Página 1 de 2
leitor codigo de barras USB
Enviado: 11 Jul 2007 08:34
por ederxc
BOm dia amigos !
_Poderiam me informar se seria possivel usar leitor de codigo de barras com interface USB em clipper , comprei este leitor cujo esta funcionando , mas quando tento ler as barras impressas pela deskjet HP usando a (*.lib impbar)
ele simplismente não lê ! Seria algma imcompatibilidade do clipper referente a dispositivos USB ? caso seja isso , com o Xharbour teria dado fim a esse problema ?? té+++
Enviado: 11 Jul 2007 08:55
por sygecom
Tche, eu tenho um leitor aqui mas é PS2....ele simplesmente preenche o buffer do teclado....o leitor de USB não deve ser muito diferente....abra um WORD e faça a leitura de um codigo de barra......outra coisa....algumas leitora vem um manual para vc configurar o tipo de codigo de barra vc quer usar....eu aqui uso o EAN13.
Abraços
Leonardo Machado
Enviado: 11 Jul 2007 09:00
por ederxc
Então Leo esse aqui vem com uma biblia para configurar , mas beleza se funciona creio que tenha de fazer alguma configuração , farei o teste no word ... te´++
Enviado: 11 Jul 2007 10:02
por Dércio_Luiz_Zanatta
Nunca trabalhei com Leitor USB, mas acredito que seja igual a Serial.. Se vc for no gerenciador de dispoditivos do windows, vai ver que aparece uma com liberada para esse dispositivo USB. Acredito que vc terá que trabalhar como se fosse serial, mas é só uma suposição. O melhor mesmo é entrar em contato com o fabricante para ter certeza de como funciona..
Um abraço
Enviado: 11 Jul 2007 12:54
por Maligno
Vou arriscar um palpite: há muito tempo atrás eu comprei um mouse com fio, da Microsoft. Ele veio USB, mas tinha um adaptador PS/2. Talvez fosse possível você comprar um adaptador desses e um conector cachimbo pra ligar no teclado. É uma experiência.
Tenho um Elgin PS/2. Ele injeta os valores no buffer do teclado. Se o leitor USB fizer o mesmo, obrigatoriamente terá de ser instalado um software no Windows. Aí, claro, o Clipper lerá normalmente.
Enviado: 12 Jul 2007 17:42
por enfosoft
Eu tenho um leitor USB em um cliente e ele funciona como o Leonardo diz, joga a leitura para o buffer do teclado. Se nao esta lendo, talvez seja o tipo de barras que ele esta programado para ler, e nao problema de conexao.
Valeu
Enio
Enviado: 12 Jul 2007 18:10
por Maligno
enfosoft escreveu:Eu tenho um leitor USB em um cliente e ele funciona como o Leonardo diz, joga a leitura para o buffer do teclado.
Não é necessário instalar um programa que faça isso?
Enviado: 12 Jul 2007 18:30
por Clipper
Posso até falar alguma besteira, mas creio que neste caso não é preciso instalar nenhum software ou driver, creio que ele funcione como um teclado ou mouse USB, ele é dectado como um dispositivo de Interatividade Humana (driver nativo a partir do W98). Veja o que diz no manual do MagicBar USB :
Ligado na porta USB, a instalação do CCD MagicBAR não requer nenhuma ferramenta ou qualquer conhecimento técnico.
Os códigos lidos pelo CCD MagicBAR são enviados ao computador ou terminal exatamente como se tivessem sido digitados pelo teclado normal.
Esta importante característica do CCD MagicBAR permite a utilização de códigos de barras em uma infinidade de aplicações, sem que seja necessário qualquer tipo de alteração no software aplicativo já existente.
Na minha opnião pode estar havendo um dos seguintes problemas :
1 - O leitor não foi habilitado ou configurado corretamente, apesar de ser chato é simples configurá-lo, geralmente basta habilitar o default dele que tudo já passa a funcionar normalmente.
2 - Em algumas placas-mãe é necessário habilitar na BIOS o reconhecimento de teclado usb. Creio que um leitor usb deva exigir o mesmo, pois, como é informado ele trabalha com o buffer do teclado.
Ps. Relendo a pergunta do colega, percebi que ele diz que o leitor não lê um determinado código impresso por uma determinada impressora.
Eder. o Leitor não lê nenhum código ou especificamente no caso da Impbar/HP ?
Se no caso for apenas da Imp/Bar, deve ser porque o tipo de código não está habilitado no leitor, neste caso você precisa saber que tipo é esse e habilitar. Por default os leitores já vem configurados para ler os tipos : EAN (8/13/14/128), UPC (A/B/C), 3 de 9 - Geralmente o tipo 2 de 5 (intercalado/não intercalado) não vem como default, pode ser este o seu caso.
Até logo.
Marcelo
Enviado: 12 Jul 2007 18:37
por Maligno
Acho que você pode ter razão nisso. mas algum software certamente será instalado, ou de forma automática pelo Windows, ou manualmente pelo usuário. Fico curioso de saber como se comportaria já existindo um teclado USB. Seriam dois teclados funcionando.
Enviado: 12 Jul 2007 18:45
por Clipper
Creio que sim Maligno, pois tenho um cliente que usa 1 teclado USB e também um teclado numérico USB e eles funcionam perfeitamente, inclusive o teclado numérico do teclado normal. Não existe nenhum tipo de conflito, mas é fácil de entender, você que tem grande conhecimento técnico sabe que diferentemente dos dispositivos comuns os USB criam suas próprias vias de comunicação.Tanto é que numa saída USB podemos adicionar um HUB USB com 20 portas e tudo que for conectado funcionará perfeitamente. Eu sou um grande admirador da tecnologia USB, foi um salto espetacular no que diz respeito a hardware.
Geralmente estes dispositivos são instalados de forma automática pelo Windows, mas vai saber né ? Essas empresas não padronizam nada.
Até logo.
Marcelo
Enviado: 12 Jul 2007 18:54
por Maligno
Isso é verdade. USB é uma maravilha, principalmente depois da versão 2, que é bem mais rápida. Eu mesmo, no que puder, só uso dispositivos USB: impressora, mouse, webCam, etc.
Quando o dispositivo é conectado, o Windows "conversa" com cada um deles e a eles atribui uma identificação única, o que evita qualquer conflito. Mais ou menos como numa rede "token ring". É um sistema bem feito.
Enviado: 12 Jul 2007 18:58
por Clipper
Maligno escreveu:Eu mesmo, no que puder, só uso dispositivos USB: impressora, mouse, webCam, etc.
Eu só não uso tecado e mouse, pra deixar mais vagas para outras coisas mais importantes...uma porat USB livre vale ouro
Até logo.
Marcelo
Enviado: 12 Jul 2007 19:16
por Maligno
Dica: mouse USB sem fio da Microsoft. Não sei como fiquei tanto tempo sem isso. Simplesmente uma maravilha. Foram R$150 muito bem gastos.
Enviado: 16 Jul 2007 08:45
por ederxc
Pessoal me descupem por demorar com o resultado pois estava com outros pepinos na fila ...
segunte , ele funciona sim pois as unicas barras que ñ estavam lendo eram as minhas barras :'( ae eu copiei um codigo da caixinha de disquetes e mandei imprimir , bingo leu que foi uma beleza , pude perceber que o leitor ñ lê qualquer tipo de barra tal como:
"1234567890123" me parece que o leitor é programado apara ler barras "validas" tais como padrão 789(brasil) etc..
se alguem tiver algumas experiencia quanto a esse tipo de barra citada a cima , poste aqui pra gente tomar comnhecimento.
té+++

Enviado: 16 Jul 2007 09:45
por Toledo
Olá a todos!
Todos os códigos de barras tem uma estrutura padrão de controle, no caso do EAN-13, que é o mais utilizado, esta estrutura está dividida da seguinte forma:
Identificação do País: os três primeiros dígitos
Identificação do Fabricante: os quatro dígitos seguintes
Identificação do Produto: os cinco dígitos seguintes
Digito Verificador: é o dígito acrescentado aos doze primeiros números do código, usado para detectar erros e para confirmar se os números lidos pelo leitor estão corretos.
ederxc escreveu:pude perceber que o leitor ñ lê qualquer tipo de barra tal como:"1234567890123"
Tente mudar o último número (3) por 8 e veja se o leitor fará a leitura.
Na seção Download/Funções com fontes aqui do meu site tem uma função que calcula o dígito verificador para EAN-13, procure pelo arquivo de número 050- Código verificador EAN-13.
Abraços,