Página 1 de 1
ADVPL
Enviado: 23 Jan 2007 03:35
por Stanis Luksys
Olá,
Alguém aqui trabalha ou já trabalhou com ADVPL e esses padrões da microsiga?
Se alguém me der uma luz, dizer seu funcionamento e ferramentas com certa profundidade, agradeço muito... Mas se alguem souber o basicão é bem vindo também!!
Achei na net este link da propria microsiga a respeito:
http://www.helpfacil.com.br
Valeuuu!!
Enviado: 23 Jan 2007 21:33
por rochinha
Amiguinho
O que voce quer com este dinossauro.
Uma vez fui com um amigo numa distribuidora de laticionios,a Catupiry, eles usam o sistema de Microsiga. fiquei maravilhado, finalmente ireia ver o sistema tao afamado.
O cara entra num modulo gera um codigo, abre o explorer entra numa pasta recorta um arquivo e cola noutra pasta, abre um modulo e nele abre o arquivo recem copiado, digita os dados do meu amigo, finaliza, abre o explorer enra numa outra pasta, recorta ou arquivo, cola num sei aonde. 10 minutos depois aparece os dados do meu amigo. ele abre outro modulo digita o pedido, fecha o modulo, abre o explorer, blablabla, entra na tela de escolha de bancos, cola, blablabla. 30 minutos depois estou feliz por sair dali com as compras.
Deuz que me perdoe, ou eu tava sonhando ou o que vi era um programa qualquer com o simbolo Microsiga. Fiquei com tanta do do operador...
Acho que pelo menos se tudo tivesse sido programado via Batch files do DOS ficaria ate melhor. Nossa.
Desculpe este desabafo, mas foi hilario.
Bom voltando ao seu post, La Pregunta...?
Enviado: 23 Jan 2007 21:55
por Stanis Luksys
Então Rochinha,
Eu estou vendo uma oportunidade pra mexer com essa coisa aí, por outro lado já ouvi dizer que ele é bom, e ao que me parece é uma plataforma própria que a microsiga criou para manter seus aplicativos, em padrão xbase.
Eu estava dando uma olhadinha aqui nesses documentos que passei no link acima, e num sei não, parece que está mais maduro este projeto deles. Parece bacana por ser um ERP todo configurável, e ao mesmo tempo estranho porque para se configurar precisa ser programador. E eis que surge esta modalidade da profissão que até então eu não conhecia: "programador advpl".
Minha dúvida inicial era se um programador como eu teria facilidade de trabalhar com isso, mas só de ver a documentação, não só constatei que sim, como acima de tudo que o xHarbour é melhor. Ao meu ver (sem nenhuma profundidade nem conhecimento de causa) não passa de uma gigantesca biblioteca que entre outras funções permite acesso a MSSQL. Claro que um ERP semi-pronto já é um caminho e tanto que eles oferecem, com IDE (de verdade) bacana e tudo mais. Mas... Fora isso, padrão DBF/CDX.
Vale lembrar que não existe linkagen, e que portanto você deve manter todas as livrarias junto ao programa! E isso pra mim não é uma boa... Mas quem sou pra dizer se o que a Microsiga fez é bom né? Pelo que entendi é quase como que aquelas velhas linguagens interpretadas, sei lá, acho que tipo o python no linux. Aliás existe grande diferença, pois o python quase que é hoje parte do SO em si.
O que me interessava saber mesmo era a sintaxe, e essa posso dizer: Clipper na veia!
Isso aí.
Se alguém souber de algo mais coloca aí, gostaria de discutir um pouco sobre isso, já que o mundo xbase ainda tem mais essa pra me aprontar...
Falou!!!
Enviado: 23 Jan 2007 22:46
por rochinha
Amiguinho
ADVPL não é uma plataforma aberta ou uma nova linguagem a ser explorada. Na verdade ADVPL são scripts de linguagem no padrão xBase para executar função extras dentro do ERP que deve custar somente um 200 paus.
ADVPL foi criado porque a Microsiga cresceu muito e nao tinha tempo de fazer as personalizações que seus clientes queriam.
Criou-se então este meio de personaliação a nivel de database, ou seja, quer deletar uns 10 clientes antigos?, não tem esta opção no programa compilado? use um pequeno script e pronto.
No meu sistema eu implementei um modulo de configuração de scripts e os executo dentro de meu aplicativo, ou seja, eu compilo o codigo para o pcode do Harbour, .HRB e executo via HBRUN().
Voce não poderá usar ADVPL para produzir sistemas ou coisa parecida, voce só podera usa-lo em baixo de um ERPesado.
Enviado: 24 Jan 2007 02:11
por Stanis Luksys
Rochinha,
Sim, eu sabia que não é uma plataforma aberta, e muito menos a ser explorada... Porém de qualquer forma quem usa este sistema necessita de profissionais com conhecimentos em Clipper, entendeu o ponto? Apenas eu estava curioso do por que eles pedem conhecimento em Clipper e quis verificar o quão próximo pode ser a sintaxe usada por esta plataforma em relação ao nosso velho Clipper.
O motivo disso tudo foi uma oportunidade que me surgiu onde dizia "com conhecimentos em Clipper ou ADVPL", então saí por aí tentando entender o que uma coisa tinha a ver com outra, e por que este tal de ADVPL poderia ser colocado no mesmo patamar que o Clipper, se tratando das exigências de experiência que eles fazem. Ou seja, eu quis entender por que dizia "Clipper ou ADVPL"...
Nós programadores sabemos bem o que significa um "OU"... Agora vai me dizer que se eu souber ADVPL o conhecimento de Clipper é dispensável para a função? Veja, se saber ADVPL depende de saber Clipper, é humanamente impossível saber um ou outro. Concorda?
Os caras colocam este ADVPL como se fosse dizer "Clipper ou VFP"... Ou então "C ou C++"... E quando você vai ver não passa de uma ferramenta produzida por uma empresa, e a pessoa que procura o profissional, a considera como uma linguagem, ou compilador...
Sei lá, algo assim... achei estranho.
Não sei se fui claro, mas é isso.
Enviado: 24 Jan 2007 10:37
por rochinha
Amiguinho
Criar uma linguagem não é dificil, eu mesmo colecionei vários livros durante minha tragetória de vida e tinha um com o codigo completo do XINU, Unix ao contrário e um outro de linguagem C que ensina como fazer um interpretador Basic.
Se voce analisar bem o que o Harbour pode te proporcionar voce verá que é é possivel, atra'ves de seus c'dogio abertro voce mesmo criar su alinguagem e compilador.
Voce ja imaginou usar o Clipper para compilar um codigo fonte em Cobol?, pois já o fiz, mas perdi o arquivo que continha os TRANSLATEs de linguagem.
Explicando melhor:
Voce pode criar comandos do tipo ABRE arquivo, DELETA, PROCURA, etc apenas mudando dados no STD.CH do Clipper e ao compilar ele retorna ao .PPO original.
No caso do ADVPL é muita pretensão considerá-la ou chamá-la de linguagem se nem o Clipper é chamado de linguagem.
Na verdade o dBase é uma lingua para manusear banco de dados e o proprio dBase tem compilador, mas ninguém nunca usou, se não me engano é DBC.EXE e DBL.EXE(compiler e linker). Mas com o tempo passamos a enteder o dBase como uma linguagem.
Visual FOXPro, Visual Basic e Delphi, também não são linguagans e sim ferramentas que usam xBase, Basic e Pascal, mas muitos chamam de linguagem.
Em relação ao xBase existe uma especie de racismo, ninguém gosta de falar dele, acha mais atual falar Clipper, Visual trelele, AJAX,...
Linguagens de verdade é ADA, LISP, FORTRAN, C, não necessitam de nada por tras e produzem resultados.
Agora é o seguinte camarada, se voce acha que só conhecer o Clipper vai te deixar entrar neste mundo vou te avisando. Pra voce passar a dar suporte em ADVPL e poder chegar perto de um ERP Microsiga voce terá de ter o crachá.
Voce tera de se formar nos centros da Microsiga para estar credenciado a chegar perto de uma maquina com o mesmo. Uma especie de faculdade para manipular este monstrengo.
Bem, foi o que ouvi tempos atrás, agora se é possivel que qualquer programador xBase/Clipper tenha acesso a isto é porque a Microsiga abandonou o barco com seus clientes dentro e estes terão de se virar com o que estiver mais proximo.
A Microsiga cresceu muito e acho até que nem tem mais escritórios aqui, somente centro de treinamento.
Agora se voce ve o ADVPL como um conhecimento extra aposte em conhece-lo um pouco e não a fundo, pois o sábio é aquele que sabe de tudo um pouco, pois o que sabe muito praticamente só sabe muito de uma coisa só.
ADVPL
Enviado: 16 Mai 2016 12:23
por fladimir
Rochinha...
No meu sistema eu implementei um modulo de configuração de scripts e os executo dentro de meu aplicativo, ou seja, eu compilo o codigo para o pcode do Harbour, .HRB e executo via HBRUN().
Como seria?