Página 1 de 1

Alguem recebe manutenção pelo programa?

Enviado: 25 Jul 2006 21:43
por Sergio Cabral
Como cobrar manutenção pelo programa sem levar calote do cliente?
Alguém sabe como?

Sergio Cabral

Enviado: 26 Jul 2006 08:30
por acelconsultoria
Sérgio...


Faça um projeto das alterações que o cliente deseja, coloque tudo num contrato e mande ele assinar. É um idéia.

Enviado: 26 Jul 2006 12:20
por clebermano
outra coisa faça uma trava q tal dia para. pq tem mto nego por ae sem-vergonha.

Enviado: 28 Jul 2006 15:13
por marcos.gurupi
Eu acho q jah tentei d tudo:
Primeiro uso a trava q em cinco dias ele trava o sistema antes d travar emiti uma msg q em tantos dias o sistema ira parar d funcionar.

Depois comecei a cobrar com cobranca bancaria mesmo assim n deu certo

Por ultimo abri uma empresa fiz uma cobranca no BB registrada com 10 dias d tolerancia depois o bol. vai para o protesto, assim eu consegui mais sucesso, mas mesmo assim a inadimplencia eh grande.

C alguem tiver alguma ideia nos ajude, poste aqui...

Marcos Roberto

Enviado: 28 Jul 2006 17:33
por rbonotto
Ola,

Minha "empresa" trabalha com locação de software, não os vendemos.
Tive os mesmos problemas que voce e depois de quebrar a cara um monte comecei a usr um software chamado HANDPROT.

Com ele determino quantos dias o cliente usara o software, e o melhor é que o RESET é pelo telefone mesmo. O unico problema que ele é caro e agora não o vendem mais...alugam !!! rsrsrss é quase ironico.

Mas é muito bom. Existe também uma proteção que é um hardware que vai conectado na serial(com1 ou 2) mas este eu não conheco direito. Talvez alguem aqui do forum saiba o nome.

Abs,

Enviado: 28 Jul 2006 19:16
por Augusto
Parceiro...

A primeira e mais importante providência é formalizar um CONTRATO DE LOCAÇÃO DE PROGRAMAS PARA COMPUTADOR com objetivo de garantir ao cliente, suporte, atualizaçãos (caso haja), tratamento de "bugs" etc. Em contrapartida, garantir ao "fabricante" (no caso Vc) o pagamento mensal da locação em questão, não esquecendo da cláusula de "suspensão" da locação por falta de pagamento entre outras coisas. Este procedimento é o único que te garante o pagamento em nível judicial caso seja necessário.

Além disso eu adoto o seguinte procedimento:
Todos os meus sistemas tem trava mensal (um arquivo EXE que é remetido a cada mês) e um manual onde todas as mensagens de erro são codificadas e, através do código do erro é possível consultar no manual que "tipo" de erro está acontecendo. Nesse caso específico, o código do erro é: 1001 - TRAVAMENTO POR FALTA DE PAGAMENTO - FAVOR ENTAR EM CONTATO COM DEPARTAMENTO FINANCEIRO DO FABRICANTE.

Quem quiser "moleza".... Mastiga água ou senta no colo do Papa !!!

Enviado: 28 Jul 2006 20:22
por Stanis Luksys
Olá,

Eu vou na do "acelconsultoria"...

Manutenção é manutenção... Aluguel é aluguel.

Fez a manutenção, recebeu, deixa funcionando ué, é só fazer o contrato onde ele se compromete a pagar e vc a trabalhar, num tem erro.

Você não precisa receber pra sempre por esta manutenção, a menos que a manutenção realmente seja constante, aí vc pode fazer um contrato de manutenção mais sério, com prazos de tempo, mas não há a necessidade de esquentar a cabeça tentanto travar seu programa de tantos em tantos dias...

Ta no contrato, usou, não pagou, vai no forum e resolve.


Isso ae.

Enviado: 28 Jul 2006 20:26
por Stanis Luksys
Voltei...

So pra complementar, em todos os casos você precisaria fornecer ao menos uma nota fiscal, assim ele pode demonstrar que pagou etc e tal...

Só pra complementar...

Enviado: 31 Jul 2006 11:23
por acelconsultoria
Bom, eu vou tentar responder agora o tópico de maneira mais completa.


Eu trabalho com projetos e contratos. Nunca tive problemas de inadimplência. Vale lembrar que a empresa onde trabalho não é uma "empresa de sistemas", e sim, uma consultoria administrativa voltada pra área financeira nas empresas.

Antes de iniciar um trabalho, fazemos um levantamento da empresa, afim e elaborar um diagnóstico para buscar a solução ideal para a empresa.

O projeto que elaboro tem mais ou menos o seguinte esquema:

- Problema na constatado na empresa: Normalmente é a falta de controle dos principais ativos circulantes da empresa, ou seja: estoque e caixa. Também existe uma séria de problemas culturais na empresa, onde muitas vezes detectei controles desnecessários ou falta de controle no que realmente é necessário.

- Propor uma solução: indicar mudanças no procedimento de trabalho, se necessário. Desenhar o fluxo de como a empresa deveria funcionar pra resolver o problema e como o sistema vai auxiliar nessa mudança de comportamento. É importante encontrar um caminho de menor impacto possível, pq quanto maior a mudança, maior a dor de cabeça, e gera muito desgaste.

- Nomear pelo menos uma pessoa da empresa, para ser o principal "link" entre o analista/programador e a empresa. Essa pessoa será responsável por "disseminar" os novos procedimentos de trabalho dentro da empresa.

- Elaborar um cronograma, para o desenvolvimento do software, treinamento dos operadores do sistema, ajustes finais, etc. Assim vc cria um compromisso de cumprir os prazos, o cliente se sentirá mais seguro com isso e na obrigação de pagar pelo trabalho realizado.

- É bom tbem colocar no projeto um pequeno diagnóstico sobre a tecnologia da empresa.... se precisa adquirir novas máquinas, mudar a instalação da rede, etc... Até pq isso é importante para que o sistema funcione.

- Coloque o valor no final, proponha pelo menos duas opções e cobre bem pelo sistema: um trabalho bem feito tem que ter valor. Proponha um valor para a compra e outro para o aluguel. É bom também já deixar esclarecido quem vai arcar despesas de viagem e refeição.

- Feche o pacote e sente na mesa pra negociar com o seu cliente, tenha algumas cartas na manga pra poder "ajudar" no fechamento do negócio, como por exemplo algumas atualizações grátis, suporte técnico, eficiência do sistema.... o cliente tem que entender que adquirir o novo sistema não é uma despesa, e sim um investimento e terá retorno sobre isso.

O mais complicado é fazer isso uma vez... depois fica fácil. Fica um documento bem apresentável e junto vc anexa o contrato. Imprima em duas cópias e pede pro cliente assinar. Não tem erro.

Ah, outra dica importante pra não levar calote: fazer um "sisteminha" pra só resolver parcialmente um probleminha isso ou aquilo de um amigo não dá dinheiro. Quer ganhar dinheiro ??? Faça um bom projeto e cobre bem por isso. Quando o valor é considerável, o teu cliente valoriza o trabalho. Se vc cobrar meia boca, ninguém te leva a sério.

O valor deve ser cobrado assim que vc começa a fazer o diagnóstico da empresa... e não só depois do sistema instalado. Pq vc já está trabalhando por isso. Costumamos cobrar por hora... R$ 50,00 a R$ 100,00, dependendo do valor de mercado da cidade onde vc trabalha.

Bom, acho que é mais ou menos isso... qualquer coisa estamos aí pra dar aquela força.

Abraços.

Enviado: 31 Jul 2006 17:59
por lolata
Voce tem que levar em conta, que a mesma garantia voce terá de receber, voce dará ao cliente de que ele não ficara na mão com o sistema sem atualização ou algum reparo que ele necessite.
Já vi muitos clientes que pagaram pontualmente e o programador simplesmente mudou de ramo.
Pense tambem no lado do cliente.

Enviado: 31 Jul 2006 22:26
por Poka
Olá a todos


Os clientes que eu tenho são clientes antigos, e o contrato é apenas formal, mas para os novos clientes, pretendo fazer tudo no papel para não ter problemas.

Referente ao conteúdo do contrato, venho à algum tempo selecionando algumas claúsulas que vejo nos contratos de sistemas.

Responsabilidade da Contratada
---------------------------------------
a) cumprir as obrigações aqui assumidas, sem que lhe caiba qualquer outra por perdas e danos ou lucros cessantes da CONTRATANTE, cujas causas possam ser atribuidas direta ou indiretamente à utilização do sistema.

b) a CONTRATADA não assumirá qualquer responsabilidade quanto a rentabilidade mercantil do sistema ou sua adequação à determinado negócio da CONTRATANTE.

c) manter a CONTRATANTE com os sistemas atualizados em suas últimas versões.

d) promover alterações e correções nos sistemas caso seja detectado erro nos mesmos.

e) dar apoio tecnico no que se refere à dúvidas ao funcionamento e operação dos sistema.

f) fornecer copias do arquivo executavel quando os originais se perderem, seja por má operação da CONTRATANTE, seja por danos físicos no equipamento em uso.

g) no caso de surgir erro durante a operação do sistema, cabe a CONTRATADA por solicitação da CONTRATANTE promover análises e testes necessarios para a detecção da causa do erro.

h) a CONTRATADA não se responsabiliza pelos dados entrados via sistema pela CONTRATANTE, nem pela perda dos dados, seja por falha do sistema, falha do operador, falha no equipamento, etc. Para isso faça BACKUP diariamente.

RESPONSABILIDADE DA CONTRATANTE
----------------------------------------------

a) a CONTRATANTE se declara a única responsavel pela guarda e bom uso do sistema , obrigando-se a:
- guardar o sistema de forma a torná-lo inacessivel à terceiros .
- não fazer reproduções do mesmo, a nao ser para segurançca interna (backups) dos seus procedimentos operacionais.
- responsabilizar-se, para todos os efeitos legais, pelo cumprimento das cláusulas aqui descritas estendendo esta responsabilidade à todos os seus prepostos operadores.
- reponsabilizar-se pelos dados entrados via sistema e também pela guarda dos mesmos.

PROPRIEDADE E DIREITOS
-----------------------------
a) a propriedade do sistema é exclusiva da CONTRATADA , e em nehuma hipótese, será transferida para a CONTRATATNTE, em decorrência de sua utilização.

b) qualquer tolerância por parte da CONTRATADA para com a CONTRATANTE, não importará em novação ou alteração das cláusulas ou condições aqui citadas, nem criará direitos de qualquer espécie para a
ultima.

c) este é o unico acordo formal entre a CONTRATADA e a CONTRATANTE, sendo que qualquer acordo precedente havido, seja oral ou de outra forma, torna-se superado pelo presente contrato.

d) o sistema aqui tratado é de propriedade única e exclusica da CONTRATADA. a CONTRATANTE, não pode de forma alguma alterar, alugar,emprestar, ceder, transferir, decompilar, diassemblar ou de qualquer outra forma inverter a engenharia do processo do sistema.

e) em hipotese alguma o sistema pode ser usado em outra filial, para isso terá que ser adquirido uma nova licença de uso.

DO ENCERRAMENTO
-----------------------

-A CONTRATANTE poderá rescindir o contrato a qualquer momento, desde que notifique a CONTRATADA por escrito com 30 dias de antecedencia

- o contrato será rescindido automaticamente, caso a CONTRATANTE deixe de efetuar os pagamentos do sistema, ou um atraso nas mensalidades de 3 meses.

- O CONTRATO SERÁ ENCERRADO SEM ÔNUS ALGUM, INDEPENDENTE DE QUALQUER NOTIFICAÇÃO DE AMBAS AS PARTES NOS CASOS DE FALÊNCIA, CONCORDATA ,LIQUIDAÇÃO OU MUDANÇA DE ATIVIDADES DE QUALQUER UMA DAS PARTES.


Poka

Enviado: 01 Ago 2006 04:51
por marcos.gurupi
Tudo isso eh importante eh claro (contrato), tb tenho contrato e como disse neste post tenho tb o seguranca do sistema e as duplicatas registradas no banco, mas acontece q quando o cliente n paga ou diz q n vai mais usar o software vc n tem o q fazer, eh como uma namorada q diz "n quero ficar com vc mais" o q vc vai dizer? Olha eu tenho um contrato q ainda tem 6 meses de duracao e q ele eh obrigado a ficar com o programa ou mesmo pagar esses meses, temos sim q ter todos os recursos para nos garantir mas diante de um empresario desonesto ou descontrolado (financeiramente) n temos muito o q fazer, n quero aqui dizer q tudo estah perdido q estamos numa "barca furada" mas dizer q quando adquirimos um cliente temos tb q avaliar c o cliente eh promissor e isso soh conseguimos com muita experiencia e experiencia soh conseguimos com muito sofrimento.

Marcos Roberto

Enviado: 01 Ago 2006 09:31
por acelconsultoria
Daí a importância do projeto. Através dele vc expõe seu conhecimento e seu produto (software). E no contrato, vc fecha o negócio.