Página 1 de 2

Rotina de Senha.

Enviado: 09 Ago 2007 12:02
por Fernandoborges
tenho um sistema de controle de estoque e o cliente me pediu para colocar uma senha de acesso de cada funcionário. Não estou conseguindo montar esta rotina. Alguém poderia me ajudar. Porque o sistema tem uma senha geral de acesso, mas não sei como fazer para colocar uma senha individual para cada funcionario e que seja digitada toda vez que for efetuar uma venda.

Fernando Borges.

Enviado: 09 Ago 2007 12:11
por sygecom
Buenas...
De uma olhada no link abaixo:

https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=5759

Uma Pergunta.... vc usa alguma LIb visual ? pergunto isso pq se vc usa a VL posso te enviar um exemplo simples mas bom para vc ter ideai de como fazer o que vc quer !!!


Abraços
Leonardo Machado

Enviado: 09 Ago 2007 20:38
por Maligno
não sei como fazer para colocar uma senha individual para cada funcionario e que seja digitada toda vez que for efetuar uma venda.
Pense por partes, sempre de cima pra baixo: primeiro um cadastro de usuários, contando com uma identificação simples e uma lista do que eles podem ou não podem fazer no sistema. Depois disso uma rotina global de entrada de senha (log-In) por meio de um atalho qualquer (ALT+S, por exemplo). Cada vez que o usuário de logar no sistema, uma variável global armazenará a identificação de quem se logou. Se a cada venda ele tiver de entrar a senha, prepare uma função que o força a logar-se no sistema a cada venda. Terminada a venda, você tem a opção de, forçosamente, dar um log-out deste usuário ou orientá-lo a ele mesmo dar o log-out.
Basicamente é esse o esquema. É muito chato fazer isso. Principalmente cadastro de privilégios do usuário. Mas,...

Enviado: 09 Ago 2007 21:08
por cl@udio
Pessoal
Esse plano de usuario/senhas que eu nao gosto no meu sistema.
Eu por por exemplo quando entro no sistema com uma senha, carrego numa matriz tudo que o o usuario pode fazer. Ai so testo falso e verdadeiro.
Como tenho por usuario, quando coloco um novo nivel e uma tortura, pois tenho que ir usuario por usuario e alterar.
Se alguem tiver uma alternativa melhor.
[]s
claudio

Enviado: 09 Ago 2007 21:30
por Maligno
Eu sei bem como é. Já passei por isso. É uma coisa chata mesmo. Mas se você grava em DBF, pode usar macros para diminuir essa carga de trabalho. Se essa matriz tem uma estrutura idêntica a do DBF, pode usar essas macros para modificar os dois. E tendo uma função Setter() e Getter(), fica mais fácil ainda. Claro que o DBF terá de ser modificado no cliente, mas isso teria de ser feito de qualquer maneira. O problema está no programa. Acho que esse esquema fica bom. O meu é meio customizado demais e por isso nem descrevo. :)

Enviado: 10 Ago 2007 00:35
por sygecom
Claudio , vc viu o link do post que coloqui onde o janio faz por acesso aos menus !! no meu sistema isso é quase que automatico !! só quando mudo os menus que mudo algo relacionado a senhas !! e mexer nos menu é algo que não se mexe com frequencia !!!

Se quiser posso te mandar um exemplo !!!

Abraços
Leonardo Machado

Enviado: 10 Ago 2007 00:40
por Maligno
Esquema meio confuso o do Janio. Acho que dá pra fazer de forma que fique bem mais simples e dinâmico, fácil de alterar. Como eu expliquei pro colega.

Enviado: 10 Ago 2007 00:41
por sygecom
É que o janio, tmb. não postou os menus completo...e de como se cadastro...mas é simples e funcional !! sem dor de cabeça !!!

Enviado: 10 Ago 2007 00:44
por Maligno
Pode até ser funcional, mas não parece nada simples. Se o colega tiver um banco de dados espelhado numa matriz e um esquema simples de cadastramento terá um resultado melhor. É só queimar as pestanas um pouco. :)

Enviado: 10 Ago 2007 09:33
por janio
Maligno escreveu:Esquema meio confuso o do Janio.
Esquema meio confuso???

Pra cada item do menu crio um CAMPO (flag) no DBF dos USUÁRIOS dizendo se o cara TEM ou NÃO acesso a esse menu.

Se o cidadão tem acesso ao CADASTRO DE PRODUTOS, por exemplo, gravo no CAMPO (flag) "S". Se não tem, gravo "N".

Quando esse usuário vai entrar no CADASTRO DE PRODUTOS verifico se ele tem permissão pra entrar nesse item do menu. Se tem, entra. Se não tem, não entra.

Sinceramente, não vejo nada de complicado nisso. Pelo contrário, acho até simples de mais.

Jânio

Enviado: 10 Ago 2007 09:38
por janio
Ah,

Esqueci de dizer que se o colega utilizar a VISUAL LIB, ae é que fiz bom mesmo, pq com a VISUAL LIB, seguindo esse esquema, os itens do menu que o usuário não tem acesso ficam com uma cor diferente. Quando o usuário abre o menu 'global', ele vê logo onde pode ou não entrar.

Mamão com açúcar!
:D :)) :xau :{ :*

Jânio

Enviado: 10 Ago 2007 09:50
por Maligno
Esquema meio confuso???

Pra cada item do menu crio um CAMPO no DBF dos USUÁRIOS dizendo se o cara TEM ou NÃO acesso a esse menu.

Quando esse usuário vai entrar no CADASTRO DE PRODUTOS, por exemplo, verifico se ele tem permissão pra entrar nesse item do menu. Se tem, entra. Se não tem, não entra.
Eu não me referia a isso quando disse que era confuso. Aliás, usei o termo errado. Eu diria que não é tão fácil de configurar quanto poderia ser. Mas se está funcionando bem, não há por quê mexer.

Infelizmente, não dá pra liberar o meu esquema pro pessoal. Mas neste esquema sequer tenho que alterar o arquivo de senhas quando altero no programa. O próprio programa inclui ou exclui tudo de forma automática. Na carga a estrutura desse arquivo é checada pelo sistema e se detectar alguma mudança, altera o que for necessário para ter o sincronismo. No menu é mais fácil ainda. O próprio sistema faz a verificação e libera/bloqueia os acessos. Só preciso inserir uma cláusula no ítem de menu que estará sujeito à verificação. Se o sujeito for bloqueado posso tanto fazer sumir o ítem como mostrá-lo indisponível numa cor diferente. Nos meus menus de contextos, suspensos, é a mesma coisa. Muito mais fácil do que vi no seu.

Enviado: 10 Ago 2007 12:58
por cl@udio
Este exemplo do cadastro de produto por exemplo.
O janio disse que acessa o cadastro de produtos ou nao.
No meu sistema o usuario pode acessar mas nao pode alterar ou excluir so visualizar e no visualizar ainda se mostra o custo ou nao.
O meu maior problema quando coloco um nivel novo.
Ai tem alterar usuario por usuario e loja por loja. Ai e brabo.
Uma das ideias que tive seria criar um grupo com os niveis e associar o usuario ao grupo, dai era so mudar o grupo e para os usuario ficaria ok.
Mas nao tive tempo de fazer ainda.
[]s
claudio

Enviado: 10 Ago 2007 13:00
por Maligno
Ai tem alterar usuario por usuario e loja por loja. Ai e brabo.
Vai ficar difícil pra você escapar desse problema totalmente. Algum desconforto sempre tem. :)

Enviado: 10 Ago 2007 13:40
por janio
cl@udio escreveu:Este exemplo do cadastro de produto por exemplo.
O janio disse que acessa o cadastro de produtos ou nao.
No meu sistema o usuario pode acessar mas nao pode alterar ou excluir so visualizar e no visualizar ainda se mostra o custo ou nao.
claudio
Colega,

Aí é mora o problema: Vc tem que definir que tipo de 'esquema' quer usar. Há muitos que usam esse sistema de níveis. Eu particularmente não gosto pq complica mesmo... pode cadastrar, mas não pode excluir... pode excluir, mas não pode cadastrar... um saco....

Eu dou ou não acesso ao item do menu, uma vez que o usuário teve acesso, ele pode fazer tudo: Excluir, alterar, cadastrar, consultar, fazer macumba... strip-tease... rsrsrsrsrs