Página 1 de 3
Programas Para DOS = Não deixe morrer = Leia, é importante !
Enviado: 25 Ago 2005 13:35
por Machado
Sugeri uma matéria para a revista PCWORLD deste mes, o texto era o seguinte :
--------------------------
Aproveitando o canal aberto, quero sugerir uma matéria sobre a utilização de aplicativos DOS no Brasil.
Tenho uma rixa muito grande com a Microsoft e empresas de hardware ( impressoras por exemplo ) pois estão virando as costas para o mundo DOS, sem se perguntar se o cliente quer esta mudança. Os melhores aplicativos realmente comerciais são DOS, farmácias, padarias, ferragens, pequenas e até médias empresas tem sistemas de faturamento, contabilidade, financeiro e fiscal funcionando em ambiente DOS muito bem, obrigado.
Aplicativos DOS, escritos em Clipper, Cobol, Pascal, são leves, funcionam em qualquer máquina (desde um XT até um Pentium 4 HD) com a mesma eficiência, não necessitam de instaladores, basta copiar o executável, e executá-lo, permitem um controle maior do que o usuário pode fazer no sistema ( por serem procedurais, não há como o usuário fazer algo que não esteja estritamente previsto no código do programa ), tem uma linguagem mais fácil, são menores, não necessitam de nenhum run time ; .... ; bem se eu for enumerar tudo, o email vai ficar muito extenso.
Mas creio ter-me feito entender.
Assim tambem as impressoras.
Não sei se o Brasil é o único país que ainda utiliza documentos fiscais em várias vias, mas o fato é que parece que o mundo quer que utilizaemos somente jato de tinta e laser. Impressoras matriciais estão cada vez mais raras ( poucas opções ), e caras, caríssimas. Sou do tempo em que vc comprava um computador e ganhava uma LX 300 de BRINDE !
Das poucas matriciais existentes no mercado, várias sequer aceitam comandos de linha do DOS, tais como o ESC, ESC/P, PCL, etc... Impossibilitando a utilização com progamas DOS que necessitem alterar o formato de impressão ( fonte, tamanho, espaçamento, etc...) .
USB, outra pérola tecnológica. Porque nenhum fabricante se interessou em dar suporte DOS ao USB ? Porque entendem que tenha que ser "proibido" um aplicativo DOS imprimir numa impressora USB ?
Vejo que esta sugestão quase se tornou um desabafo não é mesmo ?
-------------------------------------------
Agora, se vcs concordarem, quanto mais gente entrar nesta briga, mais certo que a matéria será feita. O endereço para a revista é
pcworld@idg.com.br
Conto com os colegas.
Machado.
Enviado: 25 Ago 2005 16:07
por TerraSoftware
O colega esta sugerindo que os companheiros do forum mande e-mail para a revista apoiando a matéria ?
É isso mesmo ?
Ou eu naum entendi o seu objetivo ?
Exatamente.
Enviado: 25 Ago 2005 16:26
por Machado
Isso mesmo, não sei se alguma outra pesquisa já foi feita sobre o assunto, mas se ninguem berrar, possivelmente bons sistemas estejam condenados á inexistência. Se desejarem, postem suas experiências, pois posso falor sobre a região onde moro, e afirmo que aqui no RS se usa, e muito, programas DOS. Creio que no resto do Brasil não seja diferente. A matéria, pode ser um pequeno início pra gente cutucar a Toda poderosa MS e os fabricantes de hardware, fazendo-os repensar algumas diretrizes.
Enviado: 25 Ago 2005 17:51
por Stanis Luksys
Olá,
Concordo em grande parte com sua causa, mas já que você tratou como sendo um "desabafo" vou aproveitar pra dizer minha opinião:
Infelizmente o caminho que trilhamos para a extinção do DOS é inevitável .
Acho que mesmo que a Microsoft e todas as empresas fabricantes de hardware do mundo ouvissem a sua voz e dessem maior atenção ao DOS, o Mercado te engoliria mais dia menos dia, os clientes pedem por inovação.
Quantos de nós programadores não sonhamos um dia com um Clipper for Windows? Chegamos a nos exaltar com o lançamento do Clipper 5.3 + LLIBG!!
Muitos de nós ainda penamos para migrar nossos sistemas desenvolidos em Clipper 5.x para ambiente gráfico, e por que? Por vaidade nossa? Seria apenas porque não temos o suporte necessário da Microsoft e dos faricantes de hardware? Não.
O mercado exigiu isto de nós, e por questão de sobrevivência temos e teremos cada vez mais que nos adaptar a esta nova realidade. Hoje em dia uma simples padaria quer que o sistema PDV monitore cameras de TV...
Em suma, sou a favor sim deste "movimento" que você quer criar, mas não me deixo esquecer que estes bons tempos de DOS não voltarão.
A quem leu obrigado pela paciência e compreensão.
Concordo
Enviado: 26 Ago 2005 07:45
por Machado
Concordo plenamente, a evolução é inevitável, e eu próprio aprendi Delphi pra não ficar pra tráz, mas, foi justamente isso que reforçou meu ponto de vista. Ao transpor meus programas para Delphi, observei que acabariam fazendo a mesma coisa que a versão DOS, perderia e ganharia aqui ou ali, mas nada relevante, ficaria mais pesado e de manutenção mais complicada. Resumo, estava trocando 6 por uma meia dúzia mais bonitinha. A questão é que me incomoda a IMPOSIÇÃO. Gostaria de poder OPTAR se o Win98 é um bom sistema para tal aplicação, porquê TENHO que usar o XP ? Só pq a MS quer ? De que me vale pagar 8.000,00 por uma licença de sistema que acessa banco de dados distribuidos, interagem com páginas WEB, etc... se a padaria do seu Romeu não usa isso ? O próprio Bill dizia, PENSE GLOBALMENTE, AJA LOCALMENTE !. Não quero nem acho certo parar no tempo, mas quero ter opção para implantar o que for melhor para o meu cliente. Seja Delphi+Oracle+XP ou Clipper+DBF+DOS.
MS
Enviado: 26 Ago 2005 07:54
por Machado
Ontem me ligou a nova gerente corporativa da MS, (troca todo mês), para se apresentar. Disse a ela o mesmo que para as outras. Porque a MS fica tentando inventar a roda ? o Win 95B era um bom sistema, carecia de drives, alguma correção na memória, e segurança, Ao invéz de melhorá-lo, lançaram o 98, com os mesmos problemas, e mais alguns, ao invéz de melhorá-lo, lançaram o 2000, com os mesmos problemas, e mais alguns, ao invéz de melhorá-lo, lançaram o XP, com os mesmos problemas, e mais alguns, ao invéz.... PÔxa, o novo sistema que nem saiu ainda já tá cheio de furos ! E não entendem porque uso um servidor de Web Linux e um de arquivos Novel (4.11 que já ficou ligado DIRETO mais de 20.000 horas sem nunca encomodar, só parei ele pra colocar uma segunda unidade de disco 3 meses atráz, faz isso com Windows, faz !).
Enviado: 26 Ago 2005 08:35
por Clipper
Prezado Machado
Concordo plenamente com tudo que disse, eu sempre critiquei a M$ por isso, a imposição, concordo que inovações devam existir, afinal as pessoas devem ter o direito de escolher, mas discordo de que por isso os outros devam ser sacrificados, qual seria o problema da M$ lançar seu novos e "maravilhosos" sistemas operacionais e manter o DOS e ou o Windows 95 ? Fazendo apenas atualizações e implementações nestes. Eu sei ! É que o DOS não dá lucro, não dá problema, pra que eles querem um SO assim ?
Tomamos por exemplo o caso do UNIX que existe desde os primórdios da Informática, e tá aí, firme e forte, quem o usa não troca por nada, da mesma forma que o colega mais acima citou que é as inovações são importantes e existem outros aspectos também muito importantes, tais como, estabilidade, custo, desempenho, manutenção.
Tenho vários sistemas, todos em DOS, alguns cliente me perguntam "e aí ? vai mudar o sistema para windows quando ?" e eu responso "quando for preciso", sabe porque ? Porque 10x mais clientes dizem "eu gosto do seu sistema porque é em DOS e funciona rápido e é fácil de fazer backup, e eu não preciso ter que reinstalar tudo toda vez que o windows dá pau, e que mesmo quando não consigo entrar no windows ele funciona, e..."
Eu nem ia postar neste tópico mas é que eu me senti ontem como um usuário, vejam :
Um amigo meu tinha pedido para eu desenvolver um sistema para ele, eu disse que não podia porque estava sem tempo, ele então comprou um e me pediu que o ajudasse no treinamento, pense numa raiva..., o sistema é lento, você tem que ficar o tempo todo mudando de mouse para teclado, de teclado para mouse, e o funcionário do meu amigo achando o máximo dizendo que agora ia ser muito mais fácil tirar os pedidos, etc e tal..., analisando vi que o que o sistema fazia em 5 minutos num programa em Clipper não chegaria a 2 minutos, fiquei me perguntando, se ele tivesse o mesmo sistema em Clipper e tivesse que migrar para essa m...por causa da "lindeza" do windows como ele ficaria ?
Resposta : Morrendo de raiva como eu fiquei
Outro caso : A pouco tempo atrás uma rede de supermercados daqui (Wallmart-Bompreço - está entre as 3 maiores do mundo), mudou seus sistemas, reultado.
PDVs - Visuais for Windows
RETAGUARDA - TEXTO - UNIX
Provavelmente ninguém lá sabe de informática, devem estar desatualizados, usar UNIX ? Muito melhor seria a novissima versão Windows Gates 2018 Entreprise Plus for NET Special, concorda ?

)
Até logo.
Marcelo
Enviado: 26 Ago 2005 09:20
por janio
Amigos,
Concordo plenamente com todos os defensores dos nossos velhos, mas muitíssimo eficientes programas "for DOS".
Pessoalmente ODEIO programas comerciais for windows... mouse/teclado... mouse/teclado... mouse/teclado... mouse/teclado... mouse/teclado... mouse/teclado... mouse/teclado... mouse/teclado... que saco!
O argumento mais utilizado dos pró "for windows" é que esses programas tem um visual mais "atrativo".
A minha opinião é: carinha bonitinha dos programas JANELA não são suficientes para se sobrepor a todas as vantagens dos nosso programas DOS: agilidade/rapidez, fácil manuseio, qualquer máquina funciona, etc... etc...etc...etc...etc...etc...etc...etc...etc...etc...
Um abraço e parabéns por este tópico!
Janio
Enviado: 26 Ago 2005 09:59
por marcos.gurupi
Caros colegas, todas as vezes que esse topico aparece aqui no forum fica entre os mais visitados, a minha opinião é simples:
Aqui em Gurupi-TO existem varios programadores vamos dizer q metade for windows e metade for DOS, eu sou da metade For DOS e n tenho tempo nem pra estudar uma nova linguagem vcs imaginam pq!? Eu trabalhava com manutenção de rede e jah sabia programar mas soh trabalhava na area de manutencao em janeiro proximo vai fazer 4 anos q mudei para programação comecei do 0 (em relação a clientes) n tinha nenhum programa instalado, e todos os meses eu instalado no minimo 2 sistemas sendo em impresa media ou pequena, jah fiz a migração de uma transportadora q usava o sistema em delphi o movimento começava as 18 horas e ia ateh as 23:00 no C.P.D. depois q mudamos o sistema o maximo q o pessoal fica eh ateh as 21:30 o sistema ficou mais rapido a digitação ficou mais rapida, a impressão dobrou a velocidade, e n tem mais q ficar mouse/teclado e teclado/mouse. Acho q disso tudo o mais relevante eh ou o que se deve ser medido eh q se estamos saindo do mercado ou ficando obsoletos pq nos (ou eu) n paramos de instalar sistemas eu pelo menos n tive nenhum cliente q tirou o meu sistema pra colocar um for windows, tenho certeza que quando ficar obsoleto nos vamos sentir no bolso e isso eh o termometro pra nos.
Sobre o que os outros dizem sobre o visual isso n eh problema, eu uso o PDV com a LLIBG para supermercado ou lojas e o retaguarda em clipper 5.3 texto.
Agora eu concordo eh q falta para nossa linguagem eh um banco de dados relacional, ou seja, algo mais profissional.
Obrigado.
Marcos Roberto.
Enviado: 26 Ago 2005 18:04
por rrfsistemas
Caras Gostei do tp !
Vamos la
Não sei quantos de vcs tem ou fazem faculdade. O cara que sai de uma faculdade hoje não sabe se quer formatar um FD no DOS. A linguagem academica e' o dito cujo Pascal consequentemete depois o Delphi(nitivamente NÃO).
Comecei a faculdade de Imformatica Empresarial na Unipac e todo o conteudo e' baseado em Pascal-Delphi. e' pe' no saco.
Infelizmente o mercado teve uma guinada para o Delphi por causa destes recem formados. Eu migrei para VFP e não me arrependo. O mercado e' uma briga eterna....Estou tentando mostrar um diferencial na velocidade da resposta do aplicativo e colocando menos enfeite possivel, mas se tratando de interface grafica e complicado e tem que ter muita analise do sistema para sair uma coisa eficiente...
Enviado: 26 Ago 2005 19:53
por Dudu_XBase
Eu adoro programar em ms-dos.
Converti meus sistemas para xharbour+wvt e alguns em fivewin.
Meus sistemas agora com cara de DOS hj rodam em 32 bits em xharbour em modo console.
Tive um pequeno trabalho para adaptar algumas das minhas funções para o xharbour, como diversas funções de background q utilizo mas meus prgs e libs converti 100 %.
Comecei tb a mexer com o Vfp com genexus (um programa template tipos gaspro) mas parei um poco.
Agora pretendo usar ele com linux para ver qual é.
Há algun tempo uns 14 anos atrás...eu estava na escola técnica aprendendo clipper e pascal...
Ainda hj sou um aprendiz e o que aprendendo vou transformando em soluções para meus clientes.
E o fato do clipper ser mais rapido por ser teclado isso é da hora.
Prestei uma consultoria para desenvolvimento de uma solução usando clipper 5.2e + com banco Postgree SQL, o bixim batia a aplicação em delphi, dbedit com sql é bixo sô...rs..é meio custoso...mas vale a pena...
Como ja to mei xharbourdeando tudo...to olhando...pras suas ferramentas para acesso a sql..
Enviado: 26 Ago 2005 21:43
por Mário Isa
-:] Aí gente! Eu também tô nessa parada.
Programo em DOS desde 1986 acredita?
Conheci o Basic (que rodava em computadores 8 bits)
Depois conheci o dBase II
Depois o dBase III
Aí veio o dBase III Plus (que utilizo até hoje, rs)
Aí veio o Plink 86, Rtlink, Turbolink, e agora finalmente com BLINKER....
é só festa.
Estou migrando, aos poucos, bem aos poucos, para o five, depois pretendo ir para xHarbour.
Mas tenho medo, pq vejo meu programa DOS rodando que é uma beleza sem problemas maiores .
Agora mesmo o Rochinha lá do Five me ensinou a fazer um programinha em Five mesmo, bem simplezinho só para executar o meu programa DOS algo assim executa o .pif porém com o cuidado de que se ele já estiver em execução ele não re-executa e sim traz a janela de volta não é o máximo?
Olha, mas se eu for contar tudo o que o meu programinha DOS faz vocês ficariam de boca aberta.
Eu acho que faço cada coisa doida no DOS que não tenho certeza se conseguiria no Windows, acho que daria mais paus do que o normal, entende?
Reconecto unidades automaticamente pelo NET USE
Reconecto impressoras (já não tem problema de perca de LPTs).
Quando há um problema na rede uma mensagem é exibida falando sobre como proceder que tipo de atitude tomar, etc.
Bom..... mas na verdade eu também penso que terei q migrar para ambiente windows, na verdade tudo está sendo preparado para quando for, ir de uma vez.
Mas até lá, o bom e velho DOS resolve muita coisa, essa é q é a verdade.
Abraço a todos.
Programas Para DOS = Não deixe morrer = Leia, é importante !
Enviado: 27 Ago 2005 10:07
por gransoft
ARAGUARI-MG, 27 de agosto de 2005.
Prezados Amigos,
Compartilho das informações e opiniões da maioria. Falando em "compartilhar", será que a maioria aqui programa em MONOUSUÁRIO ?
Talvez esteja aí o "xxx.xxx.xxx.xxx" da questão... Muito "x" ? Haverá muito mais ainda! Antes, com o Protocolo NetBios, depois com NetBEUI e agora TCP-IP (IPv4), tornamos nossos Aplicativos "console" extremamente funcionais e produtivos, EM REDE LOCAL.
Mas já se foram muitos anos, e novas tecnologias se fazem necessárias. Alguém já leu sobre IPv6 ?
http://www.clubedasredes.eti.br/rede0019.htm
Seja lá como e quando for, "console" ou "visual", GPF/Windows ou GNU/Linux, deveremos estar atentos às tecnologias para a conectividade.
Quem tiver mais paciência, indico outro POST sobre o tema "Programadores Clipper & DOS":
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/ve ... odigo=2455
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Enviado: 04 Set 2005 12:58
por Trazom
ja estava com saudades desse topico !!!!
isso mesmo, esse assunto tem sempre q retornar pra sempre compartilharmos nossas opinioes
a minha opiniao é:
- nao ignorem o poder dos Dos
- e nao ignorem tb o poder visual
- por ultimo, nao ignorem o poder da web
nao se preocupem, o dos nunca vai morrer !!!
isso eu afirmo categoricamente, sempre vai existir um nicho
porém cada vez mais os problemas hoje enfrentados pelos programas for win (lentidao, dificuldade de instalacao, mouse,teclado) tudo isso será resolvido aos poucos, assim como o foi para nos, programadores caractere, e como foi aos nosso predecessores, os programadores, cobol, fortram assembly, dos mainframes (que por sinal ainda existem muito bem, por sinal)
uso clipper 5.2 blinker nsx,
sou clipeiro desde 1988 e nunca o deixarei de ser...
porém nessa jornada, estou incorporando novos conhecimentos, e a medida do possivel pondo em pratica:
- harbour
- xharbour
- fivewin
- llibg
- delphi
- vfp
- minigui
- e atualmente, mysql, php, asp, cold fusion, javascript
- meu sonho: tudo em java, web, com uns programinhas dos pra ficar melhor !!!!
valeu
Enviado: 04 Set 2005 18:43
por vagucs
É amigos, o DOS é muito bom, aprendi assembler e C++ usando o DOS e foram a minha força de bater de frente com o Linux e agora com o Windows, hoje não vendo mais sistemas comerciais e só dou assistencias aos antigos clientes em caso de desastre mesmo. Parei tudo e hoje só vivo de migração de sistemas para DOS e Linux preservando os velhos valores do Clipper em ambiente 32bits. Somente tive problemas no Delphi, do tipo do programa se perder por ter mais de um processo rodando, ou mesmo um simples Refresh em uma base de dados pode causar um grande problemas, e olha, as vezes nem o próprio programador delphi sabe o que está acontecendo.
Infeizmente, as impressoras USB, meios de acesso, interação Web faz parte da evolução, hoje os menores comercios podem ter grandes sites e vender muito pela Web, já vi isto.
O Linux hoje nos lembra muito o DOS e esbamja em tecnologia, velocidade e facilidade de acesso, tanto que já estar mordendo as pernas do Windows no mundo corporativo.
Mas Windows, visual, como o Dudu mesmo disse, com o xHarbour preservamos maior parte do sistema, ganhamos em velocidade e segurança dos arquivos de dados, podendo ser usado banco relacional usando a mesma sintase do Clipper.
Agora uma coisa lhes falo, o melhor e mais completo sistema de PDV do mercado está feito em Delphi e ainda usa DBF´s, que para mim, é o melhor banco de dados que existe, por que amardureceu, atravessou o tempo e com o xHarbour ainda ficou 4 vezes mais poderoso e seguro, com a mesma compatibilidade com o clipper.
Amigos, evoluir é constante no mundo, mas não precisamos abrir mão de sistema em Clipper nem reaprender uma nova linguagem, tenho me dedicado a migrar sistemas e desenvolver feramentas que venham a facilitar totalmente esta migração.
Hoje ainda coloquei no ar a XVL que permite que programas feito em Visual Lib sejam compilados para Windows sem necessidade de mudança nos fontes.
A questão é "Evoluir, eis a obrigação".