Página 1 de 1
Mediator????? ADS?????
Enviado: 30 Dez 2005 12:53
por janio
Bom dia Moçada!
É o seguinte:
Apesar de já programar há um bom tempo....
de todos os dias passar horas lendo na NET algo relativo à programação....
de rotineiramente vir aqui no Fórum e ler todos os tópicos....
De vez em quando aparece algo que soa diferente e não consigo ENTENDER direito o que é. Uma dessas coisas que ainda não consegui entender é a ferramenta(?) Mediator e o ADS (Advantage database Server).
Não sei se é um RDD... como funciona... se é free... se funciona tanto no clipper quanto no xharbour... não sei...
Alguém poderia me explicar todas esssas coisas bem DIDATICAMENTE???
Um abraço,
Janio
Enviado: 30 Dez 2005 18:13
por rochinha
Amiguinho
Os RDDs são motores( engines ) de banco de dados. O Mediator, ADS, Ultiroute, Topconnect permitem que nossas aplicações trabalhem com bancos de dados diferentes do trivial.
Exemplo:
Se voce usa o padrão, .NTX o motor de banco de dados irá abrir .DBF/DBT e NTX.
Caso ative o RDD DBFCDX voce passara a usar o motor que abre .DBF/FPT, IDX e CDX.
Se voce quizer abrir bases de dados gerenciadas pelo SQL Server, Oracle, MySQL, etc voce deverá fazer uso de uma RDD que permita isto.
Nenhuma delas permite a abertura direta deste bancos de dados, elas trabalham com uma parte cliente que é compilada com o seu aplicativo e a parte servidora que recebe as requisições de abertura, filtragem gravação, etc e se comunica com o database de forma direta ou usando ODBC.
Eu até encontrei tempos atrás uma biblioteca contendo uma .LIB que permitia abrir diretamente um SLQ Server, mas faltavam algumas outras .LIBs e/ou tinham incompatibilidades para gerar o executável.
Se o seu aplicativo é 16bits voce poderá fazer uso do Mediator, Ultiroute e Topconnect para acessar seus dados em bases de dados mais pesadas.
O Topconnect trabalha com vários databases, mas tem custo astronomico.
O UltiRoute é o de mais fácil implementação, abre SQL Server, Oracle.
O Mediator os mesmos do UltiRoute e o MySQL
O ADS necessita estar em uma aplicação 32bits e tem preço astronomico.
Veja se existe a real possibilidade de querer abrir este databases, pois senão continue com o velho .DBF/CDX.
Se quizer realmente usar um database, sugiro:
Usar o MySQL
Usar Harbour/xHarbour como compilador
@braços :?)
Enviado: 31 Dez 2005 14:08
por simplicio
:* so mais uma coisa ! alem de ser um RDD para acessar base de dados SQL, eles tambem mantem extremamente segura os dados dos aplicativos, a Microsiga usa o ADS como RDD, mas uma coisa que me deixou triste foi a velocidade de atualizacao e busca de dados ! eu usei o MEDIATOR demo em um sistema que eu fiz para testar ! ficouuuu lennnnto demais para fazer busca em arquivos muito grande, nao sei o que aconteceu, mas eu nao gostei muito ! e voltei para o velho, bom, e querreiro DBF com a ajudinha dos NSX !! Nem se compara em termos de velocidade ! pode ate ser em estabilidade ganha do clipper/dbf, mas na velociade, so vi algo parecido com a linguagem C acessando DB ! Valeu ! abraços ! :xau :xau :xau :xau
Enviado: 31 Dez 2005 16:13
por janio
Valeu Rochinha e Simplício!
rochinha escreveu:
O ADS tem preço astronomico.
E bota astronômico nisso! Tive me informando... parece que o ADS não sai por menos que R$ 12.000,00. Isso mesmo!, R$ 12.000,00.
Já que o MEDIATOR é free, algum companheiro que o utiliza poderia enviar para o meu e-mail o que for necessário pra eu fazer uns testes, junto com instruções do que preciso acrescentar ao meu sistema?
Espero.... ----->>>>
janioaguiar@yahoo.com.br
Janio
Enviado: 31 Dez 2005 17:02
por Stanis Luksys
Amigos
Estou de acordo com o conselho do Rochina que diz para usar mySql com xHarbour... Mas com algumas ponderações...
Eu realizei alguns testes com o mySql utilizando a lib SQLLIB (a versão Free), sem precisar de nada disso aí.
Também achei que as consultas SQL ficaram lentas demais e fiquei no dbf/ntx mesmo... hehehe
Agora, na minha sincera opinião, se quer potência em banco de dados, vá pro Delphi e então depois escolha qualquer banco de dados que vc um dia já ouviu falar que existe, que o Delphi provavelmente vai suportar... Por sinal acredito que o xBase ainda não oferece a melhor opção para trabalhar com bancos de dados relacionais, apesar de possuir a sintaxe mais fácil de lidar com arquivos. Quem sabe agora com o advento do xHarbour o xBase tenha uma evolução neste aspecto, coisa que já vem acontecendo mas num é para tanto, e não concordo quando dizem que o xHarbour com alguma lib gráfica já é melhor que o Delphi, pq sabemos que não é verdade. Em especial nesta parte de bd. Mas é só minha modesta opinião...
Conselho? Fique com dbf/cdx e não procure dor de cabeça...
Enviado: 02 Jan 2006 22:44
por Dudu_XBase
Boa Noite a Todos.
Por utilizar o modelo Cliente-Servidor o acesso e as consultas deveriam ser rápidas.
Eu possuo uma aplicação em clipper 5.2e com ultiroute RDD e Banco de Dados PostGree SQL os ganhos de performance são impressionantes, qto a consultas e processamentos, além de puder usar comandos xbase tb posso imputar comando em sql tb para gerar o que preciso.
Estou estudando uma viabilização para meus programas que estou mudando para xharbour. Meu amigo no ano passado foi no 3º Encontro dos programadores de Fivewin e como não pude devido a compromissos e projetos que sufocaram meu tempo durante esse fim de ano, ele me falou sobre as demontrações qto a Sqllib junto a aplicações em fivewin / xharbour e xharbour/minigui. Por enquanto estou fazendo testes com o Mediator e MySql, mas como prefiro o Elefante (postgree) do que o golfinho (mysql)...rs..
Mas estou centralizando os testes com ferramentas que ofereçam custos minimos se for custo zero melhor ainda...heheh...mas se o beneficio não oferecer a solução esperada nem compensa...vou concluir meus teste para depois dar minha opinião qto ao uso do Mediator e Mysql....
Mediator????? ADS?????
Enviado: 19 Dez 2013 12:45
por Olympio
Boa tarde,
Embora o assunto esteja sem comentários há vários anos, desejo informar que utilizo o ADS em diversos clientes desde 1994 e que ele funciona também em Clipper, Harbour e xHarbour. É um produto muito bem feito, hoje de propriedade da SAP/Sybase, que não necessita de administração ou "tunning". Se a base de dados for pequena ou forem poucos usuários, pode ser utilizada a versão gratuita, Local Server, com certeza muito mais estável que DBFNTX e DBFCDX. Para mais usuários, há o servidor remoto e por internet, cujo preço não é astronômico, variando de acordo com a quantidade de usuários concorrentes.
Sugiro visitarem
http://harbourlanguage.blogspot.com.br/, Understanding Harbour rddads .