Amiguinho
Antes de mais nada esqueça o
Sr. fica parecendo que tenho 40 anos, mas eu tenho 42, hehehe.
Veja bem:
Voce pode encontrar nos sitemas por aí pelo menos tres formas de controle, de filtragens e de pesquisas, sendo elas, cronológicas, alfabeticas e numéricas.
Ao se desenhar tabelas voce deve pensar na coisa da qual ela ira suportar e posteriormente nos vinculos que ira ter e quais os controles ela disponibilizará, exemplo:
Um arquivo de pedidos poderia ter quais vinculos:
Cronológicos:
Como data de orcamento, data de confirmação(pedido), data de liberação(faturamento), data de emissão(nota) e data de cancelamento, por exemplo.
Alfabéticos:
Se voce guarda o nome do cliente neste arquivo depois poderá fazer uma
pesquisa resumo de todos os pedidos de um determinado cliente ou alfabeticamente um
total de faturamento.
Numéricos:
Seu arquivo poderá conter numero de orçamento, numero de pedido, numerod de nota fiscal, codigo do cliente, codigo do vendedor, codigo da natureza de operação e ai vai.
Veja que a estrutura de uma venda segue o seguinte padrão:
1 cliente para N pedidos para N itens
Código: Selecionar todos
cliente
|
------------pedido 1
| |
| --------------- iten 1
| --------------- iten 2
| --------------- iten N
|
------------pedido 2
| |
| --------------- iten 1
| --------------- iten 2
| --------------- iten N
|
------------pedido N
|
--------------- iten 1
--------------- iten 2
--------------- iten N
Pesando desta forma tanto o arquivo de pedidos como o de itens deve suportear um vinculo direto com o arquivo de clientes, ou seja, deve possuir o campo codigo de cliente para que voce então possa fazer a filtragem e levantamentos dos itens deste cliente bem como deve conter o codigo do pedido para que voce possa filtrar os itens e emitir o pedido ou nota.
Porque voce necessita ter alguns campos em outras tabelas, ou seja, porque itens necessita ter o campo
codigo de cliente?
Resposta é simples voce poderá fazer um levantamento de 1 para N do arquivo de itens obtendo assim uma listagem referente a um produto que apresente todos os clientes que o adquiriram.
Portanto os arquivos devem possuir pelo menos estes campos.
clientes - idcliente(cliente)
pedidos - idpedido(pedido), idcliente(cliente)
itens - idpedido(pedido), idcliente(cliente), iditem(produto)
No momento da impressão de uma nota voce fatá a pesquisa por idpedido(pedido) em pedidos e encontrando passara a pesquisar por idpedido(pedido) em itens e encontrando iniciara então a impressão de seus itens.
Espero que neste breve resumo voce tenha sacado que uma tabela precisa ter alguns campos e vinculos que as vezes achamos que não precisa, mas por enquanto sua base de dados é pequena e quando crescer eles ficarão mais evidentes no momento de uma pesquisa detalhada ou relatório.
@braços :?)