ARAGUARI-MG, 25 de setembro de 2004.
Prezado Dudu_XBase,
Resolvi acessar este tópico e ler o texto no link que você indicou.
Analiso friamente que, de 1994 até os dias atuais, muitos desenvolvedores
produtivos se mantiveram fiéis aos domínios xBase, Cobol e DataFlex, simplesmente pelo fato de que os produtos atendiam às disponibilidades financeiras, e os algorítmos gerados, ao propósito dos clientes.
Quando comprei o Delphi 2.0, fiquei alucinado com a IDE, e barbarizado com o BDE... Você chegou a instalar um BDE em um MMX com 16 Mb? E ainda não existiam gravadores de CD-ROM... Não dava !!!
E mais ainda: tinha um tal "Ovo de Páscoa" que referenciava os arquivos do Delphi como
"Paraduck's"... Epa - tecnologia de ponta ?!
Dez anos depois, micros com 256Mb, CD-RW, e cadê o BDE ? Ah ... sim, evoluiu para SQL. O último orçamento para Delphi que fiz em BH, ultrapassava R$5.000,00. E o Banco de Dados? - MySQL (Zeos), Open Source, claro!
Aí, para a maioria dos mortais interessados pelo assunto, teve início a fase da Internet e do Open Source, ou melhor dizendo, ÚNICA maneira de aprender e utilizar de ferramentas para desenvolvimento, sem ter que nos preocupar com a ABES/BSA em nossos calcanhares...
E apartir de agora, além de Programação Visual, ainda temos que nos atualizar também no GNU/Linux. Muito melhor que ASP(irina!) como sugere o autor, temos o PHP, que trabalha com MySQL - mas depende de HTML, de JavaScript e do APACHE. E falta a IDE. Pegou o lance ?
Instalar um Aplicativo xBase CLIPPER, interface texto, obsoleto mesmo (???), ainda é só criar um sub-diretório (
pasta, para os alunos
"MADE Win Franchising")...
PS: TODAS as Universidades de Info e afins, EXIGEM
PROLOG. Alguém consegue explicar racionalmente o motivo, necessidade e aplicação? Agora, "C", com o GNU/Linux...
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br