Página 1 de 1
Preciso de um conselho sobre Dos/Visual.
Enviado: 06 Fev 2007 08:51
por Maurício Elias
Bom dia pessoal.
Estou com um estágiário aq me ajudando a refazer o Sistema para Delphi. E eu já vou aprendendo a liguagem com ele tb.
Mas tudo tem q ser refeito manualmente. O processo é lento.
É assim mesmo ? Ñ tem um jeito de ser mais rápido

A única forma é refazendo mesmo
Aguardo conselhos q possam me nortear.
Abraços.
Maurício
Bom...
Enviado: 06 Fev 2007 09:17
por rmg
Caro amigo,
Como você está fazendo a conversão do seu sistema para delphi, acho que não teria muito como lhe ajudar, porém se quer mesmo opiniões, aí vai a minha.
Acho que antes de mudar o seu sistema para outra linguagem, que nao seja baseada em xBase, deveria dar uma olhada nas opções que temos hoje que revitalizaram os antigos sistemas clipper/dos e abrem diversos horizontes.
Em algumas dessas ferramentas, é necessário mudar linhas de código no sistema e em outras não é necessário mudar quase nada.
As ferramentas são diversas e o meu amigo Wagner, descreveu com suas palavras algumas dessas ferramentas. Creio que vale a pena ler o tópico que ele escreveu:
https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=1211
No seu caso em questão, como você está convertendo o seu sistema para Delphi, eu utilizaria a Minigui, que trabalha em modo janela. Esta é minha opinião. Mas dê uma lida no tópico de Wagner e tire você suas conclusões.
Abraço e espero que reflita e escolha a melhor opção.
Sem mais,
Renato Martins Gomes
Re: Preciso de um conselho sobre Dos/Visual.
Enviado: 06 Fev 2007 10:45
por Maligno
Maurício Elias escreveu:Mas tudo tem q ser refeito manualmente. O processo é lento. É assim mesmo ? Ñ tem um jeito de ser mais rápido

A única forma é refazendo mesmo

Tudo na vida tem um preço. Delphi é uma ferramenta excelente. Tem tudo o que o Clipper tinha e que o XHarbour tem, e muito mais. A meu ver, você fez uma ótima opção. Agora, se você optou por reescrever sua antiga aplicação Clipper ao mesmo tempo em que aprende a ferramenta e a linguagem, é óbvio que vai demorar mais do que normalmente demoraria. Você precisa ter paciência. Depois, com o passar do tempo, tudo será tão mais rápido quanto mais experiência você acumular. Se você conseguir ultrapassar essa fase inicial, que é mesmo muito difícil, você só verá vantagens. Eu sei disso porquê passei pelas mesmas dificuldades. Talvez até um pouco piores.
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Enviado: 06 Fev 2007 11:52
por Maurício Elias
Obrigado meus amigos pela força.
Já imprimi a mensagem do Vagner e vou ler com atenção ainda hoje.
Agora, independente da nossa opção de linguagem, mesmo assim fica outra interrogação:
E essa parafernalha de programação Web ? Java, Php, e outras ? Como fica um Xharbur, um Delphi, ou as outras, diante dessas ferramentas ?
Mais alguns anos estaremos fora de novo

Qual o futuro das visuais diante das webs?
Ps: Eu particularmente estou achando o Delphi difícil. Estou fazendo uma pós em Java e estou totalmente perdido nas aulas. Ñ entendo nada de nada. E a maioria dos meus colegas estão boiando tb. É ultra-hiper-plus-advanced complicado... Tenho a impressão q mais uns anos somente pessoas altamente dotadas de uma inteligência sobrenatural e sobrehumana vão conseguir trabalhar como programadores. Assim mesmo tomando muito medicamento com zinco...
Abraços.
Maurício
Enviado: 06 Fev 2007 13:19
por Maligno
Maurício Elias escreveu: E essa parafernalha de programação Web ? Java, Php, e outras ? Como fica um Xharbur, um Delphi, ou as outras, diante dessas ferramentas ?
Mais alguns anos estaremos fora de novo

Qual o futuro das visuais diante das webs?
Programação desktop é uma coisa, programação Web é outra. As duas têm seu espaço e você se dedica a uma ou outra, ou mesmo a ambas.
Eu particularmente estou achando o Delphi difícil.
Você está vendo a parte fácil, de introdução. O difícil vem depois. Mas mesmo que o tema pareça extremamente difícil, é como eu disse antes: com o tempo, isso vai se tornar uma coisa corriqueira, fácil. É só uma questão de você se dedicar.
Estou fazendo uma pós em Java e estou totalmente perdido nas aulas. Ñ entendo nada de nada. E a maioria dos meus colegas estão boiando tb. É ultra-hiper-plus-advanced complicado...
É bem provável que vocês estejam ainda na parte fácil. O complicado vem depois, com o tempo. Mas quando chegar, você já não achará tão difícil assim. É uma questão de se acostumar. Mas lembre-se: professor não ensina tudo. A maior parte do seu aprendizado virá pela auto-didática.
Tenho a impressão q mais uns anos somente pessoas altamente dotadas de uma inteligência sobrenatural e sobrehumana vão conseguir trabalhar como programadores.
É só uma impressão. E muito errada. Com o tempo você me dará razão.
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Enviado: 06 Fev 2007 16:24
por rochinha
Amiguinho
Só pra te cutucar um pouco. Eu demorei muito tempo para passar a usar ferramentas para Clipper que me desse o visual ou jeitão Windows. Tomei conhecimento de Fivewin em 95, através da extinta revista importada Clipper Advisor, baixei o demo e fiquei namorando por 5 anos. por sorte tinha um vendedor muito bom que podia vender DOS até pra Micro$oft.
Fui procurando alternativas e fui juntando o que hoje eu chama de database de linguagens e agora as coleciono.
Mas vamos ao que interessa. Eu também passei por esta fase de experimento e hoje estou com Harbour( a parte tradicional 32 bits ) com meu sistema bem elaborado, complexo e com orgulhosa programação de código em estilo xBase.
Não bastará voce compilar seu aplicativo DOS e sair rodando no Windows. Terá de aprender primeiro como criar a janela principal, agregar um menu, submenus, posicionar uma barra de botões e partir para os módulos criando os browses que porventura acionarão dialogos de cadastro e alteração. É praxe e hierarquico.
Em suma transportei minha aplicação para Windows, mesmo sendo em xBase não perde para outras em VB ou Delphi pois com Fivewin e Harbour tenho acesso a tudo o que for feito pra eles como DLLs OCXs etc.
Se o mundo Hardour não é tão forte como o VB e Delphi use-o como ponte para ganhar enquanto aprende as outras.
Se quizer ver o resultado do meu trabalho visite minha pagina, totalmente produzida em NOTEPAD( com orgulho ), baixe minha demo e analise.
Se optar por usar as mesmas ferramentas que eu, te dou o pontapé inicial.
É só correr pro abraço.
Meu novo endereço é
http://www.konectiva.v10.com.br
Enviado: 06 Fev 2007 22:56
por Trazom
Caramba !
Esse sistema todo foi feito em padrao xbase ?
Precisamos conversar, deixei o cantato no site
Obrigado
Enviado: 06 Fev 2007 23:32
por Trazom
fui ver o link do Vager e me surpreendi
foi publicado em 2004 e o ultimo post foi meu
muito do que se falou continua ate hoje, eu mesmo estou na mesma, nao tive como distribuir em xharbour porque nao tinha nsx, mas agora tem sql rdd vou tentar de novo
mas digo, está cada vez mais complicado viver de sistema em clipper !!!
mais complicado de arrumar novos clientes e competir com os concorrentes visuais, webs, palms, etc
alem do mais o grande volume de dados sem banco de dados é suicidio, cheguei a essa conclusao agora no final de janeiro, pois um grande cliente meu iniciou outra empresa e disse:
dessa vez vamos comecar tudo direitinho, servidor, wireless, tudo intel, xp, com licenca e tudo serv idor ibm, mas nao tem jeito, quando os dbfs comecam a ficar com 1 milhao de registros tudo se complica
e pra parar todo e mundo e reorganizar os indices no horario comercial é quase uma humilhacao
pode crer sua super fa do clipper,nsx mas assim nao ta dando certo
sugestoes ?
obrigado pelo desabafo
Enviado: 06 Fev 2007 23:34
por Trazom
Desculpem a todos:
esquecei de dizer que mesmo nao participando do forum to sempre lendo,
como sempre aqui é nossa casa nas horas mais dificeis, e está sendo pra
mim mais uma vez
A quanto tempo, vou matar a saudade aos poucos
Enviado: 07 Fev 2007 14:35
por rochinha
Amiguinho
Num esquenta não, a vida não é um mar de flores e se o caminho não tivesse pedras seria sem graça a caminhada.
Enviado: 07 Fev 2007 22:20
por Stanis Luksys
Opa...
Não sei porque mas gosto deste assunto... haha
Olha, posso também dizer uma coisa, com relação a "facilidade" de programar. O Delphi pode parecer difícil a primeira vista, no entanto, com as opções que temos para o xHarbour hoje, também nada é assim tão fácil.
Vejamos: desenhar uma janela com todos seus controles no Delphi é moleza, com as libs gráficas do xHarbour, haja paciência.
Acessar banco de dados pelo Delphi é moleza, já com xHarbour, ou usa RDD (a maioria ainda conta com muitos bugs) ou faz na mão também com as libs do contribute.
Eu gosto muito da MiniGUI, e isso não é segredo... Acredito muito no potencial dela, e até chegou a me passar pela cabeça fazer umas alterações na IDE pra colocar uns componentes para MySQL, no estilo Delphi... Mas isso não pra vender e ficar bilhonário, apenas pera minhas necessidades. Ou seja, além de me preocupar com meu sistema, tenho que me preocupar com as limitações da ferramenta... Falta muuito para poder ao menos ser comparada ao Delphi.
Em casos de migração, principalmente programas simples de automação, eu recomendo a MiniGUI. Mas como eu disse não é fácil, também é quase que uma nova linguagem se avaliarmos no geral. Pois quem quer um super aplicativo lindo que corrompe índices? Eu particularemente daria mais valor ao BD antes, e visual depois.
Sem contar integração WEB, hoje em dia até o seu Manuel da padaria, quer tirar relatórios estando em casa, pelo Browser...
Ainda existe e por muito e muito tempo vai haver campo para Clipper puro, mas nas grandes cidades já vejo um esgotamento. Modo texto ainda é bastante viável, mas DBF é difícil...
Eu penso que migrar para xHarbour gráfico ainda pode ter um outro ponto negativo em relação a Delphi ou .NET... Futuramente quem vai dar manutenção nestes sistemas?
Depois de tanto ver este tema em discussão, cheguei a conclusão de que todos poderemos ser felizes com nossas ferramentas, mas nunca devemos escolher um e não outro por medo do desconhecido, ou apenas por opiniões de terceiros.
Vamos testando tudo... Muita coisa boa existe por aí.
Enviado: 08 Fev 2007 12:19
por momente
Amigos,
Como nosso amigo Stanis disse eu tambem gosto deste assunto. Eu tenho sistemas em clipper puro ainda por uma questão de pura falta de tempo, estou usando xharbour em outros, migrando um sistema completo para MiniGUI/xHarbour/dbf/cdx, e aprendendo também o Delphi, pois ganhei um projeto pronto de um amigo com clientes usando. Eu também acho interessante que pra quem vem do clipper use o xharbour pelo menos para ganhar tempo de aprender alguma outra ferramenta, mas acredito que pelo andar da carruagem vai acabar ficando com ele mesmo.
Vamos em frente que atras vem gente!
Valeu! :)Pos