"acentuacao "

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

"acentuacao "

Mensagem por ederxc »

Pessoal extranho , nas minhas tabelas quando vou digitar alguma acentuação ñ funciona , sera que preiso configurar algo? ex:

Fia'c~ao // a acentuação ñ sai com as letras !

dependendo do pc que estou tem tem o teclado com "ç " algumas coisas funcionam mas ex: " ã " esse letra aparece como um caracter ASCll
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Código: Selecionar todos

REM *** Configurador de teclado Português Brasileiro ABNT2
***************************************************************************************************

REM *** Windows NT - 2000 e XP
 if %OS%.==Windows_NT.     Kb16 Br

REM *** Windows 9x e ME
 if not %OS%.==Windows_NT. Keyb br,,C:\WINDOWS\COMMAND\keybrd2.sys /id:275
Faça um BAT e rode antes do seu aplicativo......
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Sygecom , este problema esta apenas ocorrendo em ambos os teclados

no teclado que contem a tecla ("Ç") apenas ñ funciona este acento (~) o tio

agora no teclado antigo padrão americano ñ funciona nada , então estarei o seu bat !

teria uma solução quanto a isto que fique altomatico com o systema sem execução de *.bat antes do sytema ?
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Ederxc
Procure ai no seu micro as propriedades do teclado e mude ela para ABNT2......caso for o WIN-XP no lado da bandeja tem um PT ou um EN mude e teste ve se resolve....agora respondendo a sua pergunta.....eu particularmente desconheço alguma função ou comando pelo CLIPPER para mudar essas configurações do Teclado......

Abraços
Leonardo Machado
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Caracas velho, ja mudei essas configurações do windows umas 200 vezes , mas ñ tem muita logica mexer nelas se o proprio windowsxp esta funcionando perfeitamente ... Mas veremos continuarei em busca da formatação certa!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Ederxc
Faz sentido mesmo.....se no XP esta tudo correto...não tem pq no sistema esta com problema.....eu particularmente não sei o que pode ser e como resolver..derepente aparece algum colego com a solução....Boa sorte
Leonardo Machado
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

sygecom , este seu bat funciona , mas ele muda o teclado para padrão brasileiro no lugar da tecla (;) aparece (Ç) então do mesmo geito deve haver alguma forma de mudar para padrão americano ! continuo na busca ...
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Ei rocinha/maligno sabem alguma coisa quanto a isso !
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

pessoal me ajudem a resolver isso , ta foda

teclado abnt (brasileiro coim tecla (ç) ) o unico acento que ñ funciona é o tio
( ~ ) no lugar sai um caracter estranho ( |= )
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Tem certeza que esse teclado é padrão ABNT-2 ? Será que não é Português ?

Se for português ele tem os seguintes simbolos, « e » , estes simbolos ficam próximos ao Backspace.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

ederxc escreveu:Ei rocinha/maligno sabem alguma coisa quanto a isso !
Infelizmente não tenho idéia de como ajudar nisso. Eu nunca usei acentuação em DOS. Aliás, eu nunca sequer tive teclado com acentuação. :))
Só comecei a liberar acentuação agora, com programação Windows.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Aproveitando o que o Maligno disse.

Você realmente precisa usar acentuação no DOS ? Se for para uso no aplicativo você poderá ter vários problemas, principalmente com indices, buscas, usuário que digita sem acento, etc...

Em meus clientes eu sempre recomendo não usar acento.

Veja um exemplo tipico que ocorre.

A máquina tá toda configurada bonitinha com acentos, etc... aí dá um pau no Windows e tem que ser reinstalado, quando o windows é reinstalado ele coloca a padronização americana. Quando o usuário for usar o sistema vai ficar cheio de caracteres estranhos na tela dele pois a tabela ASCII estará modificada, e vai ficar assim até que seja reconfigurado, no XP isso é mais dificil acontecer pois ele é menos burro que o 98.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Então , é para impressão de etiquetas aqui da empresa em que trabalho ... vou imprimir uma etiqueta e colar num encarte de produto ou até mesmo em uma caixa de correio ;O nome aqui da empresa é (Fiação pedreira Ltda)
agora na etiqueta vai ficar (fiaçao pedreira ltda) reparem que o ( çao 0 esta sem o tio , sera que ñ ficaria estranho fazer algo assim , o que eu queria era deixar uma coisa mais legivel ... e isso acontece com o teclado padrão brasileiro , na outra maquina com teclado americano nenhum acento funciona no clipper (fia´c~ao) ae que fode tudo , mas de qualquer forma posso trocar por um teclado padrão brasileiro e ficar apenas sem o tio , ja ajuda ñ é ?
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Eu tô achando estranho é o teclado ABNT2 não pegar o til, eu nunca vi isso, claro que desde que esteja configurado certo, acabei de testar meus 2 micros aqui no DOS e todos 2 acentuam ãããããõõõõõõõ normalmente.

O americano acentuar também é fácil, é só configurar como idioma português e teclado americano (internacional)

Até logo.

Marcelo
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Então marcelo , o o ãaaaaaaaaaa até funciona em modo janela , qunado uso em modo tela inteira ñ funciona , aprece aquele caracter extranho mesmo se eu fizer uma alteração em modo janela depois abrir em modo tela inteira , aparece este erro , no teclado padrão americano , ñ ha o que fazer , pois minha configuração esta assim como vc sugeriu ! ja to começando achar que o problema é comigo , pois se em todo lugar funciona normalmente .. até na minha casa ñ ta funcionando em modo tela inteira ! Muito loko isso ...
Responder