Página 1 de 1

Diferenças entre Clipper 5.2e e 5.3

Enviado: 23 Fev 2006 11:27
por Grings
Preciso saber qual a última versão do Clipper 5.3 e se alguém sabe aonde posso encontrar um tutorial com os comandos e/ou funções que foram acrescentadas em relação ao Clipper 5.2e. Grato!

Enviado: 23 Fev 2006 15:07
por rochinha
Amiguinho

Basicamente o Clipper 5.2 é a versão mais curtida, ou seja, mais estavel.

O Clipper 5.3 possui melhorias no RDD CDX, usa o EXOSPACE como linker que é muito poderoso no DOS, tem melhor apelo gráfico usando a uma .LIB Grafica excelente.

Em suma é a melhor versão para vc usar. Eu passei a usa-la com Fivewin mas tive de abandonar o EXOSPACE em troca do BLINKER que é muito melhor de gerenciar.

@braços :?)

Enviado: 24 Fev 2006 10:38
por momente
Caro amigo Rochinha,

Eu tenho o Clipper53 original, com nota e tudo, gostaria de saber quais os paths q preciso, pois não tenho nenhum para o mesmo, uso o clipper52e tambem, e nunca usei o clipper53. Será q deveria experimentar?

Enviado: 24 Fev 2006 11:47
por joseduarte
minha opinião, como usuário da versão 5.3 a mais de 6 anos, é que vc deve usar a 5.3, o fato de todos falarem que a 5.2 é mais estável não procede, nunca ninguém conseguiu fazer um comparativo profissional e sério sobre o assunto, e tudo o que é dito é em cima de "achismos", a versão 5.3 usa uma versão do C mais atual (para a época), é mais indicada para uso com o Fivewin, além das outras funcionalidades que o amigo Rochinha já mencionou.
se vc tem um programa em 5.2, e não usa libs externas, só clipper puro, não precisa mudar nada no seu código, a maneira de compilar, continua da mesma forma, o que muda, e ai muita gente não gosta ou sente dificuldade, é na hora de linkar, pois não existe mais o Rtlink, e sim o Exospace e o Blinker, o que obriga vc a criar um script diferente do que estava acostumado, sendo que o Blinker 7.0 é o linkador recomendado, dai independendo da versão, pois essa versão gera Exe's com melhor gerenciamento de memória e compatibilidade com versões mais novas de hardware e software (SO).