Boa noite!
alxsts escreveu:Isto já está acontecendo e muito rapidamente
Com certeza, já é a realidade atual, de agora em diante será lapidada dia a dia.
Em 1900 e dinossauro eu tinha um TK300 IIe que tinha um programa escrito em assembler que simulava uma espécie de IA, era possível "falar" com o computador. Era extremamente limitado com algumas centenas de frases e palavras, as vezes certas e na maioria errada mas era divertido para a época.
De uns meses para cá tem novidades todos os dias sobre novos lançamentos de IA. (lançamento para nós mas esses projetos vem de anos atrás)
A limitação imposta pelos hardwares sempre atrasaram demais o avanço de desenvolvimento das tecnologias programadas, porém com o crescimento significativo da capacidade de processamento e armazenamento de dados tudo torna-se possível.
Itamar M. Lins Jr. escreveu:Não é para nossa geração.
lógico que sim.
A abertura ao público do ChatGPT pela OpenAi
foi sem dúvida um marco além de uma rasteira gigantesca no gigante Google que não foi feliz no lançamento do seu projeto similar chamado "Bard".
Itamar M. Lins Jr. escreveu:São apenas algoritmos, mais nada.
Também somos. Você só consegue criar aquilo que está no seu algorítmo, mesmo que não pareça, somos limitado ao nosso conhecimento.
Se hoje fôssemos a outros planetas e conhecêssemos novas tecnologias faríamos com certeza coisa que jamais pensamos em fazer, é a base de funcionamento que as atuais IAs estão fazendo: Replicando, transformando, multiplicando e combinando tudo aquilo que está em seu conhecimento (banco de dados), sua capacidade de raciocínio e tomada de decisões é baseada no resultado das combinações das ações humanas expressadas em palavras, textos, vídeos que vão alimentando esse banco de dados cada vez mais. O banco de dados e o processador da IA é o mesmo que cérebro humano, ambos são programados mas de forma diferente.
Além de do ChatGPT, do Bard, do Chat do novo Bing (que usa a OpenAi por trás) existem diversas opções como o YouChat, Replika (amigo virtual), entre outros. O
https://writesonic.com/chat possui semelhança com o serviço da OpenAI e tem conteúdos atuais, diferente do chatGPT que é até setembro de 2021 (foi lançado essa semana um serviço de plugins que é possível integrar a ferramenta com a Web).
Plataformas que transformam texto livres em desenhos e fotos como o MidJorney, o Dall-e, o Stable difusion, o Leonardo.ai entre outros já estão bem avançadas e é só o começo.
Similar ao MicroSoft 365 CoPilot tem também o novo projeto da Adobe que promete revolucionar a criação de artes gráficas, o Adobe FireFly que além de criar imagem pelo texto ele separa os objetos criados, até mesmo em vetores, no vídeo de exemplo do lançamento eles mostraram a foto de um cara de camisa e o usuário pediu para colocar um jaqueta no personagem, ficou perfeito.
Tem o synthesia.io que coloca uma avatar a falar o texto que digitamos, podemos escolher um boneco ou uma pessoa que pode ser inclusive nós mesmos.
RESUMINDO:
Acredito que entre 5 a no máximo 10 anos você terá uma pessoa no canto do seu PC ou celular que será o seu "Guru" semelhante ao "Clips" que tinha o Office no passado. Você perguntará e ele responderá de imediato tudo sobre tudo e muito bem explicado E AS PESSOAS LEMBRARÃO E FALARÃO DE COMO ERA ATRASADO NO PASSADO (hoje) O MÉTODO DE PESQUISA NA INTERNET, dirão que tínhamos que abrir diversas páginas e ficar lendo conteúdos e mais conteúdos até achar o que realmente queríamos, dirão que tínhamos que assistir intermináveis minutos de vídeos no YouTube para ver se conseguíamos achar naquelas palavra o que realmente nos interessava, sendo que com essa nova forma de interação o vídeo será produzido instantaneamente para você com um conteúdo exclusivo contendo exatamente o que você pediu e narrado por quem você quiser, inclusive por seu cachorro. Quem já não perdeu um tempo considerável procurando uma solução para uma função ou comando de alguma linguagem ou até mesmo uma fórmula no Excel? Agora, será um problema para aqueles que não sabem perguntar, que não sabem o que querem.