Página 1 de 1
Lista Telefonica
Enviado: 30 Jun 2007 11:45
por acelconsultoria
Eu Faço listas telefonicas e possuo um cd da "Telefonica" com os Telefones fixos e endereços, porém as informações estão no formato .DBF e além disso estão criptografadas. Gostaria de saber se é possivel decofifica-las, pois digitar um de cada vez não é viavel.
Enviado: 30 Jun 2007 11:54
por Pablo César
Dê ao menos uma dica de como a Telefônica apresenta seu produto. Seria também legal se você pudesse mostrar ao mesno um registro (mesmo criptografado), se possível. Mas acho bdifícil descubrir a contra-senha para decifrar o escriptado. Além do mais, acho que isso seria ilícito ou daria lugar alguma ação judiciaria.
Enviado: 30 Jun 2007 13:42
por sygecom
Concordo com o Pablo....de uma pesquisada no forum que alguns assunto sobre criptografia.
Abraços
Leonardo Machado
Enviado: 30 Jun 2007 15:50
por Maligno
Apenas como referência: certa vez eu tive acesso a um banco de dados de CEPs de todo o Brasil. Tudo encriptado. Mas descobri a senha dentro do próprio banco. Entrei no Excel e abri tudo. E lembrando: CEPs são dados de domínio público, que a ECT está vendendo. Acho que a ilegalidade está do lado deles. Se alguém enviar eMail, como já fiz várias vezes, questionando-os a respeito, sequer respondem.
Enviado: 30 Jun 2007 18:37
por Pablo César
Bem a ECT oferece os serviços para atualizações de BD, calro que como todo produto, todo tem um preço. Mas a composição dos dados do CEPs são de responsabilidade de cada prefeitura em cada cidade. Portanto, não creio que a ECT se negue a dar o BD de CEPs da sua cidade. Mas estes dados muitas vezes sofrem mudanças, como disse acima, depende de abertura de novos logradouros que são dados fornecidos de responsabilidade de cada prefeitura. Mas a ECT, disponibiliza também (sem custos) a consulta de CEPs dentro da página de seu site se preferir
http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_coloque.cfm (claro que é só prencher um cadastro e receber o arquivo
download_busca_cep.zip.
Agora volta ao assunto dos dados da lista telefônica.
Segundo a Legislação das Telecomunicações, todo assinante deve receber anualmente a lista telefônica obrigatória e gratuita da operadora de telefonia de sua região.
Por questões de segurança não permitimos a realização de buscas informando apenas um telefone residencial para descobrir o nome assinante. Em contrapartida você poderá descobrir o telefone de um assinante se souber seu nome todo.
Acho que baseado neste ultimo argumento, vejo difícil que alguém possa ceder esses dados sem ter que arcar com alguma responsabilidade legal.
Enviado: 30 Jun 2007 19:36
por Maligno
Pablo César escreveu:Bem a ECT oferece os serviços para atualizações de BD, calro que como todo produto, todo tem um preço.
Negativo. Eles não mais oferecem gratuitamente a base de dados de CEPs, como era antigamente. Quem quiser, terá de pagar.
Mas a composição dos dados do CEPs são de responsabilidade de cada prefeitura em cada cidade.
As prefeituras informam a ECT que acrescenta os dados à sua base.
Portanto, não creio que a ECT se negue a dar o BD de CEPs da sua cidade.
Se negam. Só fornecem se pagar. Pelo menos, até o mês de fevereiro, quando fui atrás de novo, ainda era assim. Se mudou, foi de Março pra cá.
Mas a ECT, disponibiliza também (sem custos) a consulta de CEPs dentro da página de seu site se preferir
Conheço o esquema, que é através de WebServices. Mas muitas vezes é muito mais rápido e econômico ter essa base ligada à aplicação. Por Internet não dá.
A questão legal dos telefones é outra coisa que até se poderia discutir, afinal de contas, telefonia é uma concessão pública. Logo, os dados, no meu entendimento, são públicos. E outra: se alguém, querendo agir de má fé, quiser esses dados, os terá de qualquer maneira.
Enviado: 02 Jul 2007 00:44
por sygecom
Tche, jah fui nos Correios aqui de POA/RS e o cadastro de CEP completo é pago.....mas agora falando de lista de telefone com endereço....na minha opnião isso deveria ser mais restrito mesmo...telefone é algo bem particular....e vc dah o numero pra quem quiser...
Abraços
Leonardo Machado
Enviado: 02 Jul 2007 00:54
por Maligno
Lista telefônica, a meu ver, é dado público. Não há porque esconder apenas para manter a privacidade das pessoas. Até porque, a lista é facilmente acessível, claro. Quem não quer, pode fazer como eu: tirar da lista. Simples.
SPAMmer pra telefone não existe. Custa dinheiro. Não vale a pena. O problema é o SPAM de eMails. Endereço de eMail sim deve ser privado.
Enviado: 02 Jul 2007 10:01
por acelconsultoria
Bom, galera, o post foi colocado por um amigo de trabalho, ao qual emprestei meu "username" para que ele pudesse postar a pergunta/dúvida aqui no fórum.
O CD da Telefônica é gratuito, então, entende-se que é público, assim como o Maligno informou.
Vou explicar melhor a situação:
Presto consultoria para uma empresa, onde estão desenvolvendo uma lista telefônica. Conseguiram o CD da Telefônica com os telefones de todo o estado de São Paulo, porém, necessitam apenas de uma região.
No CD, tem o programa "auto-executável", onde vc escolhe a região e faz a busca por nomes. E o programa exibe a tabela com os nomes, endereços e telefones filtrados.
Infelizmente, esse programa não exporta dados, e nem é possível "copiar e colar" através dele. Então, meu cliente tentou abrir o DBF (de 540Mb), onde os nomes aparecem, mas os telefones estão todos criptografados.
Enfim, o objetivo é fazer a lista telefônica: se não der pra decifrar a criptação do DBF, pelo menos saber se alguém pode fornecer alguma informação onde poderíamos consultar, pois, como já foi mencionado acima, é inviável digitar toda a lista !!!
Desde já, agradeço !!!
Maickon Sato
Enviado: 02 Jul 2007 10:14
por Maligno
acelconsultoria escreveu:Infelizmente, esse programa não exporta dados, e nem é possível "copiar e colar" através dele. Então, meu cliente tentou abrir o DBF (de 540Mb), onde os nomes aparecem, mas os telefones estão todos criptografados.
Se os dados são criptografados significa que a companhia telefônica não os considera públicos. Se bem que essa é uma questão à parte e discutir isso não resolve o problema.
Enfim, o objetivo é fazer a lista telefônica: se não der pra decifrar a criptação do DBF, pelo menos saber se alguém pode fornecer alguma informação onde poderíamos consultar, pois, como já foi mencionado acima, é inviável digitar toda a lista !!!
Moro no Paraná. Logo, fica difícil dizer onde vocês poderão obter uma lista realmente pública desses telefones. Quando à quebra da criptografia o que posso dizer é que pode ser fácil ou difícil. Sem ver os dados e o programa fica impossível afirmar qualquer coisa com certeza. Possível sempre é.