Página 1 de 2

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 09:49
por JoséQuintas
Alguém sabe usar o debug da hwgui 2.23 ?

Preciso dele pra tentar resolver o problema da IDE/Designer.
E talvez do browse, acho que esse é complicado demais pra mim, mas não custa tentar.

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 11:40
por alxsts
Olá!

Está com dúvida ou com medo? Não tem segredo.

Compile o teu programa com a chave -b. Depois de compilar execute o debugger na linha de comando passando como parâmetro o nome do teu executável, exatamente como no CLD do Clipper.

Se o local onde está o executável do debugger HwGUI estiver no PATH e você compilar o teu teste com a chave -run, já vai abrir o debugger automaticamente.

O resto é igual ao Clipper. Coloque chamadas Altd() onde precisar. Veja as opções do menu do debugger. Lá pode selecionar as opções para visualizar variáveis por tipo - Local, Static, áreas de trabalho, etc.

Os comandos F8, F5, F7, F9 são os mesmos do Clipper. Tem uma caixa na parte inferior da tela onde poderá digitar os comandos que desejar.

E pode ser usado com outros programas, mesmo que não usem a lib HwGUI.

Eu gosto dele. Ajuda muito.

Boa sorte!

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 12:13
por JoséQuintas
Ok, consegui aqui.
Vai precisar do ajuste do José, mas tudo bem.
Parece o original do harbour.
Só não aceita digitar Alt-D, precisa do Altd() no fonte.
max.png
max.png (7.42 KiB) Exibido 6461 vezes
Por enquanto, o maxlength está 5, que é justamente a limitação que atrapalha.

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 12:38
por JoséQuintas
Aonde limito a janela do debug ?
Deve estar com 5000 linhas.
Mudei a janela console mas não adiantou.
Pelo fonte complicou, porque nem SetMode() é SetMode(), se é que é console.

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 12:50
por JoséQuintas
labelcaption.png
Eba !!!!!!
Um problema já foi.

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 18:37
por alxsts
Olá!
JoséQuintas escreveu:Aonde limito a janela do debug ?
Deve estar com 5000 linhas.
Mudei a janela console mas não adiantou.
Pelo fonte complicou, porque nem SetMode() é SetMode(), se é que é console.
Não ficou claro... poderia explicar melhor?

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 18:44
por JoséQuintas
alxsts escreveu:Não ficou claro... poderia explicar melhor?
Digamos... aonde defino SetMode(30,100)
Com 5.000 linhas fica ruim de usar.

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 20:34
por alxsts
Olá!

Continuo sem entender...

A tela do debugger HwGUI é gráfica e SetMode() é para tela console. Na tela gráfica ou console, vão aparecer tantas linhas quantas caibam na janela do debugger, independentemente da quantidade de linhas do fonte...

Tentei debugar um programa console mas ele abriu a tela tradicional de debugger do Clipper...

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 20:42
por JoséQuintas
Vou ter que recompilar tudo e testar de novo.
Aqui a janela de debug tem 5.000 linhas.
Tem que ficar fazendo scroll pra ir do início ao fim da janela de debug.
Ou mostra o menu de cima, ou mostra a janela de teste no final, não cabe tudo na tela.

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 20:50
por JoséQuintas
tela1.png
tela2.png

hwgui debug

Enviado: 25 Mar 2024 21:32
por alxsts
Olá!

Não sei o que você está fazendo mas algo está errado para aparecer esta tela console.

Eu simplesmente fiz um CD para a pasta dos fontes do designer e teclei o comando para compilação:
Capturar1.JPG
Terminada a compilação, já abre a tela do debugger (o hwgDebug.Exe está no PATH), mostrada abaixo:
Capturar.JPG

hwgui debug

Enviado: 26 Mar 2024 11:46
por JoséQuintas
Esqueci do default da minha máquina

Código: Selecionar todos

PRGFLAGS=-m -n -w3 -es2 -ge1 -DMT_EXPERIMENTAL -DHB_NO_GTGUI=YES -DHB_NO_HWGUIDEBUG=YES
Tentando resolver.

hwgui debug

Enviado: 26 Mar 2024 12:07
por JoséQuintas
debug.png
Consegui, mas tudo travado.

Detalhe curioso: precisei compilar designer também com gtgui.

hwgui debug

Enviado: 26 Mar 2024 12:13
por JoséQuintas
debug.png

hwgui debug

Enviado: 26 Mar 2024 12:17
por JoséQuintas
debug.png
Compilado sem gtgui.

O debug da hwgui não serve pra mim...
Nem mesmo pra usar com hwgui.