Página 1 de 2

Instalar o clipper 5.2

Enviado: 18 Ago 2007 17:17
por y
Gostaria de instalar o clipper 5.2 no meu xp, mas eu não tenho drive de disquete...
jah tentei instalar sem disquete mas eu não consigo abrir o autoexec.bat

Alguém me ajudA ?
Por favor..

Enviado: 18 Ago 2007 17:20
por sygecom
No Windows XP não tem AUTOEXEC.BAT procure na pasta windows\system32\autoexec.nt

Enviado: 18 Ago 2007 18:11
por Maligno
Isso não tem absolutamente nada a ver com o AUTOEXEC. Pra instalar sem disquete faça o seguinte:

1) Copie todos os arquivos do disco 1 para a raiz do seu HD, seja drive C:, D:, etc.
2) Copie todos os arquivos do disco 2 para a raiz do mesmo drive, com exceção do arquivo DISK.ID, para não sobrepor o identificador do primeiro disco. Aliás, ao copiar o INSTALL.DAT o Windows vai dizer que já existe um. É verdade, mas pode sobrepor ou ignorar, já que eles são iguais.
3) Execute o instalador, que ele irá até o fim, sem problema. Depois disso, instale os patches. Se precisar, é o mesmo esquema de cópia no HD.

Depois de tudo instalado, não vai precisar alterar o AUTOEXEC. Talvez sim o CONFIG. Mas só pra mencionar um FILES='X', por exemplo, para que seu programa Clipper tenha capacidade de abrir até 'X' arquivos.

Enviado: 18 Ago 2007 23:18
por y
Valeu maligno!
Funciona direitinho agora
:))

[]´s

Enviado: 18 Ago 2007 23:28
por y
Agora eu to tentando instalar o visual lib...

;)

vcs tem algumas dicas pra ajudar na instalação?
pq é só pra windows 95.. e o meu xp neh...

valew

Enviado: 20 Ago 2007 13:53
por sygecom
Agora eu to tentando instalar o visual lib...
Não existe uma instalação para ela !! é apenas uma LIB ...copie ele para o seu PATH e pronto !!!
vcs tem algumas dicas pra ajudar na instalação?
pq é só pra windows 95.. e o meu xp neh...
Eu uso a Visual Lib , em 95 / 98 /2000 /XP /2003 ..sem problema algum !!!

Abraços
Leonardo Machado

Enviado: 21 Ago 2007 03:27
por Maligno
copie ele para o seu PATH e pronto !!!
Informar no PATH não vai adiantar nada no caso de biblioteca. Deve-se sim incluir o caminho dos arquivos LIB na variável de ambiente SET LIB=<...> e o caminho dos arquivos OBJ (se houver) na variável SET OBJ=<...>.
Se estas variáveis de ambiente não existirem, deverão ser criadas, claro. No AUTOEXEC.NT ou mesmo através do menu "Propriedades" do "Meu Computador", aba "Avançado", botão "Variáveis de Ambiente". Provavelmente será preciso reiniciar a máquina.

Enviado: 22 Ago 2007 12:47
por diogenes_varela
Se estas variáveis de ambiente não existirem, deverão ser criadas, claro. No AUTOEXEC.NT ou mesmo através do menu "Propriedades" do "Meu Computador", aba "Avançado", botão "Variáveis de Ambiente". Provavelmente será preciso reiniciar a máquina.
Eu já nem coloco mais no AUTOEXEC.NT, qdo formato a máquina tem q fazer tudo novamente.

Uso um arquivo .BAT que fica nas pastas que estou trabalhando. É só rodar o arquivo que fica tudo configurado bonitinho...

Dentro do arquivo .BAT apenas defino as variáveis: SET LIB=D:\CLIPPER5\LIB e assim por diante, inclusive o SET CLIPPER=/F:200 e o PATH=%PATH%;D:\CLIPPER\BIN etc.

Sempre funcionou no 98, XP e 2000. Nunca testei no Vista.

Enviado: 22 Ago 2007 13:09
por Maligno
Uso um arquivo .BAT que fica nas pastas que estou trabalhando. É só rodar o arquivo que fica tudo configurado bonitinho..
Eu não uso isso em batch. Acho muito mais simples manter isso no Registry do Windows. Estando tudo configurado, exporto essa chave do Registry para um arquivo que mantenho salvo num diretório. Quando formato a máquina (de vez em quando acontece :), apenas importo a chave deste arquivo. Nele coloco tudo: SET PATH, SET OBJ, SET LIB, etc. Acho vem mais prático. :)

Enviado: 22 Ago 2007 14:21
por Stanis Luksys
Opa!

EU também uso como bat, alias tenho varios deles, para clipper52, clipper53, harbour, xharbour etc...

Tive que dividir pq os comandos são iguais (os nomes dos executáveis), se eu incluisse tudo no path e chamasse "clipper" ou "harbour" nem sei qual viria, claro que eu poderia renomea-los, mas aí já é gambí demais né... hehe

Eu tenho uma pasta chamada DEV e tudo que é ferramenta ta lá, se eu rodar o dev.bat aqui, o meu path passa a ter acho q umas 10 linhas do DOS :-o
O esquema do BAT é legal quando você quer manter aquele path só enquanto está naquela janela do prompt.

Enviado: 22 Ago 2007 14:36
por Maligno
Uma curiosidade: porque você usa as versões 5.2 e 5.3? Não seria mais prático manter apenas a 5.3?

Enviado: 22 Ago 2007 15:17
por Stanis Luksys
Por dois motivos:

1-Sou meio encanado (até demais) com essas questões de compatibilidade, varias vezes compilo o memso programa com as duas versões pra ver se funciona legam em ambas, e não raramente, compilo também com os harbours.

2-Tenho um programa que usa LLIBG, lib gráfica excelente para Clipper, mas que só funciona no Clipper 5.3. Mantenho os dois clippers por que prefiro o 5.2, mas uso também o 5.3 por causa da LLIBG.

Aliás, reza a lenda que o 5.2 é mais estável. Só nunca vi ninguém provar porquê. Mas fazer o que, também vou nessa onda... hehe

Enviado: 22 Ago 2007 15:32
por Maligno
Independentemente da versão 5.2 ser a mais estável, a questão é outra: será a versão 5.3 instável? Acredito que não. Então, você até poderia manter apenas a versão 5.3. Mas, se é de seu gosto ter as duas,... :)

Enviado: 22 Ago 2007 16:22
por Stanis Luksys
Sabe Maligno,

Não digo que eu necessite manter as duas, mas uma coisa aprendi nestes anos de desenvolvimento: ferramenta não se joga fora, se guarda, nem que seja num hd velho empoeirado na última gaveta do guarda roupas.

No meu caso, guardo quase tudo num segundo HD que está no meu pc. E se guardo, é por que um dia usei, e se um dia usei, é porque já fiz algumas coisas (mesmo que testes) com elas e ainda tenho prgs em algum lugar. Se já fiz algumas coisas nelas, provalemente ainda tenho bats que configuram ambiente... É um ciclo...

Como eu já disse em uma outra oportunidade, eu tenho dezenas e dezenas de bats e pequenos aplicativos em Clipper que me ajudam na minha rotina diária de programador... Muitos deles se eu abrir no edit nem sei o que fazem, um dia eu já fui bom de "processamento em lote", um dia..... rsrs

Enfim, eu gosto de ter as coisas por perto. Editores de texto for DOS, uns 5, gerenciadores de DBF, outros tantos, e por aí vai...

Nem sempre significa que eu use todas essas ferramentas, mas no caso do Clipper, uso mesmo.

Pra completar um bom exemplo: Turbo C e Turbo Pascal, já não os visito há muito tempo, mas estão aqui, guardadinhos e prontos pra qualquer obra... hehehe

Enviado: 22 Ago 2007 17:49
por Maligno
ferramenta não se joga fora
Bom, sendo assim, entendo. Aliás, entendo mesmo: meu back-up de arquivos que um dia usei, ou um dia usarei, somavam 5 DVDs. Compactados, claro. Isso há seis meses. Hoje nem sei. :)