Página 1 de 2

Arquivos de dados DBS/IND ???

Enviado: 19 Set 2007 14:52
por Dércio_Luiz_Zanatta
Fui visitar um cliente meu que vai trocar de sistema. Pelo que pude ver, o sistema que o cara tem la é em clipper, mas para minha surpresa, ao invés de arquivos DBF e NTX, ou CDX, NSX, etc... encontrei arquivos DBS e IND...
Tentei abrir esses arquivos pelo DBU, Prometheus, mas não abre... Acredito que não seja DBase....
Alguém conhece esse tipo de arquivo ?

Enviado: 19 Set 2007 15:32
por Eolo
Dércio, dei uma pesquisada rápida e achei que DBS é um "Database in SQL Windows format"...

Enviado: 19 Set 2007 17:27
por Dércio_Luiz_Zanatta
E como faço para acessar os dados de um arquivo DBS ??

Enviado: 19 Set 2007 19:08
por Maligno
Com relação à extensão do arquivo de dados, eu uso várias siglas. Todas que se possa imaginar, menos DBF. Portanto, DBS pode muito bem ser DBF. O DBU, não sei dizer com certeza, pode requerer a extensão padrão. Mas o FoxBase aceita qualquer uma. Se não tiver extensão, ele usa a que é padrão.
Agora, com relação ao índice, não sei. Só uso NSX. Mas não vejo por quê ele não aceitaria uma extensão diferente, apesar de IND existir no Clipper.

Enviado: 19 Set 2007 21:27
por clodoaldomonteiro
É o FOX é ótimo eu só uso ele, e reforçando a informação do Malígno, voce pode usar o excel para tentar abrir essa base de dados.
O excel abre várias bases de dados, é só testar.

Enviado: 19 Set 2007 21:58
por Eolo
O Excel não abre esse DBS (o Dércio me mandou o danado). Nem importa. Já testei. o DBU tb não. Consegui visualizar (não abrir) o tal DBS via XTGold (que edita qq arquivo, até EXE), mas não abrir. Se fosse FOX, o XTGold abria. Ele 'parece' um banco de dados, tem um padrão, dá pra extrair info dele via FREAD() & Cia., mas tem que ser na unha. Melhor seria descobrir se o formato dele é mesmo do SQL ou o que...

Enviado: 19 Set 2007 22:04
por Maligno
Mas SQL é uma linguagem interpretada, escrita em modo texto comum. Ela própria não representa dado algum. Esse tal DBS deve ser um banco de dados com um formato proprietário qualquer, a exemplo do próprio Clipper com XBase.

Enviado: 20 Set 2007 00:39
por sygecom
Tentaram Importar pelo Front ?

Enviado: 20 Set 2007 02:21
por Maligno
E até poderia ser MySQL. É uma tentativa.

Enviado: 20 Set 2007 22:00
por clodoaldomonteiro
Dercio!
Você já tentou no Database Desktop do Delphi 7, ele abre uma série de base de dados, daí era só criar um programinha em delphi para exportar os dados para outra base deados mais amigável.

Se quiser você pode me mandar a base de dados para mim testar com o delphi.

Enviado: 20 Set 2007 23:44
por sygecom
Maligno escreveu:E até poderia ser MySQL. É uma tentativa.
Me refiro a qualquer SQL que pode ser importado Pelo Front para o Mysql...dai pra frente é facil jogar para um DBF ou TXT.

Enviado: 24 Set 2007 08:47
por Dércio_Luiz_Zanatta
Ola ..
Tentei abrir esse cara com o Database Dasktop, IbConsole do Firebird, Obexpert, Até com ferramentas do Oracle tentei... Nada deu certo...
O MySql eu não conheço.. Nunca programei para ele, mas pelo que conheço de banco de dados, teria que ter um arquivo apenas a exemplo do FDB para FireBird, porém esse tem vários arquivos DBS e vários Arquivos IND. É como se fosse clipper com DBF/NTX..
Acho que é um arquitetura de dados relacional, nativa de alguma Linguagem de programação. A pergunta é... q linguagem ??

Enviado: 24 Set 2007 09:36
por Maligno
O MySql eu não conheço.. Nunca programei para ele, mas pelo que conheço de banco de dados, teria que ter um arquivo apenas a exemplo do FDB para FireBird, porém esse tem vários arquivos DBS e vários Arquivos IND.
IBExpert só permite a manipulação de Firebird mesmo. Outro nem adianta. O MySQL, por sua vez, é diferente do Firebird, cujos bancos são arquivos únicos. Ele sempre tem pelo menos três arquivos, pra cada tabela. Se for MySQL, você tem de usar algo como o MySQLAdmin, MySQLFront ou qualquer outro utilitário pra esse fim.

Enviado: 24 Set 2007 11:30
por clodoaldomonteiro
Dércio!

Uma vez tive esse problema com uma base de dados em COBOL, e a salvaçao foi que o sistema tinha a opçao de gerar os relatórios em arquivo.

Então eu vi qual era o relatório mais completo e gerei o arquivo desse relatório, depois criei um sisteminha para ler linha por linha, iterpretá-las e jogar nos campos da base de dados nova, foi rápido e peguei 100% dos dados.

Se o sistema em questão não tiver o artifício de gerar relatórios em arquivo, você pode fazer com que o DOS mande tudo o que iria para impressora para um arquivo TEXTO, com o sistema PRN2FILE, que pode ser encontrado no site do Vagner, o link dele tá ai em baixo.
http://www.vagucs.com.br/dwclipper/prn2file.zip

Espero ter ajudado.

Enviado: 24 Set 2007 11:31
por Maligno
P2F é uma boa alternativa. Se nada mais der certo,...