por JoséQuintas
Lembrei da dengue no Brasil....

O tratamento é apenas remédio pra dor e nada mais.

Queria saber o que fizeram com as fábricas de mosquitos....

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 04:27
por Vlademiro
Estou aproveitando a quarentena para criar algo com HMG, quando canso sempre venho aqui no bate papo. kkkk Essa quarentena tá alterando mesmo meus horários para pior.

Jairo, concordo com vc em alguns pontos, mas o que eu quis dizer na postagem inicial foi aquela parte em negrito, em outras palavras: os meios de comunicação "condenam" determinadas narrativas mesmo sem ter todas as provas, enquanto outras elas querem todas as provas possíveis para validar. Essa notícia que você postou sobre o Trump é bem emblemática. Os grandes meios de comunicação associaram o nome dele (Trump) aos investidores de hidroxicloroquina (não fui checar, mas creio que é verdade) e deixam a "coisa pairando no ar" para o público tomar suas decisões (como essa pesquisa que citei), mas duvido que a maioria deles (da grande mídia) dispense esse mesmo tratamento ao fazer críticas ao governo chinês, por exemplo, que está ganhando (e muito) com essa crise.

Olha essa de https://oglobo.globo.com/mundo/capacida ... l-24364869

O título poderia ser o quanto o governo chinês está faturando com as vendas, ou poderia pelo menos ter uma referência assim no corpo da notícia, assim como fizeram com o Trump investidor de laboratório de cloroquina. Mas o foco é outro. Olha o título:

Capacidade de produção de respiradores na China está comprometida, afirma porta-voz da embaixada no Brasil

A culpa são dos americanos e europeus que estão restringindo as importações.
A China está com a sua capacidade de fabricação de respiradores artificiais comprometida devido à proibição, pelos Estados Unidos e por países da União Europeia, das exportações de equipamentos médicos destinados ao combate à pandemia de coronavírus.
E outra coisa, se roubarem o Brasil, a culpa não é da China. A culpa é nossa que não soubemos escolher de quem comprar. Mesmo sendo verdade olha o cuidado na reportagem em deixar tudo bem explicadinho.


notamos que nem todas as compras são feitas com a intermediação do governo da China. Muitos compradores recorrem a intermediários (tradings companies) para fazer as transações, o que é uma prática natural em circunstâncias normais. Nesse caso, pouco podemos fazer para ajudar. Os compradores devem selecionar bem esses intermediários — orientou.


É esse o ponto. As coisas não estão claras, mesmo quando eles (a grande mídia) afirmam que está tudo explicado e o caso está encerrado.

Em tempo: o ponto não é Trump ou Bolsonaro (que está tendo um péssimo desempenho na gestão dessa crise) ou a ditadura chinesa, mas imprensa e o seu tratamento, na minha opinião, seletivo. Nossa era tem tanta informação que acabamos sem nenhum conhecimento. Agora, porque isso acontece são outros quinhentos... $$$$$$$$$$$$
JoséQuintas escreveu:Lembrei da dengue no Brasil....

O tratamento é apenas remédio pra dor e nada mais.

Queria saber o que fizeram com as fábricas de mosquitos....
Quintas, aqui no Ceará o que não falta é mosquito, vamos ver se as mortes por dengue vão cair na conta do Aedes ou na conta do Corona. Se os casos de morte por dengue diminuirem então tem caroço nesse angú. Ainda bem que me preveni e comprei telas (muitos metros) para botar nas janelas e nas grades. Com essa simples medida eu diminuí a quantidade de mosquitos, apesar das chuvas. Se esquecer um portão de ferro, que botei uma tela, aberto a casa enche de mosquito.

Quanto ao COVID-19, uma agente de saúde da prefeitura, conhecida minha, está tratando o povo com suspeita de COVID-19 com um antivermifugo, não me lembro o nome agora. Achei estranho, mas o que não é estranho nesses nossos dias ? kkkkkkk

***

Só uma observação : fui publicar e deu um erro de conexão com mysql. São 3:44 da madrugada do dia 11.

Código: Selecionar todos

	
General Error
SQL ERROR [ mysql4 ]

User pctoledo already has more than 'max_user_connections' active connections [1203]

An sql error occurred while fetching this page. Please contact an administrator if this problem persists.

Será o backup ? Spam ? Provavelmente spam... Toledo merece nossos agradecimentos por manter esse fórum. Sempre que posso eu clico no link para contribuir com algum valor. Por falar nisso, na versão para celular o aviso para contribuição não aparece.

Ainda bem que salvei o texto kkkkkkkkk

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 05:17
por Jairo Maia
Vlademiro escreveu:não fui checar, mas creio que é verdade) e deixam a "coisa pairando no ar"
Entendo Vladimir, mas se a matéria não foi contestada, é porque é verídica. E tem outras que vieram depois e confirmam isso.
Vlademiro escreveu:mas duvido que a maioria deles (da grande mídia) dispense esse mesmo tratamento ao fazer críticas ao governo chinês, por exemplo, que está ganhando (e muito) com essa crise.
O problema é não verificar a veracidade das informações. Isso cabe a todos nós, não só a imprensa. Se acreditarmos em tudo que lemos cegamente, ou lemos sem fazer a leitura da notícia dentro de um contexto, mesmo as noticias verdadeiras, poderemos fazer uma leitura equivocada e simplista dos fatos. Se você ler as notícias e procurar entender o contexto, fica melhor.

Por exemplo: O PIB da China que é a segunda maior potencia econômica do mundo, e a cada ano se aproximando dos EUA, caiu 6,8% no primeiro trimestre (vou repetir: primeiro trimestre). Pode estar vendendo respiradores, mas e o resto? A China também está com a economia em colapso, como todos os países. Vender respiradores mais do que a capacidade de produção, não melhora os ares econômicos da China.

PS: A imprensa de todo o mundo, também teve drástica queda em seu faturamento, pois vivem de vender publicidade, e esses ares ruins na publicidade não tem respirador que melhore. No Brasil, as TVs estão fazendo promoção para tentar captar recursos.

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 05:34
por Vlademiro
Jairo, vc sempre acorda cedo ou tá com os horários bagunçados também ?

Kkkk

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 19:17
por Ana Mitoooo
A hidroxicloroquina vêm sendo utilizadas em diversos hospitais públicos e privados no Brasil, não raramente associadas ao antibiótico azitromicina e zinco, o que aumenta sua eficácia no combate a variados tipos de virose.
Barata, com a patente expirada há mais de 50 anos, o “ovo de Colombo” do presidente Bolsonaro contra a pandemia.
A torcida contra e com arroto de mortadela esperneia, mas vão sofrer, juntamente com os cristãos pelas consequenciais dos atos de seus governadores genocidas.
*Sem chance o Presidente Donald Trump ficar mais rico com isso, ou com sua participação acionaria em qualquer indústria farmacêutica.
**Minha participação na B3 por exemplo esta longe dos ganhos da Bettina e olha que tenho alguns papeis de farmacêuticas também.
***Drogas com preços elevados e ação comprovadamente inferior a hidroxicloroquina (tamiflu, remdesivir, etc) ! essas sim, vão encher as malas do crime organizado, vulgo PCC

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 20:12
por JoséQuintas
hidro.png
Só pra curiosidade.

A claritromicina, que acabei de tomar, custa mais de 100 reais.
A glicazida, de uso contínuo pra diabetes, custa por volta dos 70 reais.
O remédio pra parar de fumar, custa por volta de 400 reais.
Todos os remédios acima são entregues gratuitamente pelo governo nos postos de saúde.

hidroxicloroquina não custa tão caro, e nem dá pra comparar com a glicazida que é algo pro resto da vida.

Segundo informações, ela pode causar mais problemas do que solução, por isso não é solução definitiva.

Mas continuo curioso:
O que usaram nos milhares de sobreviventes? é apenas manter vivo pra se curar sozinho? se usam um remédio específico, que remédio é esse?

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 20:22
por JoséQuintas
Mas....

fugindo do tópico...

Vém aí uma nova aventura....

Sério, já apareceram nos EUA e na China, VESPA GIGANTE.
vespa-mandarina-gigante-china-div.jpg
https://www.terra.com.br/noticias/cienc ... fPCBzE9y0Y

É... acho que o fim do mundo tá chegando....

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 12 Mai 2020 21:15
por Jairo Maia
Ana Mitoooo escreveu:mas vão sofrer, juntamente com os cristãos pelas consequenciais dos atos de seus governadores genocidas
Primeiro, quero refutar seu ATAQUE AOS CRISTÃOS DO FÓRUM. Convivo com os cristãos do fórum há quase 10 anos, e isso nunca foi problema. Quero deixar claro que não sou ateu, mas não sou cristão. Minha Bíblia é a Torá, que os evangélicos a chamam de Pentateuco, porque compreende apenas os 5 primeiros livros da Bíblia católica ou a protestante (evangélica). Quem é você para se achar no direito de entrar aqui e atacar os cristãos do fórum???
Ana Mitoooo escreveu:A hidroxicloroquina vêm sendo utilizadas em diversos hospitais públicos e privados no Brasil
Mentira!!! Procure outro lugar para você divulgar suas "fake news":

https://exame.abril.com.br/ciencia/hidr ... ra-estudo/

https://www1.folha.uol.com.br/equilibri ... tudo.shtml

https://olhardigital.com.br/coronavirus ... udo/100600

Se para você a imprensa brasileira é "arroto de mortadela", procure na imprensa internacional que encontrará os mesmos assuntos (e diga-se de passagem, vasto material).
JoséQuintas escreveu:O que usaram nos milhares de sobreviventes? é apenas manter vivo pra se curar sozinho? se usam um remédio específico, que remédio é esse?
José, é como você já disse antes. Vários medicamentos já foram testados, e continuam testando outros. Até o momento, nenhuma droga existente apresentou eficácia, estão sendo curados pela reação do próprio organismo, por isso, deve manter o paciente vivo e aguardar o organismo combater o patógeno (o causador da doença).
JoséQuintas escreveu:Sério, já apareceram nos EUA e na China, VESPA GIGANTE.
Não José, não é o fim do mundo. Basta agora controlá-las. Essa vespa é de origem japonesa, e o Japão convive com elas a milênios...

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 05 Jan 2021 12:34
por Vlademiro
Acabei de vir do médico e aproveitei para tirar a dúvida.

A cloroquina é eficaz ou não ?

A resposta definitiva é : sim, já tem estudos que comprovam a sua eficácia no tratamento precoce.

Mas tem estudos que comprovaram que ela sobrecarrega o coração, por isso agora a venda é só com receita. Antes era liberado. Detalhe: uma pessoa normal pode tomar. Um cardiopata não, é claro... Daí a necessidade de receita.

Foi o que eu disse desde o princípio. Politizaram o medicamento. Mentiram. Muitos poderiam ser salvos mas proibiram alegando que não tinha comprovação e blá blá blá

Exigiram muito para liberar e mentiram com pesquisas fajutas como eu expus no início do tópico.

Nojo nojo nojo

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 05 Jan 2021 12:48
por Itamar M. Lins Jr.
Olá!
Interessante isso, em se tratando de fatos, prefiro observar o que vem ocorrendo.
Médico que defendia cloroquina e criticava OMS morre de COVID-19
https://www.em.com.br/app/noticia/nacio ... d-19.shtml


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 05 Jan 2021 12:54
por Itamar M. Lins Jr.
Olá!
Criador do "kit Covid", médico morre da doença após 45 na UTI
Entre os itens que o profissional de saúde defendia para o tratamento da Covid-19 estavama medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, AAs e ibuprofeno.
https://saude.ig.com.br/2020-09-04/cria ... a-uti.html
Médico da BA tem parada cardíaca e morre após tomar hidroxicloroquina.
https://noticias.uol.com.br/saude/ultim ... rdiaca.htm

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.

Cloroquina e a guerra de narrativas

Enviado: 05 Jan 2021 12:57
por Itamar M. Lins Jr.
Olá!
COVID-19: MÉDICO SE AUTOMEDICA COM ANITTA E CLOROQUINA E MORRE AOS 32 ANOS
Imagem
https://www.ictq.com.br/farmacia-hospit ... os-32-anos

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.