Página 1 de 1
Índices quem entendem eles
Enviado: 09 Jan 2007 10:51
por juniorcamilo
Amigos todos sabem como é difícil reorganizar arquivos cheios d+, os clientes brigam fazem um carnaval, ai onde do problema e nos do Clipper saímos perdendo com muita desvantagem para outras linguagens, problemas freqüentes: queda de energia, operador despreparado, etc., causa a quebra de índice, oq podemos fazer?? Sabemos do comando que gera o índice!, será que não conseguimos fazer o nosso próprio comando para gerar estes índices, sem ter que abrir exclusivo os arquivos? ou outra forma mais maleável de que esta reorganização seja harmoniosa para nossos clientes? quem pode ajudar ? Obrigado pela atenção .......
Enviado: 09 Jan 2007 13:27
por momente
Amigo,
Que tipo de indice vc esta usando?
Todos aqueles cuidados, tipo : abertura de todos os indices para atualização nas operações basicas, travamento de registro em rede, etc, esta sendo feito?
Quanto a exclusão do arquivo de indice antes de indexar ( no caso de CDX)?
Pergunto pois tenho bases de dados relativamente grandes e em rede e não tenho passado por estes problemas, lógico q vez outra algum usuário não muito responsável, desliga o micro não corretamente, mas nada que não possamos contornar com medidas combinadas.
De mais informações de seus problemas relacionados a indice q tenho certeza que o pessoal aqui do fórum poderá ajudar.
abraço! :)Pos
Enviado: 09 Jan 2007 14:17
por juniorcamilo
uso NTX. e todas os protocolos de atualização em indice sao feitas , travamaento, etc.. Interessante que são casos isolados em clientes meus.
Enviado: 09 Jan 2007 15:20
por Clipper
Se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, dificilmente terá problemas com indices, além dos citados pelo Momente ainda tem :
NoBreak no servidor
Verificação dos pontos de rede (oxidações, folgas, crimpagem mal feita, etc)
Cabeamento
Troca do driver de indice (CDX ou NSX)
Verificação dos módulos de memória dos equipamentos (use o Goldmemory para isso) , por incrivel que pareça isso me parece ser o maior problema, um endereço de memória falho bota tudo a perder.
Uma que eu uso e que diminuiu muito meus problemas é : Só uso Windows em máquina que precisa, se não precisa é DOS
Treinamento do pessoal de procedimento quando a erro, travamento ou falha no sistema
Etc...
Para vocês terem uma ideia, num cliente meu o sistema vivia dando pau, travava, parava de imprimir, corrupção de indices, etc, troquei conectores, switch, memórias, e nada...um dia a máquina do caixa resolveu quebrar, os problemas pararam, quando consertei e coloquei ela começou tudo novamente, descobri que era a bendita.
Até logo.
Marcelo
Enviado: 09 Jan 2007 20:03
por momente
Amigo juniorcamilo,
A maioria desses problemas citados pelo amigo Clipper, poderá e deverá acontecer com qualquer programa em qualquer linguagem, na verdade devamos sempre desconfiar de tudo até localizar realmente o problema não colocando totalmente a culpa no nosso bom e velho clipper/dbf.
Já passei por diversas vezes por essas falhas e realmente os caminhos são esses ditos acima.
Da uma verificada ae, se possível esperimente o CDX, é bastante interessante.
Valeu! :)Pos