Página 1 de 2
Usar a IDE ou escrever na mão mesmo ?
Enviado: 15 Dez 2006 13:19
por Grings
Gostaria da opinião dos colegas que utilizam a Minigui, o que estão fazendo, usando a IDE ou escrevendo na mão mesmo? Os exemplos que vem junto com a Minigui contemplam todos os seus recursos ?
Enviado: 15 Dez 2006 15:57
por Leandro2C
Uso a IDE do Roberto Lopez. Às vezes me confundo um pouco entre PRG e FMG. No mais, beleza.
[]´s
Leandro
São Lourenço - MG
Enviado: 16 Dez 2006 08:26
por Stanis Luksys
Olá,
Eu acho que com a IDE se ganha bastante em produtividade, mas por outro lado perde-se bastante da legibilidade do código.
Eu prefiro tudo na mão.
Mas para que pudesse ganhar algum tempo, criei um pequeno programinha FMG2PRG, que transforma o código da IDE num mais limpo, retirando cerca de 80% das linhas, que são as inúteis mesmo, além de recodificar para a sintaxe do @.. que eu prefiro.
Enfim, assim eu faço a tela na IDE, mas utilizo já bem mais limpo dentro do PRG, ficando então mais simples de se controlar os eventos dos objetos por exemplo.
Obs: Também indico a IDE do Roberto, a da experimental tem uns buguizinhos.
Isso aí!
Enviado: 19 Dez 2006 09:47
por Leandro2C
E quando vc tem que alterar? Vai direto no prg ou chama a IDE, altera e usa novamente o seu aplicativo?
Obrigado.
Leandro.
São Lourenço - MG
Enviado: 19 Dez 2006 12:56
por Stanis Luksys
Olá Leandro,
Depende da alteração, se for de posicionamento ou redimensionamento de algum controle, eu uso a IDE mesmo, pois não é mais tão simples como no Clipper com tela de 25x80. Depois eu rodo de novo o programinha.
Agora, no caso de eventos dos objetos, altero diretamente no .prg, e é exatamente por isso que prefiro usar "na mão", pois pela IDE se perde um pouco o controle sobre as rotinas. Pessoalmente prefiro subir algumas linhas no .prg e ler, do que abrir o .fmg e procurar a linha do evento, pois o .fmg como eu já disse é "sujo", dificultando a leitura.
É notável também a diferença do tempo de compilação, usando o .fmg original como a IDE escreveu, fica muito mais lento, muito mesmo.
Um objeto como um label simples, no FMG deve ter cerca de 20 linhas, sendo que 3 são necessárias no .prg.
Enfim, é por aí...
Falou!
Enviado: 19 Dez 2006 17:02
por And
Stanis,
A idéia de converter e enchugar os arquivos FMGs é ótima, caso vc possa peço que envie-me o programa (FMG2PRG).
Abraço,
Enviado: 19 Dez 2006 17:11
por Stanis Luksys
Ola And,
Não estou em casa, mas assim que chegar providencio aqui, coloco para download e assim quem quiser decarrega.
Falou!
Enviado: 20 Dez 2006 02:45
por And
:{
Abraços,
Enviado: 20 Dez 2006 15:28
por Stanis Luksys
Opa,
Conforme prometido aí vai o FMG2PRG...
http://www.luksyssoft.com.br/downloads/fmg2prg.zip
No DOS, use assim:
>fmg2prg.exe arquivo.fmg
Precisei fazer umas mudanças nele, é o seguinte:
1 ) Ele sempre gera um arquivo TESTE.PRG
2 ) Tirei a sintaxe de @.. pois sei que a maioria prefere DEFINE
Bom, ja da uma limpada no fonte, aí vc pega e cola no seu prg :=))
Sabe que era só pra meu uso pessoal, então tava bem tosco mesmo, e postei aqui meio na pressa, mas já to fazendo uns ajustes aqui para ele ficar mais completinho...
A HWGui tem uma IDE menos evoluída que a da MiniGUI, no entanto existe a opção de gerar o .prg além do "arquivo de tela"...
Seria interessante esta opção na IDE da MiniGUI.
Falou!
Enviado: 20 Dez 2006 16:07
por Leandro2C
Já baixei, funciona blz. Stanis, muito obrigado.
Leandro
São Lourenço - MG
:)Pos
Enviado: 20 Dez 2006 23:27
por And
Brigadão, vai ser uma mão na roda!
:)Pos
Ps: Após os ajustes não esqueça dos amigos.
Abraço,
Enviado: 31 Dez 2006 17:34
por Stanis Luksys
Olá rapazeada,
Está aí nova versão,
testada apenas com a IDE do Roberto Lopez.
http://www.luksyssoft.com.br/downloads/fmg2prg.zip
Caracteristicas:
- Conversão para sintaxe @
- Gera PRG com o nome do FMG, já incluindo as linhas de função e ativamento da janela
- Limpa só o lixo, se você colocar um evento ou algo assim na IDE ele mantém (mas não recomendo)
Bugs conhecidos:
- Alguns objetos, quando usada a sintaxe @ precisarm ter suas linhas trocadas de ordem, atentem a isso se quiserem alterar manualmente ao dar erro em um botão por exemplo
- Ainda não reconhece TAB nem MENUS nem TOOLBAR
Em breve novas correções. A meta é criar um prg enxuto mas que mantenha tudo que foi feito na IDE, de forma que se possa fazer tudo nela, e só rodar o programa pra atualizar o prg.
Enfim, pra janelas de diálogos simples já quebra um galho, e limba bem!
Abraços aí a todos e bom 2007 com muita MiniGUI!
Enviado: 31 Dez 2006 20:26
por And
Valeu!!!
Nem o último dia do ano vc descansa?

)
Um feliz ano novo e muita saúde e paz, espero poder contar contigo em 2007 também. :{
Abraço,
Enviado: 02 Jan 2007 23:27
por Stanis Luksys
Olá And!
Chegou a testar ai cara?
Se souber de algum bug me avisa pra eu tentar ir arrumando aqui.
Valeu!
Enviado: 03 Jan 2007 02:45
por And
Stanis,
Já testei e até agora tudo ok, caso eu encontre algum bug posto aqui.
:{
Abraço,