A maldição dos 16 bits

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

A maldição dos 16 bits

Mensagem por TerraSoftware »

Para aqueles que ainda relutam...
Infelizmente o bom e velho clipper já era!!!
Amigos... Por favor... Migrem para (x)harbour.
"Seus pobremas si acabarium"

Eu também não gostava da idéia de abandonar o clipper, mas não tem jeito, trabalhar em 16 bits já está complicato e vai ficar muito mais.
Com (x)harbour vcs faram tudo que fariam com clipper e ainda com muito mais possibilidades e velocidade. Sem falar das diversar opções para saídas de tela: console, gtwvw, minigui, fivewin, etc e tal. Além de que o mundo linux vai estar a um pulinho.

Olha... são tantas emoções (como diria Roberto Carlos), que não dá pra citar todas.

Eu particularmente acho quase impossível alguem disser que migrou para (x)harbour e se arrependeu, que teria sido melhor continuar com clipper.

Percebo que alguns não se dão conta de que programamos em xbase e não em clipper. Clipper é apenas mais um dos compiladores para xbase, assim como (x)harbour também é.

Devemos amar e nunca abandonar a maravilhosa linguagem de programação xbase, mas devemos usar as melhores e mais modernas ferramentas para ela.

É meu recado!! :xau
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: Apesar dos pedidos do autor e outros colegas, o tópico com o título e comentário diversos ao que não sustenta qualquer questionamento sobre Clipper. Quem participa apenas de uma só seção, está fardado a perder informações de conhecimento geral.
Editado pela última vez por Pablo César em 10 Mai 2012 21:23, em um total de 2 vezes.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Harbour.
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Sentir que está evoluindo (e ganhando com isso) é sempre algo prazeiroso. Parabéns.
Agora, se você já sente prazeres maiores com as novas possibilidades do XHarbour, imagino que ao expandir ainda mais seus horizontes e mirar outras ferramentas, mais amadurecidas, sua satisfação seria praticamente orgasmática. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Em tempo: por outras ferramentas, quero dizer: mesmo em outras linguagens.
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Concordo plenamente com o Rene !!! e para aqueles que tiverem afim de pelomenos TESTAR....pode postar na sessão xharbour as duvidas, que damos um jeito pra tudo !!!
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
evaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por evaldo »

Ola Rene, estou tentando compilar com o (x)harbour, nao consegui, tem como vc passar os caminhos das pedras, script e qual a versao do (x)harbour que vc esta usando, e o que vc esta usando para compilar (xdev,xmate...)
Estou convertendo o meu sistema para fivewin com (x)harbour, mas tenho muitos programa em clipper.

Abraco
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

evaldo escreveu:os caminhos das pedras
Isso você deve encontrar na seção de XHarbour. E, claro, em vários links que o Google deve retornar. Na dúvida (sempre há), abra novo tópico naquela seção.
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

evaldo escreveu:Ola Rene, estou tentando compilar com o (x)harbour, nao consegui, tem como vc passar os caminhos das pedras, script e qual a versao do (x)harbour que vc esta usando, e o que vc esta usando para compilar (xdev,xmate...)
Tche, a pergunta não é pra min, mas vou deixar umas dicas, use a versão estavel do xharbour que vc pode baixar no link abaixo:
http://downloads.sourceforge.net/xharbo ... cc-5-5.exe

Para usar o xharbour vc tem que esta com o BCC instalado e configurado no PATH, baixe o BCC no link abaixo:
http://www.sqllib.com.br/files/freecommandLinetools.exe

Agora no link abaixo tem como vc pdoe usar o HBMAKE para compilar sua app.
http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml

Aqui no forum tem varias dicas, se ainda assim tiver duvida prende o grito.
Leonardo Machado
Cleiton Fidelis
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Cleiton Fidelis »

Divinopolis MG 20h01 05 de Janeiro de 2008.

Ola..

Como disse meu ídolo, Maligno :" Sentir que está evoluindo (e ganhando com isso) é sempre algo prazeiroso."

Eu tenho sentido esse prazer ultimamente, finalmente estou conseguindo me libertar da "Camisa de força DOS", como nao é um topico pra questionar a melhor ferramenta, quero apenas dizer que "voltei a me sentir util", estou migrando pra VISUAL FOXPRO 9 (Mesmo descontinuada pela M$). Mas to me sentindo mto bem, particularmente.. Queria apenas, compartilhar.

ABracos..
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Evaldo, o leonardo (sygecom) não poderia responder melhor a sua pergunta.

A título de esclarecimento, na minha assinatura aqui em baixo, vc terá noção do que uso.
www.sisterra.com.br
DbfCdx/MySql
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mário Isa »

Uma coisa que preciso perguntar:
Compilando com xHarbour eu vou poder fazer todas as coisas que fazia no clipper+blinker (16 bits) ?
mas todas mesmo:

Quero dizer de alguns comandos do clipper que sei que no fivewin não funcionam como:
a) inkey(0) ou inkey(10) tipo isso
b) set printer to algumacoisa.txt ; set device to printer
c) atela := savescreen(0,0,24,79) ; restscreen(0,0,24,79,atela)
d) inkey(0) ; if lastkey() # 27 acontece alguma coisa
e) setminhacor("azul") ; @ 10,10 clear to 20,20 ; setminhacor("normal)

Se tudo isso ainda funcionar no xharbou prá mim vai ser tudo as mil maravía uai.
T+
Mário
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mário Isa.

Tudo isso vai funcionar sim, desde que vc use as saídas de telas em modo console ou use uma gui tipo gtwvw.

Em fivewin algumas coisas não funcionam pelo simples e maravilhoso fato de que são totalmente obsoletas, ou seja, existe algo melhor. Por exemplo, por que usar inkey(?) se existem eventos times. Embora eu não seja nenhum expert em fivewin.

Eu uso muito gtwvw e tudo, mas tudo mesmo, que eu fazia com clipper consigo fazer agora, e ainda com mais velocidade e com um visual muito melhor.
www.sisterra.com.br
DbfCdx/MySql
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Mário Isa escreveu:Uma coisa que preciso perguntar:
Compilando com xHarbour eu vou poder fazer todas as coisas que fazia no clipper+blinker (16 bits) ?
Todas e muito mais, impressão em impressoras USB na rede,local e remoto, envio de email direto pelo seu sistema , se quiser ir um pouco mais adiante pode dar um visual GRAFICO usando alguma LIB GUI, em fim isso vai alem da imaginação, é sem limites e melhor, gratuito !!!
Abaixo em Exemplo de impressão na impressora USB padrão:

Código: Selecionar todos

SET DEVICE TO PRINT
set print to (GetDefaultPrinter())

@ PROW()+1,01     say "Imprimindo com xHarbour em USB"

SET PRINTER TO
set device to screen
Leonardo Machado
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Apesar deste ser um "local" para responder sobre Clipper e não sobre xHarbour, vamos lá. (Sem criar polemicas, por favor pessoal).

O xHarbour funciona assim basicamente:
O seu fonte PRG é transformado em um fonte C/C++.
Esse fonte é compilado por um compilador C/C++. No meu caso o Borland C++.
Todos os comandos clipper puro e CA-Tools funcionam normalmente e ainda tem muito mais comandos e funções.
Eu só usei algumas poucas coisas do CA-Tools, mas funcionou normalmente.

Cuidados básicos:
- O procedimento inicial do sistema deve ser obrigatóriamente chamado FUNCTION MAIN. (A versão 3.x do clipper já pede isso.)
- No clipper vc pode chamar um PRG pelo nome. No xHarbour ou vc chama uma procedure ou uma function. A procedure pode ter o mesmo nome do PRG. (Isso não pode em clipper).
- O clipper não reconhece mais que 10 caracteres para variáveis, nomes de procedures e funções. O xHarbour reconhece, pois o copilador é na verdade em C/C++.
* Isso foi o que eu tive que acertar nos meus fontes. Ainda estou transformando sistemas e provavelmente vou encontrar algumas "pedras" pelo caminho, mas acredito que esta valendo o trabalho.

Sobre o FW. Algumas coisas como INKEY não funcionam porque o controle de I/O é transferido para o Windows. O processo da aplicação ainda é clipper, mas a comunicação com tela/teclado/impressora e outros periféricos é controlado pelo windows. O controle de disco ainda é Clipper, mas parece que não é tudo.
Só para constar, INKEY no FW provoca GPF.

Espero ter ajudado. Boa sorte.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Este tópico foi mudado da sessão clipper para xharbour. Tudo bem que o assunto realmente é xharbour, mas o objetivo era insentivar o restante de clippeiros teimosos a virem pro mundo 32 bits. O tópico estando aqui, obviamente que muito menos clippeiros iram ler. Se fosse pra postar ai eu mesmo o teria feito. Não costumo ficar reclamando por qualquer motivo bobo, mas este eu não gostei.

:?
www.sisterra.com.br
DbfCdx/MySql
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

TerraSoftware escreveu:Este tópico foi mudado da sessão clipper para xharbour. Tudo bem que o assunto realmente é xharbour, mas o objetivo era insentivar o restante de clippeiros teimosos a virem pro mundo 32 bits. O tópico estando aqui, obviamente que muito menos clippeiros iram ler. Se fosse pra postar ai eu mesmo o teria feito. Não costumo ficar reclamando por qualquer motivo bobo, mas este eu não gostei.

:?
Apoiado , jovem [01]
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
Responder