Página 1 de 1

Problemas com IMPRESSORAS ?

Enviado: 19 Mar 2007 10:29
por Pablo César
Quem não tem problemas com impressoras ?. Na verdade, até agora basicamente todos meus problemas com comandos, USB, etc... irão praticamente sumir. Conhecí aqui neste FORUM ( https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=5336 ) [ahh, obrigado ROCHINHA e TOLEDO] dois aplicativos, que com certeza irei adotá-los porque me pareceram os melhores utilitários para o caso USB, impressão em MODO GRÁFICO e também impressão MODO TEXTO (mas que nem sempre conseguimos os comandos da tal impressora). Vale a pena, você avaliarem e derem a sua opinião, mas eu já estou adotando:

1.) USB.EXE - Aplicativo do colega EVERALDO PEREIRA, irei utilizar para impressões não gráficas.
2.) PRINTER.EXE - Aplicativo do Márlus (mmmm4m@isbt.com.br), irei utilizar para impressões gráficas.

Os dois são excelentes !. Agora, por quê escolhí esses dois aplicativos entre tantos ?. Porque, não preciso saber os comandos de cada impressora. E porque são ágieis.

1. O USBm só basta configura-los para o tamanho de letra a ser impresso, pode ser pelo proprio utilitário ou através do arquivo .MEM.

2. O PRINTER.EXE imprime com vários tipos de fonte e tamanhos, faz retas, cículos e até imprime FOTOS.

Ambos imprimem em padrão WINDOWS. É dizer, toda as acentuações que estão guardadas no seu BD e que foram feitas em DOS são impressas com caracteres que não representam as vogais acentuadas e os cedilhas. Mas também isto não é problemas, ja que existem várias opções de resolver este problema. Uma delas é TRADUZINDO esses caracteres. Veja o meu tópico: https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=4374

Portanto eu terei 3 tipos de impressão no meu sistema:

1. Modo TEXTO no padrão MS-DOS
2. Modo TEXTO no padrão WINDOWS
3. Modo GRÁFICO

Mas tenho uma questão que ainda não resolví direito. Vou exemplificar para ser mais direto:

1.) Tenho um arquivo TEXTO que faço um contrato PELO memoedit.
2.) O tamanho do texto por linha é váriavel de acordo o padrão utilizado e tamanho de letra empregado.
3.) Quando desejo imprimir este contrato tenho que fazer o quebra de linha de acordo cada situação.
4.) Se no MEMOEDIT, o texto foi qubrado de acordo a sua exibição (sem CR 13 e 10). E preciso alinhar o texto em forma JUSTIFICADO, qual seria a melhor situação ?. Fazer a edição do texto de acordo o tamanho pre-definido no MEMOEDIT ou faria o tratamento na hora de impressão ?.

Aguardo comentários,

Um clip-abraço a todos :)Pos

Enviado: 20 Mar 2007 08:24
por Maurício Elias
Olá colega.

Ñ sei se te ajudo, mas eu uso o MemoEdit para históricos de alguns cadastros. Depois faço a impressão deles.
Eu tenho um tamanho de janela definido:
Whist = memoEdit(whist,9,1,23,78,...)
Para a impressão, eu recupero as linhas pelo MemoLine(Hist,78,...)

Abraços.

Maurício

Enviado: 20 Mar 2007 09:19
por Pablo César
Obrigado Mauricio, pela sua dica. Realmente eu estive pensando e acho que a melhor saída é mesmo como você diz. Através do memoline(). Claro que a edição com o parametro de tamanho da linha, será muito importante também. Estive vendo o exemplo do PE.PRG (\CLIPPER5\SOURCE\PE) e achei interessante se eu desligasse (.F.) o ME_TOGGLEWRAP e o ME_TOGGLESCROLL que são variáveis de ambiente do MEMOEDIT() responsáveis pela quebra de linha e da movimentação a esquerda quando a edição chega ao limite do tamanho da linha. Daí evitaria de ter que fazer uma função que alinhe a linha de forma JUSTIFICADO, isto é, que insira espaços em brancos caso não tenha alcançado a margem direita. Mas com essa opção de desabilitar a qubra automatica de linha, o usuário vai entender que ele mesmo tem que ajeitar o texto. Talvez faça uma função que alinhe em modo justificado para que não seja automático, isto é, deve ser acionado pelo usuário na hora que ele quiser alinha linha a linha. Parece muito arcaico esse editor, mas irei perder muito tempo com detalhes. Que você acha ?.

Um clip-abraço :)Pos

Enviado: 22 Mar 2007 17:52
por Pablo César
Bem como eu disse, conseguí fazer a impressão justificada e ainda em modo GRÁFICO.

Esse aplicativo PRINTER.EXE, que faz a impressão gráfica, é muito bom. Por falar disso, alguem testou, senão, não sabe o que está perdendo... eu achei o máximo !. Saber que agora nos meus aplicativos poderei imprimir em forma gráfica TAMBÉM (ohh coitado !). Sei lá, acho que as vezes olhamos para trás e precebemos o quanto já perdimos com certas coisa. Com isto, não é falar mal do nosso querido CLIPPER, senão que há quanto tempo poderia ser feito um utilitário desse nível. Pra quem quiser, conforme indicação do TOLEDO , aqui vai o link:

Printer (DOS/WIN)

Outro que merece mérito é o Heveraldo, o seu aplicativo USB, até agora não me falhou. Digo isto porque tem que ser reconhecido os méritos dos autores.

Um clip-abraço :)Pos