Página 1 de 2

Memory Low

Enviado: 16 Set 2004 09:26
por Everton
Olá Galera.

Estou com problema meu chato de resolver, tenho um sistema de posto e o mesmo roda há 5 anos no meu cliente e agora ele comprou máquinas novas e tive um problema com a bematech, resolvi o problema da bematech trocando o driver de comunicação da ECF pela versão 7.09 e ficou beleza a ECF mas ao entrar no sistema me manda a mensagem de memory low, já troquei o emm386.exe por emm386.dr e nada adiantou, o que posso fazer para aumentar a memória convencional da máquina sem ter que mexer no sistema, uso o windows 98SE.

Grato

Enviado: 16 Set 2004 11:39
por aldus
Olá Everton, se você tentou liberar mais memória no config com:

device=c:\windows\himem.sys
device=c:\windows\emm396.exe noems
dos=umb,high

E nada adiantou, sugiro que você compile com blinker pois já enfrentei esse problema e não teve outra solução. O blinker utiliza memória alta e o desempenho do aplicativo também melhora.

Em caso de dúvida, entre em contato.

Atenciosamente

Mario
admin@aldus.com.br

Enviado: 16 Set 2004 12:09
por MarioSeixas
A muito tempo não tenho este problema.
Quando eu tinha (com máquinas mais antigas) usava este parametro no emm386:

device=c:\windows\emm396.exe RAM 2048

Tenta ai.

Enviado: 16 Set 2004 16:14
por cnsdesigner
eu tambem tive esse problema aqui na empresa qdo foram trocados os micros. o que eu tive que fazer foi trocar o meu linkeditor. Eu utilizava ate entao o rtlink, entao eu troquei pelo blinker. e pronto.. problema resolvido...

Enviado: 16 Set 2004 17:59
por Clipper
Existem ainda 2 tentativas antes de usar o Blinker (que na minha opnião seria a melhor opção, por vários motivos) :

1 - Adicione a seguinte linha no config.sys

STACKS=0,0

Além das que foram citadas pelos colegas.

Use também DEVICEHIGH no lugar de DEVICE, exceto no HIMEM.SYS
Retire o carregamento de programas desnecessários do CONFIG.SYS e do AUTOEXEC.BAT (tipo DOSKEY, SETSOUND, etc...)

2 - Faça a atualização do HIMEM.SYS se você estiver usando WIN98 ou WIN95, se você não tiver o patch de correção me avisa que eu te mando.

Até logo.

Marcelo

Enviado: 17 Set 2004 08:56
por Everton
Marcelo se não for muito trabalhoso tem como me mandar a atualização do himem.sys no meu e-mail

mich.cpd@terra.com.br

Valeu

Enviado: 17 Set 2004 11:27
por rochinha
Amiguinho

Use as linhas no inicio de seu .LNK para bLinker

DEFBEGIN
name FatAll
description 'Sistema de Faturamento Total'
code moveable discardable preload
data preload moveable
stacksize 9500
heapsize 1024
segment 'PLANKTON_TEXT' nondiscardable
segment 'EXTEND_TEXT' nondiscardable
segment 'OM_TEXT' nondiscardable
segment 'OSMEM_TEXT' nondiscardable
segment 'SORTOF_TEXT' nondiscardable
segment 'STACK_TEXT' nondiscardable
DEFEND

@braços :?)

Enviado: 17 Set 2004 12:10
por Everton
Olá rochinha.

Use o rtlinker ainda, posso colocar estas linhas no meu .lnk que vai resolver pois está linha são do blinker se não me engano.

Enviado: 17 Set 2004 20:17
por rubens
Olha resolvi o problema usando o bemafi.exe da propria bematech.. Não precisa de driver instalado e roda o programa so quando vai imprimir na ecf...


rubens

Enviado: 18 Set 2004 19:49
por rochinha
Amiguinho

Na verdade o RTLink é como uma tecnologia muito ultrapassada de linkedição e usando o BLinker ou Exospace( vem junto como Clipper 5.3 ) voce obterá melhoria no desempenho com pouca memória mesmo dentro do Windows.

Para voce ter uma idéia antes de usar o Blinker, mesmo em máquinas com mais de 32Mbytes, muitas vezes minha aplicação tinha somente 50Kbytes ou 60Kbytes para abrir 11 tabelas e 6 indices por tabela e aconteciam muitos erros de corrupção. Meus programas eram cheios de .OVLs, etc.

Passei a usar o Exospace que cria uma memória virtual de até 16Mbytes e meus problemas de memória acabaram. Até então eu era muito céptico para usar o BLinker( Não gostava dele ).

Mas em 1995 conheci a Fivewin( ainda não existia internet como a de hoje e tal informação estava em uma revista importada chamada Clipper On Line, coincidencia? ) e soube que o mesmo trabalha com BLinker para linkedição.

Com muito custo consegui a tal .LIB e passai a testa-la em conjunto com o BLinker e após me abituar com o mesmo passei a usá-lo em meus programas DOS.

E hoje uso a versão 7 e para que voce faça uso do driver da Bematech de forma eficiente voce poderá sacar uma de suas funções chamadas SwapRun(), pois o driver bemafi.exe não reside em memória, ele é apenas chamado via RUN/SwapRun(), pega o arquivo .TXT com informações ECF e os envia para a impressora.

Faça a mudança, não é radical como voce pensa e ainda voce terá apoio de trocentos camaradas aqui no forum que passam ou já pssaram por este problemas e hoje estão carecas, mas felizes.

@braços :?)

Enviado: 20 Set 2004 09:16
por Everton
Valeu pela Dicas, vou fazer e te posto o resultado.

Sergio Cabral

Enviado: 25 Set 2004 14:41
por Sergio Cabral
Achei legal tanta gente querendo ajudar.
Só uma interrogação, eu também estou exatamente com o mesmo problema. Acho que tanto as perguntas quanto as respostas deveriam ter uma separação quanto a versão do clipper pois eu por exemplo trabalho com a versão 5.01 e as vezes fico entusiasmado com as respostas achando que serão solução para mim, mas as respostas são para o clipper 5.02 ou 5.03 e não funcionam para a versão 5.01. Acho que deveria ter um campo informando a versão do clipper.

Enviado: 26 Set 2004 00:27
por Tim9
Olá Sérgio!

Tudo bem com vc?

Olha, eu programo a 40 anos e claro a resistência pra mudar é muito grande, só mudo quando tenho certeza. E mudei para o Clipper 5.2e

Porquê?

Antes programa no Clipper versão Summer, mudei para versão 5.0 em função das limitações do Summer.

Pelo mesmo motivo, acredito que a cada versão a ferramenta melhora, mas com a melhora vem os bugs e aí vem o medo.

Mas, contando com a ajuda inestimável dos clippeiros deste sensacional Forum que participo deste quando começou (antigo).

Exatamente pelas recomendações aqui explicitadas pelos doutos e nobres colegas que eu concluí que a versão mais estável atual do clipper é a versão 5.2e.

Aqueles que não concordarem comigo, peço encarecidamente que venham a público aqui no púlpito deste Forum e esclareçam o porquê.

Colaberem todos nesse sentido: Qual a melhor versão atual do Clipper e porquê?

Antecipo os meus agradecimentos e desde já aguardo a costumeira atenção de todos.

Enviado: 26 Set 2004 00:28
por Tim9
Olá Sérgio!

Tudo bem com vc?

Olha, eu programo a 40 anos e claro a resistência pra mudar é muito grande, só mudo quando tenho certeza. E mudei para o Clipper 5.2e

Porquê?

Antes, eu programava no Clipper versão Summer, mudei para versão 5.0 em função das limitações do Summer.

Pelo mesmo motivo, acredito que a cada versão a ferramenta melhora, mas com a melhora vem os bugs e aí vem o medo.

Mas, contando com a ajuda inestimável dos clippeiros deste sensacional Forum que participo deste quando começou (antigo) e tendo em vista as
recomendações aqui explicitadas pelos doutos e nobres colegas que eu concluí que a versão mais estável atual do clipper é a versão 5.2e.

Aqueles que não concordarem comigo, peço encarecidamente que venham a público aqui no púlpito deste Forum e esclareçam o porquê.

Colaberem todos nesse sentido: Qual a melhor versão atual do Clipper e porquê?

Antecipo os meus agradecimentos e desde já aguardo a costumeira atenção de todos.

Quanto ao Blinker também resistí mas com a juda dos colegas daqui um belo dia resolví e mudei e achei sensacional ter saído do Rtlink para o Blinker 3.0 e depois fui me atualizando e hoje compilo com a versão 6.0 e faz muito tempo que já baixei a versão 7.0 mas ainda quero ouvir a galera aqui pra ver se não tem bugs.

A todos grande abraço lembrando que a Primavera inspira mudanças.

Enviado: 26 Set 2004 01:27
por Clipper
Prezado Colega

Não foi necessário neste caso informar a versão do Clipper porque em qualquer versão as soluções seriam as mesmas exceto pela versão 5.3 que além do uso do Blinker poderia ser usado o Exospace, mas as alterações no autoexec e config não variam de versão, sendo as mesmas.

Em tempo. Eu uso Clipper 5.2e e Blinker 6.0 já a bastante tempo e estou muito satisfeito com essa dupla dinâmica.

Até logo.

Marcelo