Página 1 de 1

chat em IPX ou TCP para clipper em DOS puro

Enviado: 04 Out 2006 16:46
por marchiore
Estou precisando de funções em CLIPPER para DOS puro, preciso fazer um programa que envie mensagem para um outro programa meu tipo cliente servidor mas em DOS puro, na CT tem mas precisa da novell preciso disso sem novell sem windows e tal, consegui funções em C que funcionam bem mas não consigo colocar no clipper alguem ai tem ou me ajuda a fazer em clipper as funções, um programa vai ficar esperando a mensagem depois responde para o terminal que perguntou, blz.

MSN marcosmarchiore@hotmail.com

Enviado: 04 Out 2006 20:27
por rochinha

IRC

Enviado: 05 Out 2006 10:15
por marchiore
Olá, este exemplo acima usa o sistema de compartilhamento de arquivo, ou sejá as duas estações tem que ter um "drive" mapeado "compartilhado" oque não e o caso, a minha estação tem eu não possuo servidor NOVELL ou WINDOWS, tem somente a estação com o protocolo IPX ou TCP carregado, a comunicação e ponto a ponto, no oasis tem um exemplo em C que funciona muito bem, mas não consegui colocar ele funcionar para CLIPPER

http://www.the-oasis.net/thereef/files/c/chatr1.zip

Compilei ele muito bem com o MS C 7

Este usa o protocolo IPX, inclusive utilizando ele fiz uma função para pegar o MAC Address da placa de rede, e fungo bem, mas no caso de comunicação do tipo envia mensagem e recebe mensagem deu problema pois tipo declarações do tipo typedef struct que não são publicas ao CLIPPER, ai acontece o seguinte, abro a comunicação, mas quando volta ao clipper perde as informações, ou sejá, enquanto estou no clipper oque entrar no buffer das funções em C não são reconhecidos depois que entro no C, se eu ficar nas funções em C recebe tudo certinho

Qualquer outro esclarecimento estou aqui para que possam me ajudar, obrigado.

Enviado: 06 Out 2006 00:29
por rochinha
Amiguinho

Cada caso com seu mestre, talvez o Maligo seja o mais indicado para te auxiliar a fundo com isto, mas em todo o caso, se voce usa uma rede talvez possa usar o TCP-IP e utilizar uma função que foi apresentada tempos atras.

Esta em C, trabalha com o protocolo TCP-IP no tópico:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... hlight=tcp

quem sabe ajuda, mas se voce esta fazendo este programa em Clipper puro porque não usa algumas funções do Harbour ou xHarbour, compila com eles e para utilizar seus recursos.

Talvez usando Harbour voce tenha mais exito pelo seu potencial do que tentar adaptar no Clipper caracteristicas que ele nunca teve. IPX no Clipper voce implementa com a CA-Tools mas TCP-IP ainda hoje é uma novidade.

Outra caracteristica que voce poderá sacar para este tipo de trabalho é a comunicação via DDE e esta voce talvez tenha exito se testar com os exemplos que encontrei no site http://www.the-oasis.net/ no link:

http://www.the-oasis.net/ftpmaster.php3 ... =ftp_c.htm

Principalemente o exemplo que possui cliente e servidor:

http://www.the-oasis.net/thereef/files/c/ddeml.zip

Boa sorte.

@braços :?)

R#

Enviado: 06 Out 2006 10:52
por marchiore
*Amiguinho **
*
*Cada caso com seu mestre, talvez o Maligo seja o mais indicado para te *auxiliar a fundo com isto, mas em todo o caso, se voce usa uma rede *talvez possa usar o TCP-IP e utilizar uma função que foi apresentada *tempos atras.

Verdade, o Maligno manja muito.

*Esta em C, trabalha com o protocolo TCP-IP no tópico:
*
*https://pctoledo.org/forum/viewto ... hlight=tcp
*

Vou verificar

*
*quem sabe ajuda, mas se voce esta fazendo este programa em Clipper *puro porque não usa algumas funções do Harbour ou xHarbour, compila *com eles e para utilizar seus recursos.
*

Certo, o poder do xHarbour e muito bom, até do harbour, mas a aplicação e velha, e um remendo entende, já tenho aplicações em xHarbour com socket interagindo com flash (Macromidia) e tudo mais e muito bom, aconselho a todos a portarem suas aplicações, com o xHarbour você tem o poder, rsrsrsrsrsrsrsrs


*Talvez usando Harbour voce tenha mais exito pelo seu potencial do que *tentar adaptar no Clipper caracteristicas que ele nunca teve. IPX no *Clipper voce implementa com a CA-Tools mas TCP-IP ainda hoje é uma *novidade.

Concordo novamente.

*Outra caracteristica que voce poderá sacar para este tipo de trabalho é *a comunicação via DDE e esta voce talvez tenha exito se testar com os *exemplos que encontrei no site http://www.the-oasis.net/ no link:
*
*http://www.the-oasis.net/ftpmaster.php3 ... =ftp_c.htm
*
*Principalemente o exemplo que possui cliente e servidor:
*
*http://www.the-oasis.net/thereef/files/c/ddeml.zip

Vou estudar estas ai, o grande problema e a utilização de DOS puro, sugeri até a utilização de linux, mas não adianta, bem vamos lá, não vamos desistir time não vamos recuar, rsrsrsrs

*Boa sorte.

*@braços :?)

Muito obrigado por sua atenção.
_________________

Enviado: 06 Out 2006 20:55
por rochinha
Amiguinho

Estamos a disposição.

Enviado: 29 Ago 2007 14:20
por Stanis Luksys
Tópico antigo...

Conseguiram alguma coisa???

Eu to iniciando (bem devagar nas horas vagas) um projeto de Instant Messenger com xHarbour, usando o protocolo opensource JABBER. Inicialmente para redes privadas, mas pode ser facilmente adaptado para se comunicar com as maiores redes da internet: gtalk (ja usa jabber nativamente), icq e msn.

A intenção do projeto é simples:
1 - Didática.
2 - Módulo de comunicação instantânea para nossos sistemas, interligando inclusive filias através de servidor próprio, sem interferência de terceiros.

Se alguém quiser dar uma colaborada, em qualquer sentido, por favor sintam-se a vontade.

Um link para entrar e conhecer um pouco mais:
http://www.jabber.org/developer/

Valeu!

Enviado: 30 Ago 2007 12:07
por rochinha
Amiguinho

Interessante isto que voce postou, me faz lembrar do velho EDI, alquele metodo de transmissào usado por empresas e fornecedores para o envio e recebimento de pedidos.

Vou analisar também.

Enviado: 30 Ago 2007 15:24
por Stanis Luksys
Então Rochinha,

A idéia é um tanto simples:

Através de um protocolo de comunicação já existente, controlado de maneira simples e transparente via XML, pretendo fazer a comunicação entre as estações que usam o sistema, sendo que por um preço aceitável, ficaria aqui comigo o servidor de mensagens (mas pode ser local no cliente, se ele tiver condições).

A instalação do servidor é simples. A implementação do protocolo também é.

A idéia é oferecer um canal direto de comunicação entre os usuários do sistema, e de quebra um INOVADOR HELP DESK, onde via modo texto mesmo(!) o usuário terá este contato facilitado com nosso suporte, de dentro do sistema.

Falou! Abraços.

Enviado: 30 Ago 2007 17:31
por Maligno
Não seria mais prático usar algo do tipo VNC, Stanis?

Enviado: 19 Set 2007 10:52
por Stanis Luksys
Maligno escreveu:Não seria mais prático usar algo do tipo VNC, Stanis?
Não, porque neste caso não estaria embutido no sistema, e ainda precisaria de uma máquina escrava só para servir o VNC.

A idéia é permitir que de dentro do ERP os usuários possam se comunicar diretamente com outros departamentos, seja nesta filial ou em outra, através de uma rede privada de comunicação instantânea.

No meu caso particularmente, sempre foi da minha natureza enquanto programador, preferir adotar soluções que possam ser agregadas ao sistema. Não gostaria de por exemplo ter clientes pedindo suporte ao Terminal Server. Hoje tenho a consciência de que meu sistema roda redondinho, não prestamos outro serviço senão para o próprio manuseio do sistema em sí, e nem sequer mapear unidade de rede prestamos suporte, para citar um exemplo.

Temos o prazer de oferecer um software de um único executável, que de modo geral independe de configuração do PC, qualquer Windows roda e até o final do ano rodará 100% em Linux, agora que estamos quase finalizando as rotinas de comunicação serial.

Como XML e o protocolo Jabber nasceram de fato em ambiente Linux, poderá isto também fazer parte deste nosso projeto de portabilidade. Inclusive o próprio servidor de mensagens que montei é Linux, assim como o de web, o ftp, o mysql, o postgree, o smtp e o samba.

Este lance do Jabber ainda está engantinhando, por enquanto vamos testar em modo texto, mas sinto que vai ficar bacana. Ja fiz uns testes de envio de mensagem em rede local. Ainda não consegui estabeler uma "conversa" completa.

Você diz em usar o TS talvez por receio do desconhecido, mas este protocolo jabber é extremamente simples de ser implementado, baseado sempre em arquivos XML.

O que falta mais é tempo.

Enfim, não é um preço caro a se pagar por este recurso, que embora a primeira vista pareça inútil, é de grande valia no cotidiano das empresas que utilizam o sistema, e por isso já encontrei um ou outro parceiro interssado.