solon escreveu:o clipper é uma linguagem e ao mesmo tempo um BD por que to vendo que são geradas tabelas em DBF, como é que funciona isso alguem poderia me ajudar?
Vale a pena entender, porque o Clipper usa o mesmo princípio de qualquer linguagem: comandos, funções, operadores e variáveis. Nenhuma linguagem foge dessa rotina. O que muda é a sintaxe, isto é, como você vai escrever o que deseja que seja executado.
Outro exercício excelente que serve para qualquer outra linguagem são as condições. Quando um comando deve ser executado e porquê... Todas as linguagens fazem isso.
As tabelas são necessárias quando você deseja armazenar dados para que possam ser usadas posteriormente.
De modo geral, tudo em informática é uma tabela: as pastas e os arquivos ficam armazenados em uma enorme tabela. As mensagens postadas aqui também ficam armazenadas em uma grande tabela. E podem ser verificadas a qualquer momento.
Portanto, o que você treinar em Clipper será com certeza bastante útil caso passe a utilizar outras linguagens.
o que são esses arquivos .ntx, .cdx????
São arquivos indexados, isto é, em alguma ordem que você pode definir, como, por exemplo, em ordem cronológica (por datas) ou ordem alfabética (por nomes). É uma tabela nova com os mesmos dados constantes da principal, só que na ordem desejada.
por que preciso configurar os arquivos autoexec.bat e config.sys para poder usar o clipper???
A maioria dos programas faz isso, que nada mais é do que "preparar" o sistema operacional para utilizar o programa da melhor forma.
O Clipper pode ser usado sem nenhuma configuração no autoexec. Mas, a medida em que o seu programa for ficando maior, isso poderá ser necessário.
Só que acho que você deve aceitar a opinião dos colegas já calejados aqui do fórum e procurar uma linguagem mais atualizada, inclusive porque o clipper opera em 16 bits, atualmente quase inviável.
Espero ter ajudado!