Maligno escreveu:Não seria mais prático usar algo do tipo VNC, Stanis?
Não, porque neste caso não estaria embutido no sistema, e ainda precisaria de uma máquina escrava só para servir o VNC.
A idéia é permitir que de dentro do ERP os usuários possam se comunicar diretamente com outros departamentos, seja nesta filial ou em outra, através de uma rede privada de comunicação instantânea.
No meu caso particularmente, sempre foi da minha natureza enquanto programador, preferir adotar soluções que possam ser agregadas ao sistema. Não gostaria de por exemplo ter clientes pedindo suporte ao Terminal Server. Hoje tenho a consciência de que meu sistema roda redondinho, não prestamos outro serviço senão para o próprio manuseio do sistema em sí, e nem sequer mapear unidade de rede prestamos suporte, para citar um exemplo.
Temos o prazer de oferecer um software de um único executável, que de modo geral independe de configuração do PC, qualquer Windows roda e até o final do ano rodará 100% em Linux, agora que estamos quase finalizando as rotinas de comunicação serial.
Como XML e o protocolo Jabber nasceram de fato em ambiente Linux, poderá isto também fazer parte deste nosso projeto de portabilidade. Inclusive o próprio servidor de mensagens que montei é Linux, assim como o de web, o ftp, o mysql, o postgree, o smtp e o samba.
Este lance do Jabber ainda está engantinhando, por enquanto vamos testar em modo texto, mas sinto que vai ficar bacana. Ja fiz uns testes de envio de mensagem em rede local. Ainda não consegui estabeler uma "conversa" completa.
Você diz em usar o TS talvez por receio do desconhecido, mas este protocolo jabber é extremamente simples de ser implementado, baseado sempre em arquivos XML.
O que falta mais é tempo.
Enfim, não é um preço caro a se pagar por este recurso, que embora a primeira vista pareça inútil, é de grande valia no cotidiano das empresas que utilizam o sistema, e por isso já encontrei um ou outro parceiro interssado.