Olá!
Como você deve saber, a linguagem ADVPL é uma linguagem proprietária e baseada no velho Clipper. Foi criada pela antiga Microsiga, atual Totvs, quando tiveram que migrar o sistema Microsiga para telas gráficas. A nova versão foi então rebatizada com o nome Protheus. Além disto, a Totvs comprou várias outras empresas de software, tais como RM, Datasul e outras. A Totvs é a maior empresa brasileira de software e sexta do mundo, com 40 mil clientes e faturamento anual equivalente a 25% do PIB brasileiro. Atua também no México e Argentina. Possui 90 empresas franqueadas (45 no Brasil e 45 no exterior), que executam serviços de desenvolvimento, consultoria e suporte.
Olhando por este lado, é muito interessante estudar a linguagem, tarefa fácil para quem conhece linguagens padrão xBase. Poderá trabalhar na própria Totvs ou em uma empresa franqueada ou mesmo abrir sua própria
franquia Totvs (investimento de R$ 440.000,00) .
Mas, nem tudo são flores para um desenvolvedor da empresa. Como a Totvs comprou várias empresas (assumiu o sistema destas empresas) e cada um deles foi desenvolvido em uma linguagem / BD diferente, existe uma babel de linguagens utilizadas pela Totvs, dependendo do sistema.
Desta forma, o desenvolvedor que só conhece ADVPL terá que trabalhar com o Protheus. Conhecer ADVPL, no entanto, é o requisito mínimo para contratação. O que eles exigem mais é experiência nos
módulos específicos do Protheus.
Conclusão: para quem conhece xBase, não vale a pena investir tempo para estudar a linguagem ADVPL. Se deseja trabalhar com esta linguagem, o interessante é investir tempo e dinheiro no estudo dos módulos do Protheus. Possuindo este conhecimento, somado ao conhecimento que já temos em linguagem xBase, será mais fácil se candidatar a vagas Protheus.
Salário médio de um Analista Desenvolvedor Protheus
R$ 5094,00
Cursos:
Na própria Totvs
Na Udemy
Existem outros.
Guardadas as devidas proporções, a Totvs é um SAP brasileira...