Página 1 de 5
Backup em CD
Enviado: 24 Jun 2007 16:51
por pringles
Pessoal, meus clientes usam o Nero para gravar os arquivos ".dbf" em CD. Gostaria de saber como faço para gravar direto por um arquivo ".bat". Já ouvi falar de alguns programas que fazem isso. Você cria um arquivo ".bat" mandando copiar os ".dbf" para a unidade "D:", por exemplo, e ele grava no CD normalmente. É o InCD que faz isso? Tem algum programa free?
Re: Backup em CD
Enviado: 24 Jun 2007 17:45
por Maligno
pringles escreveu:É o InCD que faz isso? Tem algum programa free?
Exatamente. No caso do Nero é o InCD. O Roxio, que é o que eu uso, tem o DragToDisc (não lembro se é esse o nome).
Esses programas permitem que se use o CD como se fosse um disquete, por exemplo. Pode-se tanto gravar por meio de um batch, como diretamente pelo programa Clipper. O uso do disco fica absolutamente transparente. Eu uso no meu back-up particular, sem problema nenhum.
Não sei se tem algum outro programa free, mas a versão free do Nero já não traz o InCD?
Enviado: 24 Jun 2007 18:05
por Dudu_XBase
Boa Tarde
Sim o Incd vem junto na instalação Free.
Existem também o DirectCd mas prefiro o InCD.
Eu ainda uso o InCd com bat em alguns clientes.
Agora estou substituindo esse tipo de backup em CD RW por Pen Drive.
Também estou usando um programa FreeWare chamado Cobian Backup.
Normalmente deixo o Cobian com uma tarefa de backup agendado para fazer automático 2 vezes ao dia, deixando como destino um drive mapeado de um terminal na rede.
No Final do Expediente o cliente executa o backup para o Pen Drive e leva consigo.
Enviado: 24 Jun 2007 18:23
por Maligno
Dudu_XBase escreveu:Agora estou substituindo esse tipo de backup em CD RW por Pen Drive.
Você lembrou algo realmente muito prático e muito em voga atualmente: pendrive. Não sei como esqueci de mencionar. Já tenho clientes fazendo back-up nesse tipo de dispositivo, abandonando os CDs. Por incrível que pareça, ainda não comprei nenhum pra testar. Por isso, pergunto, mesmo já quase sabendo a resposta: o uso de pendrive é transparente para os programas DOS? Ou será necessário algum programa à parte. Imagino que não.
Também estou usando um programa FreeWare chamado Cobian Backup.
Segundo comentários que já vi, uma boa alternativa de back-up. Feita em Delphi, aliás.
Enviado: 24 Jun 2007 18:37
por Eolo
Dudu,
Uma ocasião, não consegui ler o backup feito em um CD-R, aí fui dar uma geral nos discos e achei alguns deles (R e RW) com problemas. Daí pra frente, nunca mais quis correr o risco. Hoje, uso um pen-drive (com todos os meus fontes) e ainda "espalho" backup de tudo em outros HDs (no PC e na rede). Nos clientes, sugiro que eles comprem outro HD para o backup...
Bão, pesquisei bastante a respeito e nunca vi ninguém afirmar que CD é seguro, mesmo se tomando os cuidados necessários. E quanto ao pen-drive? Como é a segurança/vida útil dele em relação a um HD/CD? Você sabe me dizer?
Eolo
PS. Vc é de SP, não é? Cara, sou da Vila Olímpia, vivi aí do tempo que se pescava lambari no Ibirapuera até 2001... Aí fugi da encrenca.
Enviado: 24 Jun 2007 18:45
por Eolo
Maligno,
O uso de pen drive é sim transparente para o DOS. O Win mapeia o danado e aí é só usar... Eu costumava levar o laptop ou CDs em cliente, agora só o pen drive (um "pequeno", de 1 Gb, com os fontes e o Cliper e Blinker e Harbour etc.): dá pra fazer acertos "in loco", compilar e linkar, e copiar o novo EXE pro HD do cliente.
É, realmente, uma mão na roda.
Enviado: 24 Jun 2007 19:09
por Maligno
Eolo escreveu:É, realmente, uma mão na roda.
Realmente. Estou me devendo um teste de um pendrive qualquer. Nem é pelo preço. Dá pra comprar um Kingston 1GB por menos de R$50. É por falta de tempo mesmo.
Como meus backups são diários num CDRW, considero bem seguros. Nunca tive com o que me preocupar.
E além do back-up, há o bat-disco-de-utilidades. Uso um mini CD pra transportar minhas ferramentas de trabalho. Quando tiver tempo vou comprar um pra teste. Tenho certeza de que vou gostar.

Enviado: 24 Jun 2007 19:19
por Eolo
Maligno,
Paguei quase $300 no meu Kingston 1Gb, há uns 2 anos atrás... Cara, dá até raiva.
Enviado: 24 Jun 2007 20:11
por Maligno
Eolo escreveu:Paguei quase $300 no meu Kingston 1Gb, há uns 2 anos atrás... Cara, dá até raiva.
Pagou caro, mas há um porém: você já usufrui do benefício proporcionado pelo aparelho há 2 anos. Ou seja, perder não perdeu. Investiu em algo melhor antes da maioria.

)
Hoje em dia, se não me falha a memória, com R$300 dá pra comprar um pendrive mais rápido, com uns 4GB. Talvez 8GB.
Enviado: 24 Jun 2007 20:19
por Maligno
Eolo escreveu:Bão, pesquisei bastante a respeito e nunca vi ninguém afirmar que CD é seguro
Eu afirmo. E com toda segurança. Nunca perdi coisa alguma num CD ou CDRW de backup.
Mas tomo meus cuidados: CDRW só uso por seis meses. Depois abro um novo. E só uso marca boa.
Enviado: 25 Jun 2007 09:07
por Pablo César
Maligno escreveu:Eu afirmo. E com toda segurança. Nunca perdi coisa alguma num CD ou CDRW de backup.
Bem eu também nunca perdí coisas por motivos de Backup em CDs, mas é porque eu acostumo tomar minhas precauções...
Maligno escreveu:Mas tomo meus cuidados: CDRW só uso por seis meses. Depois abro um novo. E só uso marca boa.
É isso aí... o que não dá para garantir é que o cliente siga esse mesmo procedimento. Nem falar que as vezes comprar mídias de baixo custo e a qualidade do CD-RW... já viu
Com a experiência que ja levo com os meus clientes... o INCD é bom, mas já apresentou problemas com a leitura do CD (mesmo que um índice baixo de ocasiões).
Eu deduzo, que o problema principal está na qualidade do CD-RW e a finalização de gravação de cada Backup, que originam certos problemas com o CDs que em ocasiões ficam ILEGÍVEIS... Depois que percebí que alguns clientes vinham apresentando depois de algum tempo problemas de backup... decedí que a melhor opção seria desvincular-me do problema, indicando o uso do NERO
Express pois este problema (de realização de Backup com defeito) pode vir a ser jogado nas nossas costas... principalmente quando o tipo do cliente é daqueles (como o Maligno já apontou) que pensam que tudo relativo a informática tem a ver com o autor do sistema.
Eu ja usei Roxio e também tive meu probleminhas... (mas isto há uns anos atrás). E o uso do INCD, é muito útil para o nosso caso que precisa utilizar via MS-DOS mas também cai em desgraça quando apresenta problemas de mídia (ou problemas na gravação) e o usuário se vê envolvido na tarefa de formatá-lo. E isto não é uma coisa prática.
Lembrei que este assunto ja fora abordado anteriormente, seria muito bom avaliar esta mensagem principalmente na solução apresentada pelo colega Rochinha (que eu ainda não testei):
Tópico sobre mesmo assunto
Enviado: 25 Jun 2007 09:45
por Maligno
Pablo César escreveu:este problema (de realização de Backup com defeito) pode vir a ser jogado nas nossas costas...
Quanto a isso eu estou tranqüilo. Já deixo claro: apenas dou condições para que o ZIP seja montado (scripts) para o HD. Daí pra frente, ele grava do jeito que bem entender e onde quiser. Se der problema, não será culpa minha. E se tiver que "fazer milagre" pra recuperar alguma coisa, como já aconteceu, cobro pelo serviço.
Aliás, essa é a vantagem de ter essa parte fora do programa. Uma LIB, para backup dentro do próprio programa, poderia ter algum bug. Mas se estiver sendo usado um programa externo, a confiabilidade aumenta. Não só pelo seu lado, mas também pelo lado do cliente. No caso da LIB, se der algum problema e algo não puder ser recuperado, sempre ficará a suspeita de que
você é o culpado pelo sinistro. Por outro lado, nunca vi um PKZip dando pau.
Enviado: 25 Jun 2007 10:01
por Dr_Spock
- Bom dia pessoal.
- Usei muito CD/DVD, depois passei para o pendrive, com certeza muito mais rapido na gravacao. Depois que voce conhece a facilidade de andar com um ou dois pendrive no bolso, nao quer carregar mais nada...rs
- Montei recentemente um case externo Usb com HD de 80, la cabem todos os sistemas e as bases de testes. Muitas vezes chegamos em clientes e queremos testar ou mostrar algum sistema, e isso facilitou em muito essas operacoes, pois nao precisa parar nada, basta copiar a base do cliente para o seu HD (externo), e ja fica como sua base de testes fiel e atualizada.
- Muitos clientes por indicacao minha estao colocando tambem cases, mas menores, que comportam HD de notebook, para fazer backup ou mesmo executar sistemas menores, fica muito facil e rapido, cabem no bolso de uma camisa.
- Essa solucao serve tambem para sistemas de "controles pessoais", onde os dados nao podem ficar acessiveis numa rede corporativa e tambem para que os usuarios com permissao possam conectar o case em seus computadores pessoais em suas residencias, pois funciona da mesma maneira de um pendrive, ou seja, apos conectar o windows reconhece uma letra do drive e "pimba" e so sair usando e podem concluir ou fazer trabahos em casa.
- Outra vantagem e podem usar compactadores e Bats diretamente, pois a gravacao e como em um HD normal.
- Resalva.... no windows 95 e 98 tem que utilizar um drive apropriado, pois eles nao reconhecem automaticamente como o XP. Outro porem sao em maquinas antigas onde nao possuem entrada USB.
- Demais era isso... experimentem um case externo ou um pendrive e voces esquecerao que existe CD\DVD a nao ser para musicas,....rs
- Um clip_abraco a todos. :)Pos
Enviado: 25 Jun 2007 10:08
por Maligno
Dr_Spock escreveu:- Resalva.... no windows 95 e 98 tem que utilizar um drive apropriado, pois eles nao reconhecem automaticamente como o XP. Outro porem sao em maquinas antigas onde nao possuem entrada USB.
Essa é a única parte chata, que eu esqueci de comentar num post anterior. Essas versões antigas do Windows obrigam o sujeito a também carregar o driver num CD ou disquete à parte. Mas fora isso, realmente, pendrive é muito melhor.
Enviado: 25 Jun 2007 10:25
por Pablo César
Pois é... é essa a única parte triste... e que eu também tinha lembrado disso, mas esquecí de comentar... a questão WIN 95 e 98 e também concordo que o PENDRIVE deve ser a melhor opção para este futuro próximo. Mas o dificil mesmo é EJECTAR a mídia.... hehehe (só brincadeirinha, viu pessoal...)