Mario Mesquita escreveu:Acho que tem mais a ver com a largura máxima do registro, não? Andei lendo algo sobre um tempinho atrás, mas pra saber o tamanho máximo que o DBF pode atingir.
É por aí?
É que existem limites de vários tipos, relacionados.
- Quantidade de campos
- Tamanho de um campo
- Tamanho total de todos os campos juntos
- Tamanho em 32 bits
- Compatibilidade do DBF
No Harbour podemos escolher a compatibilidade (RDD).
Por exemplo, no dBase o campo caractere era limitado a 255, mas no Clipper poderia ter até 65535, utilizando as casas decimais pra ter esse tamanho maior (caractere com decimal!!!). No caso 1 inteiro e 1 decimal representa 256 caracteres.
Mas o DBF deixa de ser compatível com dBase.
E deixando um campo grande, sobra menos para os demais.
Se quiser acessar os DBFs pelo Harbour, Clipper, Foxpro, Etc... tem que verificar os limites de cada um, porque mesmo que o Harbour aceite, aí pode não conseguir acessar por nenhum outro programa.
Em 64 bits pode ter o DBF maior que 4GB, mas com certeza, não vai acessar pelo Clipper, e nem mesmo pelo próprio Harbour 32 bits.
Só mesmo Harbour 64 bits e programas 64 bits.
No final cada um verifica "seus limites", porque nem todo mundo usa só o Harbour, e pode ter diferença entre as RDDs pra DBF que o Harbour tem, e principalmente o limite de 32/64 bits, que muitos já devem nem poder usar 32 bits.
Tem diferença entre:
- dBase
- Foxpro
- Visual Foxpro
- Clipper
- Harbour
Se a RDD foi feita pra ser compatível com um deles, o limite pode ser diferente, porque o DBF precisa obedecer o formato padrão definido.