Página 1 de 1

sobre sintegra (mg e outros estados)

Enviado: 06 Nov 2006 22:59
por filizola
galera, tenho um pequeno cliente que recebeu a notícia de seu contador de que ele deverá ter em sua máquina, quardado por pelo menos cinco anos todos os registros de notas fiscais de entradas e saídas. porém este cliente não utiliza o PED (emissão de nota por computador) ele tem PDV. que não é meu. alguém sabe me informar se esta informação procede ou o contador está passando a bola para o cliente, uma vez que o contador faz toda a escrituração de notas do cliente ?

desde já, agradeço.

Enviado: 06 Nov 2006 23:45
por vagucs
o cliente neste caso me parece que tem que ter sempore disponivel o sintegra dos ultimos posso dizer 2 anos, pois o sintegra começou a funcionar a muito tempo, mas geralmente eles exigem os dois ultimos anos quando a pessoa começa a entregar, mas o sintegra, vai em breve ser substituido pelo COTEPE, mais amplo e rigoroso, mas realmente, se faz ECF tem que fazer SINTEGRA, o que não é problema seu e sim de quem fez o PDV. Se o retaguarda é seu, ai eu falo que o problema é seu, heehhehe

Enviado: 07 Nov 2006 08:54
por filizola
obrigado pela informação wagner.

Enviado: 07 Nov 2006 10:38
por Grings
Segundo a legislação, a partir do momento que uma empresa passe a utilizar a emissão de documentos fiscais por computador, ficará obrigada a registrar todas as operações eletrônicamente ou seja os livros registro de entradas, saídas, apuração do ICMS e registro de inventário tendo que registrar não somente os totais das notas fiscais mas item por item e manter a disposição da fiscalização por cinco anos, isso inclui o ECF.

COTEPE significa "Comissão Técnica Permanente do ICMS", o Sintegra continuará chamando-se Sintegra o que mudará (para alguns estados já mudou) é o lay-out das informações. Essa mudança do lay-out foi decidida pelo Ato Cotepe nº 35 de 05/07/2005.

O que os Contadores não querem fazer é digitar item por item das notas fiscais, somente os totais, então existem sistemas de escrituração de livros fiscais que importam os dados digitados pelo cliente para montar o arquivo do Sintegra. Aqui no RS, dependendo do faturamento anual, estamos dispensados de apresentar o arquivo contendo item por item das notas fiscais, mas sómente até 31/12/2007, em 01/01/2008 entra a mudança do lay-out.

Enviado: 07 Nov 2006 11:21
por vagucs
O COTEPE vai substituir muitos registros de movimentação, registro fiscais, e inclusive substitui o proprio SINTEGRA, acabamos de programa o COTEPE para a CONAB (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO) já está em vigor aqui no DF, postei recentemente um link onde estão definidos os prazos para outros estados, o SINTEGRA vai acabar, mas ainda tem que se fazer eles, na verdade o SINTEGRA não funcionou pois o volume de dados enviados foi muito maior do que o esperado, o que acarretou falhas, erros e em si nunca funcionou, eu mesmo ainda não vi ninguém levar multa por causa do sintegra, fiquei sabendo de grande empresas que até enviam o arquivo vazio, pois não dá erro no validar e eles ganham tempo para fazer os acertos, no RS a coisa até tá funcionando, mas nos outros estados virou até motivo de riso, conversamos com o pessoal que tá administrando o cotepe, tem coisas que eles pedem no arquivo que não tem necessidade, e pior, a documentação é cheia de erros, dioficil de entender e eles semprem falam que tudo está lá. Vai entender o governo.

Enviado: 07 Nov 2006 11:28
por MARINI
Grings escreveu:....
O que os Contadores não querem fazer é digitar item por item das notas fiscais, somente os totais,......
Na verdade o arquivo magnetico deverá ser gerado pelo usuário ou seja no computador do cliente e não mais pelo contador. Depois de validado o mesmo deverá ser enviado para a SEFAZ de cada Estado, sempre pelo usuário.
Fica obrigado quem utiliza o sistema eletronico de processamento de dados, ou seja quem utiliza o computador para emitir documento fiscal como nota fiscal ou cupom fiscal. Se o usuário não se enquadra nesta condição não precisa gerar o arquivo eletrônico. Ex: o usuário possui computador na loja, mas está desobrigado de implantar a ECF e não emite nota fiscal pelo computador. Neste caso não precisa gerar o arquivo.

Enviado: 14 Nov 2006 15:38
por Cleiton Fidelis
Esse assunto do sintegra, multas ,arquivos vazios..


O certo é que, os programadores ficam no sufoco danado, e tem gente dando consultoria de apuracao, ou seja, refinando os arquivos gerados para procurar erros para os clientes..

Agora essa turma do COETEPE ta doida, o Layout parece um Terrorista, da medo ate de ver.. Jesus Amado.

Eu ate queria ver esse COTEPE nas Organizacoes Capivara na boca de seu Creysson...


Resposta de uma agente do "SINTREGA" a um email meu.




==========================
Cleiton,

Bom dia!

O layout desse programa ainda está em discussão entre os estados. Não temos uma posição sobre esse assunto para te passar.

Atenciosamente,
Raquel/SINTEGRA/MG

(31) 3217 8550

Atendimento de 8:00 às 17:00


As dúvidas esclarecidas por esta mensagem têm caráter de orientação não gerando o efeito decorrente da consulta formal.

----- Original Message -----
From: Cleiton
To: sintegramg@fazenda.mg.gov.br
Sent: Wednesday, November 08, 2006 9:37 AM
Subject: Super Sintegra


Divinopolis MG 09h36 08 deNovembro de 2006. Quarta Feira.


Gostaria de saber onde encontro para download o programa validador so "super sintegra", o qual cita o ATO COTEPE Nº 35/05 de JULHO DE 2005.

Onde posso tirar minhas duvidas, em minas gerais.. ?

Informacoes Complementares...


Obrigado.

Cleiton Fidelis
37 9107- 2201




Pois eh..

Enviado: 14 Nov 2006 19:18
por vagucs
Cleiton,

O COTEPE realmente parece que é coisa de cinema, poxa, companhias de onibus passar CPF do passageiro e qual poltrona ele tava sentado, acho demais, daqui uns dias vão pedir para informar ainda quantas vezes ele foi pro banheiro, kakakaka.

O COTEPE vc informa muita coisa, mas no geral é facil tratar as informações nele, o grande problema dele é a quantidade de informação que se repete quie vc tem que ficar informando, tenho certeza, que é informação que eles não usam, como estamos num orgão do governo, sempre tratamos diretamente com a diretoria do projeto e tal, e tem coisas que eles não sabem informar e ainda dizem que a documentação é o suficiente, a documentação é cheia de falhas, os erros que acontecem não dão clareza, mas no geral foi fácil montar o sistema do COTEPE aqui, na verdade como existe um certo padrão, ficou muioto fácil mesmo, ai caiu o mito de que era tão complicado assim, mesmo assim com a quantidade de informação, erro no cruzamentos delas vai acontecer com problema, coisa que o validador deixa passar.

Fodah viu...