Página 1 de 1

Alguém Sabe?

Enviado: 08 Fev 2008 13:38
por Dilson José
:( Como imprimir relatorios gerados por aplicações em clipper em uma impressora cuja porta é um USB Virtual?


Obrigado a quem informar!

Dilson J. Hasselmann

Enviado: 08 Fev 2008 15:16
por Maligno
Seja bem-vindo ao fórum. :)

Primeiramente, por favor, no futuro tente redigir um título de mensagem mais claro e objetivo, de forma que as pessoas saibam do que trata sua mensagem, sem terem que entrar no tópico pra saber.

Com relação à impressão USB, pelo Clipper diretamente não dá, como você deve saber. É preciso utilizar algum programa externo. Há vários programas. Uma busca no fórum deve retornar inúmeros links para tópicos que já abordaram esse assunto antes. Adiantando pra você, alguns links:

* PRWin do Vagner Nunes. É pago.

* PageScript da ABeeLabs. Dizem que é realmente muito bom. Mas é pago.

* USB.EXE do colega Heveraldo, que é grátis: ele sumiu do fórum. Não sei se foi dado continuidade ao projeto. Mas tenho no meu site aquela que acredito ser a última versão. Clique aqui para baixar o programa.

* Minha biblioteca WAPI, que é grátis; oferece não só o recurso de impressão via spooler do Windows, mas também várias funções da API do Windows.

Enviado: 09 Fev 2008 12:05
por gvc
[Maligno / sygecom ]

Senhores, isso não ajuda em nada.

[Dilson]

Eu uso o nodosimp.
Gravo um arquivo texto, chamo o nodosimp e mando imprimir na impressora padrão do windows.
Outra apresentada aqui, vc instala o programa e configura quais são as pastas de trabalho. Quando um arquivo, com determinado nome é gravado na pasta, o sistema envia o mesmo para a impressora configurada.
A API do maligno usa recursos internos do windows.
O xHarbour já vem com uma classe para impressão.

Já coloquei isso em vários outros post's.
Se vc procurar neste forum, vai encontrar soluções para isso.

Concordo com o Maligno, vc deve colocar melhor sua pergunta na abertura do post. Muitos aqui, inclusive eu, não abrem quando a pergunta não diz nada. (eu só abri por estar vendo todos da semana).

E é claro: Boa sorte e espero ter ajudado.

Alguén sabe?

Enviado: 09 Fev 2008 12:22
por Adalberto
Dílson,

E de pago mais e bom mesmo, DosPrinter, imprime em qualquer impressora, seja esta matricial, a jato, lasser, foto copiadora, etc. Todo com os códigos ESC que estamos acostumados a usar, os códigos ESC da epson. Não tem que trocar nada, a mais tem um monte de comandos próprios para obter o que os comandas ESC da epson não da, exemplo: Imprimir caracteres de uma polegada o mais, imprimir BMP, JPG, código de barras, enviar e_mail, troca nossos arquivos TXT para PDF ou Word, e muitas coisas mais.

Da certo.

Enviado: 09 Fev 2008 14:15
por Maligno
gvc escreveu:A API do maligno usa recursos internos do windows.
Um acréscimo que não comentei antes: agora a impressão está com controle de páginas. São recursos para repetição de impressão, para imprimir apenas as páginas pares ou apenas ímpares, de trás pra frente, lista de páginas, etc.

Enviado: 12 Fev 2008 23:55
por rochinha
Amiguinhos

Estou com o Maligno em relação ao uso de qualquer recurso periférico, eu mesmo uso o velho wordpad, quando as coisas esquentam e tenho em meu PDV customização da impressão onde o usuário escolhe o motor de impressão que tem configurado o velho Command.com, o notepad, write, wordpad e wapi.

Quanto ao uso de LIBs, mesmo que sejam de terceiros e até quartos, após sua linkagem no programa ficou interna, ja era.

Quanto a solução, devemos da-la dentro das possibilidades que a ferramenta do usuário fornece usando para isto algo compativel para a mesma.

Harbour e xHarbour realmente resolve o problema, mas se nosso amigo, que usa Clipper realmente quizer resolver seus problemas com Clipper e tiver de transformar todo o seu programa, provavelmente ele ira optar por algo xBase usando um FoxPRO, ou indo para VB e Delphi.

Eu continuo usando CDX e meus aplicativos são 32bits. Eu evolui? não apenas dei um upgrade, necessário somente porque os S.O. detonavam meu aplicativo 16bits em memória e outras coisas, pois me lembro que quando surgiram as impressoras For Windows eu não termi e busquei a solução, usando o velho e bom PRINT.EXE do DOS. Mas acho que o mesmo não roda mais dentro das VMs do novos S.O.s.

Somente saliento que toda ajuda é de grande valia, pois quando buscamos uma solução precisamos ter é sim, várias opções, como as que foram dadas.

Enviado: 12 Fev 2008 23:56
por Maligno
sygecom escreveu:
Maligno escreveu:Ademais, o XHarbour só funciona graças a inúmeras LIBs externas ao EXE criado. Muito mais LIBs do que se poderia utilizar em Clipper.
Lib's que maioria são nativas do proprio xharbour, e as LIB das CONTRIB são realmente LIB e não EXE que rodam por baixa do sistema na surdina.
Ah, sim. Essas LIBs a que você se refere são bibliotecas de enlace estático e realmente, nada têm a ver com os executávels. Mas eu não me referia a essas LIBs, mas às centenas de LIBs dinâmicas do Windows. Coisa que o Clipper não tem. :)

Uma informação adicional: a diferença entre blocos de códigos alocados dinâmicamente (DLL) e um programa executável (EXE) está apenas nas estruturas de controle. De resto, são todos EXEs do mesmo jeito. Pode-se ter um programa inteiro dentro de uma DLL. Portanto, tecnicamente, sim, o XHarbour também utiliza programas externos. Mas isso não é defeito. É normal. :)

Enviado: 13 Fev 2008 00:13
por Maligno
Eolo escreveu:Já o xHarbour imprime em quaisquer impressoras instaladas no Windows (local ou em rede, USB ou paralela), nativamente. E você só precisa do xHarbour, mais nada. Não precisa de nenhum outro programa ou LIB ou intermediário.
Nisso você tem razão: o Clipper precisa realmente de um recurso externo. Mas isso nem é tão ruim assim. Eu próprio imprimo usando os mesmos comandos de sempre, sem qualquer diferença. Só preciso, antes da impressão, direcionar a saída pra um arquivo. Um comando de uma linha. Mas o resto é tudo igual. Nem se percebe qualquer recurso externo, pois o WAPI reside dentro do EXE e é extraído quando necessário. Não precisa instalar ou executar. A LIB já faz todo o serviço. Aliás, agora estou terminando o WAPI residente, o que vai facilitar mais ainda.

Só não imprimo gráficos como a classe Win32PRN porque eu não tive nem tempo nem interesse (não uso gráficos em programas DOS) em fazer essa parte da impressão. Teria que dispor de um tempo que hoje eu não tenho. Mas seria só por diversão mesmo. :)

Mas tenho que fazer uma correção: tanto o Clipper quanto o XHarbour imprimem em quaisquer portas ou dispositivos, já que ambos usam o spooler do Windows, assim como o Word, Excel, Photoshop, Acrobat, etc.

Sinceramente, não posso dizer que fique mais fácil imprimir pelo XHarbour do que pelo Clipper. Pra mim pelo menos, é tudo muito fácil no Clipper.

Enviado: 13 Fev 2008 00:28
por sygecom
Tudo bem já que foi censurado algumas parte, acho que por conter assunto sobre xharbour vou indicar então o PRWIN que alias se não me engano foi feito com xharbour+minigui.

Enviado: 13 Fev 2008 12:36
por rochinha
Amiguinho Sygecom,

Não entenda como censura, mas entenda como apuro.

De-repente o amigo recebe de seu cliente um ultimato:

"...comprei uma impressora USB, seu programa funciona com ela ou vou ter de comprar outro....

A idéia que aparece no momento é, "Putz e agora, será que funciona na LPT1, será que o Clipper reconhece, o que vou fazer?...

No momento um simples envio de arquivo para um texto e um Wordpad resolve, mas o colega não sabe disto e nem sabe que isto levaria 5 a 10 minutos de programação contando com o envio pela internet.

Mas ele sabendo que futuramente poderá sanar todos os seus problemas partindo pra Harbour, isto ele poderá fazer, mas tanto eu como voce sabemos que não é só trocar o compilador e comandar um .BAT.

O Harbour(Quando falo Harbour estou generalizando) exige mesmo de nós programadores experientes horas de configuração do ambiente ideal e saber porque precisa de uma GTWin e não uma GTLib e porque usar tirar um aa no Linker porque senão uma janela DOS abre em meu aplicativo Windows.

Informação tem de monte na internet, mas o tempo que temos de compila-la em nossas mentes é escasso e tudo fica confuso.

Como eu disse agora o colega e todos os outros que viram este topico e os trocentos outros desde 1800(quando este forum foi criado) sabem que sempre tem opções e muitas e sabe que aqui neste forum, tem informação, informação na forma de seres humanos que se dispõe de tempo para dar ajuda sem pedir nada em troca, somente a solidariedade.

E sinceramente, se fico sem entrar aqui, para saudar os Malignos, Toledos, Sygecoms, Eolos, Dudus, Clippers, Pablos, Pelés e Maradonas do conhecimento, fico triste.

Só fico feliz pois faço parte de tudo isto, fico feliz por voces.

Enviado: 13 Fev 2008 13:18
por Pablo César
É isso aí... etahhh velhinho sabido ! Eu também tenho muita gratidão e é muito bom participar deste fórum (para mim é o melhor do mundo) com todos vocês. O importante é participar, seja para elogiar como criticar, mas principalmente ajudar ao colega é o que mais conta pelo que eu tenho visto dos grandes colegas que sempre estão ajudando uns aos outros.

Sou grato mesmo !

Enviado: 15 Fev 2008 02:35
por Clipper
Prezados Colegas

Eu não entendo porque algumas pessoas simplemente abominam a idéia de se chamar um programa externo por um sistema feito em Clipper, na minha opnião se não interferir na qualidade e prover o que se deseja não existe porque não usar, se o próprio Clipper nos dá o recurso, se analisarmos os programas "for windows" veremos que a maioria passa o tempo todo usando executaveis externos, e nem por isso vemos programadores Delphi ou VB com esse digamos "escrúpulo".

Até logo.

Marcelo