Qual a melhor biblioteca gráfica ?
Enviado: 16 Nov 2006 11:11
Vou instalar o xHarbour e começar a fazer alguns testes e gostaria de fazer qual a melhor biblioteca gráfica usar.
Grato!
Grings
Grato!
Grings
Código: Selecionar todos
cNome = space(30)
@10,10 get cNome
replace nome with cNomeCódigo: Selecionar todos
cNome = TextBox.Value()
replace nome with cNome // aqui nada mudouCara, não sei de onde tirou isso, as GTs foram criadas mesmo para facilitar a migração e não para dificultar como vc falou, antes nem existia o conceito de multi-gt no xHarbour e foi colocar por isto, não existem novos conceitos para aprender com GT como existe para GUI, GUI é uma realidade longe dos programadores Clipper, está é a questão, vc está invertendo os valores, por mais que vc saiba e tenha se habituado a Minigui, a curva de aprendizado para quem sai do DOS para ela é muito maior e pode gerar frustação como sei que já gerou para muitos, e como disse PARA INTEGRAR RECURSOS VC "PODE" não é obrigatorio o uso de GUIS com GT, o recursos mais simples e básicos que já saem com o simples fato de vc usá-las em maior parte das vezes já o objetivo sonhado do programador.Agora, tudo bem, você é um cara que pode ter grandes conhecimentos de C, Delphi, xHarbour, MiniGUI, GtWVw e tudo mais, mas e o cara que só quer ter o programinha dele bonito de verdade? Será que é interessante pra ele entrar no MSDN e estudar as funções de API? [/quota]
Aqui nesta questão sua que as GTs se saem melhor, vc não precisa aprender nada a mais, apenas portas o programa, e adptar suas rotinas, no meu site tem os screenshots do sistema da Terrasoftware, tá lindão hoje, as telas foram screenshots que tirei quando tava lá ainda. Acredite, chegamos a este visual com 99,99% do fonte original e 2 dias de trabalho.
Aqui vc se contradiz, como a migração é instantânea e a curva de aprendizado é maior? Nao existe curva de aprendizado para GTs, elas capturam a saida do programa apenas isto, tem recursos, sim, tem, mas maior parte dos recursos gráficos, vc consegue com muita facilidade, muito mais facilidade do que com qualquer outra lib gráfica, não defendo as GTs, hoje o PRWIN tem mais de 2.500 usuarios e é totalmente feito em Minigui, mas para efeito de migração, acho as GTs melhores por isso, curva de aprendizado menor,´estou assessoram a Kroquero (Uma fabricante de biscoito famosa na região Sudeste), eles fizeram com a GT, com poucos dias de trabalho, recursos gráficos que eu babei, usando rotinas super simples e nem precisaram de documentação das mesmas, apenas viram alguns exemplos e recursos que usei na VL e meteram bronca, qual a vantagem de usar e criar os proprior botoes e tal, é que o sistema vai rodar em linux depois em modo texto da mesma forma, isso é o interessante, vc preserva a compatibilidade com outros sistemas operacionais, inclusive ainda pode deixar o programa rodando em DOS, com o mesmo fonte.Apesar de com as GTs você conseguir uma migração quase que instantânea, é bom lembrar que a curva de aprendizado é maior do que a da MiniGUI por exemplo. E quase que obrigatório bons conhecimentos em C.
Concordo, mas as GTs te dão os mesmos recursos e menos trabalho, vc tem um curva de aprendizado muito menor do que com as Guis, isso é inconstestável para quem vem do ambiente DOS e não o contrário.Num sei não, eu já disse minha opinião e continuo nela, é interssante migrar pra GtWvw ou Wvt pra sair do DOS, mas pra entrar de cara em ambiente Windows com tudo que tem direito, eu opto pelas GUIs, mais recursos com menos trabalho.
Isso é um ponto, mas como disse, vc pode criar seus objetos, vc está em um ambiente gráfico, é usar a cabeça, e isso não consome tempo não, quanto a usar API traz imcompatibilidade, se esta for a questão, ai tem que ser GT mesmo, que por natureza as libs Guis são totalmente voltadas para Windows, ainda que haja a promessa de Multiplataforma, mesmo com a HWGui, ainda não, uma que no Linux, o forte mesmo é modo texto, isso ninguem vai tirar dele, então com GT seu sistema roda em Linux e tira o maximo dos acessos remotor, em Gui, só Deus pode ajudar, já com um projeto bem momentado em GT com interface Gui, vc pode ter o mesmo fonte nos dois ambientes, o que acho não ser de grande vantagem, visto que as GTs te dão ampla capacidade gráfica para tudo.Uma vez um programa funcionando bem com GtWvw, não acredito ser muito interessante investir tempo demais nela, até por que trabalhando muito com API você perde portabilidade.
Cara, a Minigui é infinita vezes melhor que a WVW e WVT, a WVW bate de longe a WVT e a Minigui supera qualquer uma, sou apaixonado pela minigui, acompanho ela desde quando fazia so o form e 1 botão na tela, acredite, acompanho o xharbour desde 1999 quando so exista o Harbour ainda, compilei meu primeiro programa em 2000, foi transtornante, e de lá para cá a Minigui me fez me apaixonar por ela, muito fácil de usar e aprender, mas para a questão levantada, como disse, se for Migrar, use GT, se for fazer do zero use Gui, so que so estou discordando porque GT é muito mais fácil que GUI, isto é incontestável e a curva de aprendizado é menor, mas muito menor do que com uma Gui, ninguém vai para xHARBOUR sem precisar aprender nada, no minimo vc tem que aprender a compilar nele, não é verdade.Não estou aqui em nenhum momento dizendo que a MiniGUI é melhor que a GtWvt por exemplo, estou apenas mostrando que depende do caminho que você pretende seguir, vale a pena este esforço de se adaptar a OOP.
A verdade mesmo é que seja qual for a opção, terá que se aprender muito ainda, mas com as GUIs você só precisará aprender elas, e com as GTs você precisará de outros conhecimentos, afinal como você disse você pode integrar utilizando recursos das GUIs, então vai acabar tendo que aprender elas. Por isso acho mais facil já ir direto por este caminho, mesmo que a primeira vista pareça mais trabalhoso, no fim, não é.

A XVL é baseada em WVW, vou postar telas de alguns sistemas que foram migrados usando recursos dela+WVW em breve, que aqui em brasilia nao tenho os screenshots de nada, tá tudo em ipanema. O problema das imagens eu nunca vi o topico aqui, o negocio é que eu andei um periodo meio desligado do forum devido a muito trabalho e tava namorando uma menina de goiania e todo final de semana ia para a casa dela e nao levava computador, dai me desliguei mais, mas como tô solteiro de novo estou mais ativo agora, como deve ter percebido.Imagine que com a WVW eu estou a dois meses tentando descobrir só como faz pra quando minimizar não sumir as imagens bitmaps!!! Existe um tópico sobre isso aqui nessa seção, por enquanto ninguém resolveu. Vai lá ver de que data é...
Claro, concordo com isso, pois na verdade não sei que tipo de programas vc viu, os programas que vi até hoje que acessorei, eu fiquei espantado com a aparencia, o pessoal da kroquero mesmo, montou uma tela de browse com botoes 3D e eles mesmo fizeram tudo, fiquei encabulado quando vi, e pedi para eles me ensinarem os macetes, hahaha, pior que usaram as rotinas de botoes da XVL que vendo, e olha que eu nao teria paciencia para chegar no nivel visual que eles chegaram.Eu não acho que "migração difícil" deve ser pretexto para não migrar. EU (pessoalmente) considero HOJE os programas que vejo com WVW ultrapassados em termos de recursos visuais. Todos que eu vi pelo menos, pode ser que eu ainda me surpreenda com algum.
Aqui vc já tá falando de outra historia, como disse, se vc for migrar sistema com a WVW em 1 dia, vai ter um visual relativamente mediocre, vai ter multiplas janelas e uma imagem de fundo e talvez um menu windows quando no muito, ja na Minigui que tem uma IDE para vc arrastar botão e tudo mais, vc claro, vai ter mais tempo para acertar no visual do que teria com 1 dia de migração, agora isso é um ponto que não é o caso aqui, o caso é MIGRAR e migrar não é reescrever o sistema e como disse antes, quando vc usa Minigui vc não migra, vc refaz as telas e toda a parte de saida e entrada do sistema que sem medo de errar, em maior parte dos sistemas é 70% ou mais do programa que vai embora, vc reaproveita calculos e replaces, apenas, o resto é refeito, e isto na minha teoria não é migrar, é reescrever o sistema. Migrar é reproveitar o que se tem a fim de obter melhores resultados, e isto é com GT infelizmente. Tenho dito que migrar para Minigui ou HWGui é fato quase impossivel, impossivel não é, mas são libs com recursos completamente diferentes e forma de programação também.
Migrar um aplicativo para GT e alcançar o visual mediano que ela oferece pra mim é pouco. Eu gosto de atingir o melhor, sempre. E com a MiniGUI eu consigo, com a GTWVW não. Pelo menos eu, não é uma regra.
Não sou nem um pouco entusiasta das telas geradas pela WVW apesar de ja ter migrado sistemas com ela (inclusive dois meus).
A verdade é que já teve gente que eu mostrei um exemplo de WVW e falei: "demora um dia pra deixar seu sistema assim", e mostrei minigui: "demorar tres meses". O cara falou: "Porra, nem que demore um ano, ISSO é Windows!".
Isso é a mais pura verdade, mas existem PDVs por ai rodando em WVW acredita? é verdade, existem, no sul to brasil e no RJ. na verdade um PDV é um programa com 1 tela apenas, qualquer imagem que vc colocar no fundo faz ele ficar gráfico. Tudo acho que mais uma questão de gosto do cliente, se o cara tá satisfeito com GT tirando o minimo de recurso, tá otimo, se quiser tirar mais recursos a´te usando programa GUI otimo tambem, se quiser usar GUI pura como MIINIGUI e HWGUI, otimo também, como disse, acho questão de gosto. tambem.
Agora veja, é tudo questão da aplicação do programa, uma loja ou um escritório que utiliza um sistema próprio não precisa ter o melhor recurso visual, precisa na verdade migrar para obter apenas desempenho e o resto é lucro. Neste caso vale mais a pena as GTs, apesar que ainda prefiro em texto puro.
Sem noção, nem vou cogitar, vc tá encarando GT como se fosse modo texto, desisto! kakakaAgora para uma empresa que desenvolve e vende software, este visual é tudo, é essencial para a competitividade nela no mercado. E não vale nem de perto a pena tentar implacar com alguma GT. Só mesmo se for temporariamente pra sair do DOS, como eu já disse.
Custou hein, hahaha, antes vc tava falando o contrário. Claro, concordo plenamente, como disse antes, GUI é outra realidade em termos de reestruturação do programa.Acho que a gente está discutindo a toa aqui, como eu disse cada uma tem sua aplicação, e converter para GUI leva mais tempo e consequentemente um custo maior de migração
Nao entendi, em fim, qual demora mais? GT ou GUI, acho que isto não importa mais.Com as GTs tem meio termo, e aparanetmete é mais rápido e barato, no entanto para alcançar NO FIM o mesmo resultado, é mais caro e demorado. E não adianta falar que não.