Página 1 de 1

Arquivos FDB

Enviado: 06 Jul 2005 18:29
por rubens
Olá.. pessoal

Estou fechando contrato com um cliente que usava um software chamado AUTOMAX... mas o pirateiro dele não da conta de dá assistencia para ele.. Preciso abrir o arquivo FDB para importar os dados para dbf.. Alguem sabe como fazer isso... qual programa uso para abrir os arquivos de extensao .FDB...

Obrigado
Rubens
:(

Enviado: 08 Jul 2005 13:49
por brandon75
Esse programa que citarei é pra recuperação de arquivo FDB, mas talvez possa fazer a importação pra outra base... o link pra baixar é http://officerecovery.com/download/ibrdemo.exe

Qquer coisa estamos aí

Re: Arquivos FDB

Enviado: 11 Jul 2005 14:53
por Maligno
rubens escreveu:Preciso abrir o arquivo FDB para importar os dados para dbf.. Alguem sabe como fazer isso... qual programa uso para abrir os arquivos de extensao .FDB...
Até onde sei, em termos de bancos de dados, FDB é a extensão de um arquivo do Firebird. Acredito que você terá de fazer um programa para exportar para TXT que depois poderá ser copiado facilmente para DBF. O xHarbour, se não me engano, permite acessar esse SGBD nativamente.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg

Arquivos FDB

Enviado: 20 Jul 2005 10:44
por macelino
O banco de dados Firebird encapsula as tabelas dos sistema em um único arquivo com extensão "FDB" ou "GDB" (para efeito de compatibilidade com Interbase).
O primeiro passo para que voce possa ter acesso a esta base de dados é ter rodando em sua máquina uma versão recente do servidor Firebird que voce encontra em "http://prdownloads.sourceforge.net/fire ... _win32.zip".
O segundo passo é utilizar uma ferramenta como o IB SQL (freeware) que voce encontra em "http://www.ibobjects.com/IB_SQL_EXE.zip"

O Firebird usa como padrão o usuário "SYSDBA" e a senha "masterkey".

Marcos Acelino da Silva
Analista de Sistemas

Enviado: 05 Set 2007 07:31
por Pablo César
Ontem fui a uma cidade vizinha a migrar uma sistema feito em Delphi para meu sistema em Clipper. Quando me deparei com um arquivo não qual eu não estava podendo abrir chamado DADOS.FDB. E as dicas do colega Marcos (macelino) serviram-me perfeitamente. Agradeço muito a sua indicação e eu poderia indicar para outros colegas em situações parecidas (gravar os dados em outra base de dados). Eu abrí os dados daquele arquivo, cliquei com botão direito-mouse dentro das células que mostravam os dados e escolhí copiar grade para o clipboard e depois gravei em arquivo texto com extensão TXT. Os dados vieram como se eu tivesse utilizado o "COPY TO DELIMITER" isto é, separados de vírgula e utilização de aspas quando eram campos tipo caracter. O interessante que os campos onde mostravam as datas, estavam em modo caracter assim: "26/3/2007". Mas daí foi só criar o DBF com o campo tipo caracter 10 e depois transformar com o CTOD(). Foi moleza, graças as compilações de indicações dos colegas (criar arquivo texto do Maligno e utilizar os aplicativos indicados pelo Marcos).

Valeu pessoal ! Cómo foi bom ter pesquisado aqui neste forum !

Obs.: Não gosto muito da ideía de ter meus BD num só arquivo, como é feito com os .FDB que dentro possuem as tabelas. Gostaria de conhecer BDs que possibilitem trabalhar de forma independente sem ter que colocar todos os ovos numa cesta só. Por exemplo, no meu sistema eu crio um DBF para cada cliente e em cada um deles tem o histórico daquele cliente. Desta forma, o processamento não fica comprometido com a quantidade de registros e fica muito ágil no processamento. Ontem para ver o saldo devedor de cada cliente, era extremamente confuso e com processamento muito grande, pois tinha demasiados registros e demasiados campos para se obter um resultado simples. Está bem, que tudo depende da forma que cada programador venha a fazer as coisas. Mas ficou uma má impressão dos FDBs.

Enviado: 05 Set 2007 11:29
por Maligno
Não gosto muito da ideía de ter meus BD num só arquivo, como é feito com os .FDB que dentro possuem as tabelas
Você não gosta por quê pensa nos dados de forma linear e espacialmente ajustados, como se você próprio estivesse gravando-os em DBF, que são notórios sistemas de aglomeração de dados, que estão há muito obsoletos .

Bancos de dados como o Firebird, que utilizam apenas um arquivo, têm excelentes mecanismos de otimização de gravação e recuperação de dados. A teoria que envolve esses tipos de operações são extensas e complexas.

Além do quê, vale o que se vê: dificilmente você encontrará um banco de dados Firebird rodando lento. E se encontrar, provavelmente será culpa da sentença SQL que o programador utiliza, ou da forma como ele próprio arquitetou o banco de dados.

Enviado: 06 Set 2007 11:47
por Pablo César
Sim pode ser que o meu conceito sobre BD com estrutura e engine-run mais ágil faça toda a diferença e me convença a aceitá-los como preferidos (dependendo cada situação). Porque eu me referia tão somente ao tamanho e praticidade do BD. Mas eu ja percebí que o processamento é bem rápido e merece conotação. Obrigado pela sua ressalva, Maligno.

Arquivos FDB

Enviado: 23 Fev 2013 13:34
por dimitrikx
Obrigado amgio macelino, resolveu meu problema com suas dicas.

Dimitri Vargas Figueiredo Guimarães